José Cláudio Junqueira Ribeiro José Cláudio Junqueira Ribeiro Assessor Especial SEMAD As oportunidades do mercado de carbono do Sudeste e na região da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
Advertisements

O mercado dos créditos de carbono
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Neutralização do Carbono
Energia Renovável Biomassa.
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Fluxos e fontes de energia
Natureza e Tecnologia.
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Realidade da sociedade em geral... Neoliberalismo Concentração Econômica Sociedade de Consumo Desenvolvimento Insustentável.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
Cana de açúcar como ativo estratégico da agenda de mitigação de GEEs brasileira “O papel do setor sucroenergético na redução das emissões de gases e sua.
Luciana Antunes Ciências da Natureza Construções Humanas  Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios,
Mercado de Carbono Mariana Carvalho Barbosa. Introdução O crescimento de Longo Prazo nos padrões de vida está fortemente relacionado com o crescimento.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Coordenação Geral de Mudanças Globais de.
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis novembro de 2009 Brasília – março de 2010 Secretaria de Biodiversidade.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos Vanêsca Buzelato Prestes Coordenadora Geral.
Créditos de Carbono Objetivo: Definir créditos de carbono e contextualizar seu impacto na gestão ambiental e socialmente responsável da empresa.
S.O.S. TERRA Catedral Diocesana de Caxias do Sul Campanha da Fraternidade 2011.
Brasília - DF MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC Plano Setorial.
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
“Brasil e seu potencial no abastecimento mundial de Proteína Animal” São Paulo - SP – 11/06/2012.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS.   1988: A primeira reunião entre governantes e cientistas sobre as mudanças climáticas foi realizada em Toronto,Canadá.   1990:
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
CMMC (Audiência Pública): A COP 21 e as possibilidades de negociações em torno de um novo acordo climático global COP-20/CMP-10, COP-21/CMP-11 e Política.
1 PANORAMA DO SETOR LÁCTEO BRASILEIRO Rodrigo Sant’Anna Alvim Presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA Brasília, 04 de abril de 2013.
6 de Maio de 2013 Ciclo de Debates: “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Senado Federal Brasília Mauricio T. Tolmasquim Presidente BALANÇO DE OFERTA E.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
Ciências Naturais – 8.º ano
CHUVA ÁCIDA.
Proteção internacional do meio ambiente. Conferências da ONU  I Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia).
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas
ABR- Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Plano ABC Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à Consolidação de.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal
“Tributação e subsídios para uma economia de baixo carbono ” Contexto para consideração do Tema CMMC Brasília, 28 de Maio de 2014 Adriano Santhiago de.
Países assinam acordo do clima de Paris nesta sexta, na sede da ONU Após assinarem, países ainda precisam fazer aprovações internas. Pacto prevê esforço.
Baseado no site da Educopedia. VOCÊ SABIA QUE A ATMOSFERA TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM OS PROCESSOS VITAIS DOS SERES VIVOS COMO A RESPIRAÇÃO E A FOTOSSÍNTESE.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE.
MIGRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO V Conferência Brasileiros no Mundo Salvador/BA, 19 de Maio de 2015.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
Música Pr :10.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
Commodities ambientais. Evolução do Conceito (Projeto CTA) Protocolo de Kyoto (1997) Projetos MDL Créditos de Carbono Passivo Ambiental.
A Equação do Novo Acordo Climático Global. Nossa conversa O tamanho do problema O que precisa ser feito O que esta se desenhando no novo acordo O nível.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
POPULAÇÃO 2,5 Bilhões em ,2 Bilhões em 2002 (U.S. Census Bureau, 2004a) 74 Milhões de pessoas são adicionados aos números acima por ano 74 Milhões.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
# Invernos extremamente frios e bastante longos # Inexistência de Verão # Amplitudes térmicas anuais elevadíssimas # só existe, na prática, uma estação:
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

José Cláudio Junqueira Ribeiro José Cláudio Junqueira Ribeiro Assessor Especial SEMAD As oportunidades do mercado de carbono do Sudeste e na região da Mata Atlântica Conferência Regional de Ciência e Tecnologia

Aquecimento Global Revolução Industrial; Revolução Industrial; Grande consumo de combustíveis fósseis; Grande consumo de combustíveis fósseis; Aumento nas emissões de CO 2 e outros gases estufa; Aumento nas emissões de CO 2 e outros gases estufa; Aquecimento Global; Aquecimento Global; Segundo o Programa Antártico Brasileiro houve um aumento de 31% na concentração de CO 2 na atmosfera entre 1750 e Segundo o Programa Antártico Brasileiro houve um aumento de 31% na concentração de CO 2 na atmosfera entre 1750 e 2000.

