As Relações Públicas no Contexto das Mídias Digitais: Estratégias de WebRP Empreendidas pela Eny Calçados Autores: Jones Machado, Eugenia Mariano da Rocha.

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Transcrição da apresentação:

As Relações Públicas no Contexto das Mídias Digitais: Estratégias de WebRP Empreendidas pela Eny Calçados Autores: Jones Machado, Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Fabrise de Oliveira Müller. Palavras-chave: Ambiência da Internet; Estratégias de Comunicação em Relações Públicas; Interação; Mídias Digitais; WebRP. Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Ciências da Comunicação Curso de Comunicação Social Grupo de Pesquisa em Com. Inst. e Org. CNPQ/UFSM Grupo de Pesquisa em WebRP CNPQ/UFSM Introdução As Relações Públicas em organizações contemporâneas assumem a função estratégica de posicionar a organização na sociedade, deixando evidente o seu negócio, missão, visão e valores. Gerencia a comunicação entre a empresa e os públicos em busca de confiança entre as partes, construindo credibilidade e fortalecendo a dimensão institucional (KUNSCH, 2006). Nesse contexto, a internet desponta como uma ambiência capaz de proporcionar maior visibilidade, diálogo e interação entre as organizações e os seus públicos de interesse por meio de estratégias de Relações Públicas. Novas estruturas de informação, tecnologias de comunicação e formas de interação caracterizam uma sociedade em que a participação ativa no processo de comunicação e o compartilhamento de informações preponderam sobre a transmissão linear. ____________________________________________________________________________________ _________ Estratégias Metodológicas A proposta deste trabalho é empregar a metodologia criada por Stasiak e Barichello (2009) para analisar o corpus selecionado para o estudo: o site institucional da Eny Calçados durante doze anos. As autoras da metodologia desenvolveram-na a fim de identificar as práticas de comunicação que se configuravam como práticas de WebRP - práticas de Relações Públicas na interface da web - presentes em portais durante o advento da internet no Brasil. As categorias de análise tipificam estratégias de comunicação norteadoras das práticas de Relações Públicas a partir da reflexão sobre as funções atribuídas às Relações Públicas: pesquisar, diagnosticar, prognosticar, assessorar, implementar, avaliar e controlar. Nesse sentido, a fim de atender ao objetivo deste estudo, optou-se pela realização de um estudo de caso exploratório-descritivo sobre a potencialização desse espaço de interação e relacionamento em que a Eny Calçados empreende estratégias comunicacionais. _____________________________________________________________________________________ ________ Objetivos Este trabalho tem como objetivo discutir as práticas estratégicas de Relações Públicas em mídias digitais (WebRP) nas organizações contemporâneas, considerando a ambiência da internet como viabilizadora de novos espaços de relacionamento, novas formas de sociabilidade e possibilidades de interação entre organizações e públicos de interesse. Em face desse cenário de reconfiguração das relações de comunicação, este estudo propôs-se a analisar o site institucional da Eny Calçados, empresa gaúcha do varejo calçadista, por meio do mapeamento e tipificação das estratégias de comunicação presentes nos sites da Empresa ao longo de doze anos (final dos anos 1990 a 2010). ________________________________________ ____ Resultados Classificou-se as práticas de WebRP em três fases: a primeira fase caracteriza-se pela transposição de elementos de identidade visual, apresentação da empresa e seu histórico e pela inexistência tanto de notícias quanto de qualquer forma de contato. A segunda fase da WebRP caracteriza-se pela presença de notícias, projetos institucionais, a ferramenta “fale conosco”, cadastro para o envio de newsletter, o contador de acessos e linguagem que confere proximidade com o interagente. Já a terceira fase das práticas de WebRP configura-se por apresentar conteúdos mais direcionados ao público de interesse da organização, enquete, uso de recursos multimídia, expansão dos serviços e links de redirecionamento para redes sociais. Ao final da análise pôde-se perceber que a empresa nas duas primeiras fases, apenas esteve visível, apresentando uma interação reativa conforme estudos de Primo (2007). Na terceira fase nota-se um avanço em busca de maior interação e relacionamento mútuo com seus públicos. _________________________________________ __ Conclusões O ambiente digital na contemporaneidade apresenta-se como mais um lugar de disputa de estratégias e sentidos entre as organizações e os públicos de interesse. Tais disputas são viabilizadas graças a espaços criados por ambos interagentes, organizações e públicos, que buscam apresentar e negociar seus interesses dialogicamente. Em face da configuração da ambiência digital, caracterizada pelo desenvolvimento reticular, convergência de tecnologias, interação e dinamicidade da comunicação organizacional contemporânea, cabe aos profissionais de Relações Públicas potencializarem tais espaços com o empreendimento de ações estratégicas aliadas ao plano global de comunicação corporativa, adaptando as estratégias comunicacionais para mídias digitais.