A evolução das Semeadoras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiversidade Evolução da Roda. Introdução Para muitos cientistas, a roda é o maior invento de todos os tempos. Acredita-se que seus inventores foram.
Advertisements

Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Milton José Cardoso Eng. Agrôn., D.Sc., Fitotecnia Embrapa Meio-Norte Av. Duque de Caxias, Teresina-Piauí Fone: Fax:
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Biol. Simone Neiva Rodella Diretora da Divisão de Meio Ambiente SAEV Ambiental Poços de Caldas – MG Maio de 2015.
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
M ICROSOFT W ORD 2007 C OMANDOS Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Audiência Pública - CRA Política para Recuperação da Lavoura do Café – Região Sul Silas Brasileiro Presidente Executivo do CNC.
Mercado Saloio da EB de Freiria
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
As aplicações do Genius X. No cenário atual do mundo dos negócios e da vida de um modo geral a tecnologia está substituindo muitas funções que antigamente.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
CONQUISTANDO SUA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO Entrar no mercado de trabalho, para algumas pessoas, é a coisa mais fácil do mundo. Para outras, a pior.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Campanha da Boa Visão Projeto Coorporativo. Histórico Fundada na década de 90, a ótica C&S vêm se consolidando como uma das maiores lojas especializadas.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
A ética não pode ser considerada como fonte de pesadas e enfadonhas obrigações, mas como uma filosofia moral dignificante.
ESTRUTURA FUNDIÁRIA A distribuição das Terras no Brasil Alqueire – m 2 Alqueirão – m 2 Hectare – m 2 Qual é a origem dos problemas.
Origem "A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro,
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
VEICULO DE CARGA URBANO SUSTENTÁVEL LOGÍSTICA REVERSA E GESTÃO DE TRANSPORTES.
ESTUDO DO CRONOTIPO DOS FUNCIONÁRIOS DA UNISUL. Área de conhecimento: Ciências da Saúde Introdução A séculos atrás vem sido estudado a cronobiologia, porém.
PRODUTIVIDADE A CURVA DE APRENDIZAGEM DA MANUTENÇÃO
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES DESDE O INÍCIO AOS DIAS DE HOJE…
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas Geração de Valores Aleatórios Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Fundamentos da Administração
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
Produzir pisos e revestimentos de qualidade utilizando tecnologia inovadora. Com este posicionamento, nascia em 1979 em Capivari de Baixo, cidade ao sul.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Uso da ferramenta Dude.
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de portas, esquadrias e carpintaria.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
EVOLUÇÃO DE TRATORES agrícolas
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
Introdução a atividade acadêmica
Microfone Converte uma onda sonora contendo informação num sinal elétrico que contém a mesma informação. Altifalante Converte o sinal elétrico numa onda.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Tecnologias Educacionais Em Ciências Agrárias Atividade 1
Transcrição da apresentação:

A evolução das Semeadoras Humberto Davi Zen Matrícula 201130263 04 de Abril de 2016.

Sumário Introdução Evolução das Semeadoras Conclusão Semeadura a lanço Anterior a 1900 1900 – 1920 1920 – 1950 1970 1970 - atual Conclusão

Semeadura a lanço Não abordaremos a parte da semeadura a lanço, apenas a mecanizada, mas vale lembrar da sua importância e evolução.

Introdução Entende-se por semeadora qualquer máquina cuja função é distribuir as sementes no campo da maneira que interessar aos técnicos e agricultores; Ao longo dos anos, o objetivo em si do trabalho não mudou: distribuir as sementes de maneira equidistante e uniformemente com uma profundidade adequada. Entretanto, a tecnologia e seus resultados tem aproximado muito a realidade do idealizado; Por uma questão de “imprecisão” dos dados, trabalharemos com faixas de tempo ao invés de anos específicos, e também a geografia dos eventos tecnológicos será ignorada.

Anterior a 1900 Até o início do século XX, predominava o uso de mão de obra humana e tração animal. O uso de máquinas era ainda rudimentar;

Algumas tecnologias já estavam presentes no campo, a exemplo do saraquá; O emprego da roda no processo mudou os rumos da engenharia de semeadoras; A distribuição de adubação junto à semente era tendência.

1900 - 1920 As novas máquinas com rodagem permitiram que uma mesma força fizesse mais trabalho, e então o uso de tração animal se intensificou;

Foi também nessa época que surgiram os primeiros tratores, que permitiriam o aumento da carga tracionada.