Aquecimento Global Hoje existem aproximadamente 750 bilhões de toneladas de CO 2 na atmosfera (natural + antropogênico); Hoje existem aproximadamente 750 bilhões de toneladas de CO 2 na atmosfera (natural + antropogênico); 6 bilhões de toneladas de CO 2 são produzidas por ano pela queima de combustíveis fósseis; 6 bilhões de toneladas de CO 2 são produzidas por ano pela queima de combustíveis fósseis; 1 bilhão de toneladas de CO 2 são emitidas pelas queimadas e desmatamento de florestas; 1 bilhão de toneladas de CO 2 são emitidas pelas queimadas e desmatamento de florestas; Destes 7 bilhões emitidos por ano, 4 bilhões são absorvidas pela fotossíntese das plantas e pelo mar; Destes 7 bilhões emitidos por ano, 4 bilhões são absorvidas pela fotossíntese das plantas e pelo mar; 3 bilhões permanecem na atmosfera aumentando assim a concentração de CO 2 na atmosfera. 3 bilhões permanecem na atmosfera aumentando assim a concentração de CO 2 na atmosfera.

Eco países mais a União Européia assinaram a Convenção do Clima. Os signatários sugeriram que as emissões não ultrapassassem o nível de 1990, até o ano Eco países mais a União Européia assinaram a Convenção do Clima. Os signatários sugeriram que as emissões não ultrapassassem o nível de 1990, até o ano Protocolo de Kyoto – 1997 (redução global de 5,2%, em relação ao que era emitido em 1990, a ser atingida no período de 2008 a 2012, por 55 países que representem 55% das emissões de CO 2.) Protocolo de Kyoto – 1997 (redução global de 5,2%, em relação ao que era emitido em 1990, a ser atingida no período de 2008 a 2012, por 55 países que representem 55% das emissões de CO 2.) Ratificação do Protocolo de kyoto devido a entrada da Rússia. Ratificação do Protocolo de kyoto devido a entrada da Rússia. Em Julho de 2005 é assinado acordo entre EUA, Austrália, China, Japão, Índia e Correia do Sul para a busca de tecnologias limpas. Em Julho de 2005 é assinado acordo entre EUA, Austrália, China, Japão, Índia e Correia do Sul para a busca de tecnologias limpas.

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL Objetivo: Permitir aos paises do Anexo I que alcancem as metas de redução da emissão dos gases estufas com a compra de créditos de carbono de paises em desenvolvimento através da implementação de projetos. Objetivo: Permitir aos paises do Anexo I que alcancem as metas de redução da emissão dos gases estufas com a compra de créditos de carbono de paises em desenvolvimento através da implementação de projetos. Segundo o BIRD o mercado atual de créditos de carbono é estimado em US$ 3 bilhões, com a estimativa de US$ 10 bilhões para os paises em desenvolvimento nos próximos 8 anos. Segundo o BIRD o mercado atual de créditos de carbono é estimado em US$ 3 bilhões, com a estimativa de US$ 10 bilhões para os paises em desenvolvimento nos próximos 8 anos.

MDL – Iniciativas Silvicultura - Mannesmann e Plantar Silvicultura - Mannesmann e Plantar Aterros sanitários – Nova Iguaçu/RJ – Salvador/BA – São Paulo/SP Aterros sanitários – Nova Iguaçu/RJ – Salvador/BA – São Paulo/SP Suinocultura – Bom Despacho Suinocultura – Bom Despacho

PONTOS DE DEBATE - MDL Popularização dos procedimentos para o MDL Popularização dos procedimentos para o MDL Reflorestamento Reflorestamento Aterro Sanitário Aterro Sanitário Suinocultura Suinocultura Outros Outros Não valorização dos estoques florestais Não valorização dos estoques florestais Reflorestamento com produção de carvão vegetal Reflorestamento com produção de carvão vegetal Outras alternativas ao Protocolo de Kyoto Outras alternativas ao Protocolo de Kyoto

OBRIGADO