Mobilização social, educação e capacitação Francisco Luiz Biazini Filho - Rede Resíduo; Alessandra Hernandes – Rede de Tecnologias Limpas da Bahia – TECLIM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
Advertisements

Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
Papel Reciclado no Banco Real C.Cesar Righetti
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA 2015
O Estado e o BNDES no apoio à
Reciclagem de plástico
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Transferência de Tecnologia: Green Technologies – Ati-Gel.
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Ecologística: a logística da ecologia
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO SOCIO-AMBIENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Guarulhos – Dezembro de 2011
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
10 Ms Ferramenta para o Intra-empreendedor analisar sua organização
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
VICTOR MENDES Secretário SEMA BALANÇO. (1ª) ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL Definição de linhas de ação programática Objetivo:
Logística reversa Grupo 14 J
TENDÊNCIAS NA SIDERURGIA E PERFIL PROFISSIONAL
A VISÃO DO MERCADO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Gestão Sustentável do Uso da Energia
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
TEMA - 1 Princípios da PNRS
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
1 Equipe Ana Pegorini Carlos Soares Éberli Riella Iran Vieira Luiz Canabarro Cunha Luiz Rogério Muzel dos Santos Maria Natalia Shiavon Paulo Rocha Roque.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
Economia Ecológica e a Natureza dos Recursos Naturais Joshua Farley, PhD Universidade de Vermont Desenvolvimento de Comunidade e Economia Aplicada Instituto.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Escola: Coopen Aluno: Leandro Filho Série: 5°ano - Vespertino
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
A Natureza dos Recursos Naturais
Ministério Público do Trabalho
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ciências Naturais – 8.º ano
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
Desenvolvimento sustentável
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
A Evolução da Reciclagem no Brasil
1º Censo da Reciclagem de PET no Brasil 2004/2005 Outubro, 2005.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
Parte III Gestão Ambiental.
Níveis de organização dos seres vivos
Quem Somos A Incubadora do UNILASALLE, é atualmente financiada pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, que constitui-se.
Prof. Dr. Fernando Joaquim Ferreira Maia Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais (DECISO/UFRPE) Coordenador do Núcleo Multidisciplinar de.
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Ministério do Meio Ambiente
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Mobilização social, educação e capacitação Francisco Luiz Biazini Filho - Rede Resíduo; Alessandra Hernandes – Rede de Tecnologias Limpas da Bahia – TECLIM e Gerenciamento de Resíduos – UNISINOS; Alexandro Cardoso – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis; Ana Carla Almeida – Ministério do Meio Ambiente. Coordenação: Maria Vitória Ferrari (UnB)

Apresentação do vídeo: A importância do trabalho em equipe Apresentação do vídeo: A visão da Insignificância do homem em relação ao Universo

TEMAS Comunicação dos Planos de Resíduos Sólidos no compartilhamento da responsabilidade com a sociedade; Integração dos Catadores de materiais recicláveis ao novo sistema de gestão de resíduos dos municípios; Capacitação de mão de obra para o mercado de reciclagem; Educação para o consumo sustentável.

Existe relação entre esses temas?

Qual é a importância desses temas?

InsumoProcessoProduto

Ecossistema Sistema econômico Reciclagem/reutilizaçãoRejeitosConsumoProduçãoRecursos naturais Componentes bióticos e abióticos Capital natural Lógica circular Capacidade suporte limitada Capacidade de regeneração limitada Crescentes Lógica linear Efeitos colaterais COMPARAÇÃO ENTRE ECOSSISTEMA NATURAL E SISTEMA ECONÔMICO

TEMAS Comunicação dos Planos de Resíduos Sólidos no compartilhamento da responsabilidade com a sociedade; Integração dos Catadores de materiais recicláveis ao novo sistema de gestão de resíduos dos municípios; Capacitação de mão de obra para o mercado de reciclagem; Educação para o consumo sustentável.