1920 - 1950 A evolução e difusão dos tratores deu liberdade à evolução das semeadoras, que se tornavam maiores e mais pesadas.

1970 Até 1970, o sistema de cultivo era exclusivamente convencional, e as semeadoras seguiram uma evolução natural de tamanho, ganhando mais peso e eficiência;

Também nessa época, surgiu o plantio direto; Ele obrigou as semeadoras a serem mais pesadas e eficientes no processo de abrir o solo, distribuir as sementes e adubo, e fechá-lo.

1970 - Atual Desde então, houve uma reengenharia da linha de semeadura, com a entrada de novos acessórios, como hastes sulcadoras e diferentes formatos de disco;

As máquinas ganharam novas formas de distribuir as sementes além da gravidade e discos antigos, como roscas sem fim e sistemas pneumáticos;

A distribuição de adubo deixou de ser feita por certas máquinas em função do rendimento operacional; Elas também ganharam a capacidade de inocular as sementes na própria linha de semeadura;

A evolução da capacidade de ajuste à microtopografia da lavoura melhorou a uniformidade da profundidade de semeadura;

O sistema convencional não deixou de ser usado, mas se restringe a regiões e culturas que não puderam receber o plantio direto; Ele se beneficiou muito com as tecnologias do plantio direto.

Conclusão A evolução tecnológica das semeadoras trouxe muito avanço para a agricultura; A capacidade de posicionar a semente e fertilizante exatamente onde se deseja, ainda que com algumas dificuldades, elevou muito a eficiência produtiva das lavouras brasileiras; A evolução dos tratores teve papel importantíssimo; As semeadoras seguem atendendo a todas as formas de demandas, independente do tamanho da propriedade.

Obrigado pela Atenção!

Fontes das imagens http://www.juriti.com.br/images/processos/sementes1.jpg http://www.plantiodireto.com.br/img2/casao112_3.jpg http://mlb-s1-p.mlstatic.com/en-decoracao-antiga-20239- MLB20185959035_102014-Y.jpg https://encrypted- tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSxfjSxny- VXfKDsOvRzYUo1BRLHlYVsezXGZopNuaBgjfVf4G- http://mlb-s1-p.mlstatic.com/plantadeira-sementes-matraca- antiga-sementeira-sementadeira-18976- MLB20162571298_092014-F.jpg http://evolucaoagricola.com.br/web/files/products/44.jpg http://1.bp.blogspot.com/- DGXCh8dImnA/VWZ1T7dgIjI/AAAAAAAAAf4/- KPUkFjQ_t8/s640/Moto-semeador.jpg http://mlb-s1-p.mlstatic.com/plantadeira-semeadeira-traco- animal-gro-antiga--18890-MLB20162039841_092014-F.jpg https://s3.amazonaws.com/mfrural-produtos-us/101870- 166341-810863-plantadeira-baldan-3-linhas.jpg http://static5.plantknapik.com/files/2015/08/resizeImageWSF OTOS.php_.jpg http://4.bp.blogspot.com/- brfpYQ4FArY/UjXnjY8Ws7I/AAAAAAAABHM/nql6CyflRhM/s16 00/semeadeira.jpg http://img.olx.com.br/images/71/718611026561785.jpg http://unipartsagro.com.br/wp- content/uploads/2015/04/Uniparts- plantadoras_mec%C3%A2nicas-rebocadas-plantio-direto.jpg http://1.bp.blogspot.com/- LILWz2ZrHkI/UsYhLVmdW9I/AAAAAAAACek/B3IoQZ8ZkgI/s16 00/Semeadeira+de+alfafa+Piracicaba+Vistas+de+SP.jpg http://www.baldan.com.br/imagens/uploads/produto/1/60/4 75/img/20120306122119GGr3RztXxL.jpg http://www.tecmasteragricola.com.br/artigos/img_298.jpg http://www.vimaqmaquinas.com.br/admin/produtos/imagens /1406053261_sem_titulo.jpg http://img.olx.com.br/images/43/4381380647.jpg http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/semeador a_pneumatica_000guph9ckd02wx7ha0g934vgasb86ec.jpg http://www.semeato.com.br/r/w800- h600/product_feature/66_3.jpg http://img.olx.com.br/images/22/2280946134.jpg http://2.bp.blogspot.com/_ENHv1rrGPYU/TMyl9ufWcgI/AAAA AAAACZM/9jDlpq0Fel0/s1600/Acau%C3%A3DSC21.JPG http://www.plantiodireto.com.br/img2/casao112_5.jpg