Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: 52.000 estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Advertisements

FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
PROGRAMA NUCLEAR 3 a CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2015/2016.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
PRONATEC SETEC/MEC Brasília, 26 de novembro de 2014.
Brasília, 22 de junho de 2015 Audiência Pública: Marco legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
Formação em Engenharia e Tecnologia INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Mhacker Software Inteligência Corporativa Mhacker Consultoria e Auditoria de Sistemas Ltda.
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Departmento de Química Licenciatura em Química Aplicada Para quem gosta de Ciência e Investigação.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (ASPLAN)
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
PLANO PLURIANUAL 1 (PPA ) Relator: Deputado Federal ZECA DIRCEU (PT/PR)
NOSSOS CURSOS Instalador Elétrico Instalador de Pisos e Azulejos Instalador Hidráulico Pintor de Paredes.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
Disciplina: Geoquímica Módulo: Conceitos básicos da geoquímica
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME 37N – FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia Eletrônica Thiago Ferreira Pontes Instrumentação Eletrônica.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME 37N – FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
27/02/12Warlley L. Antunes Aula 1. 27/02/12Warlley L. Antunes O que é Engenharia Química? A engenharia química criativamente combina as três principais.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA | Workshop Unidade EMBRAPII INT Financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação Instituto Nacional.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Instituto Nacional Politécnico de Lorraine

O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L; 88 menção de mestrado; 17 diplomas de engenharia diplomados em engenharia/ao ano; 98 diplomas em saúde; 115 especialidades de doutorados; 101 laboratórios rotulados organizados em 9 setores de pesquisa; 8 escolas de doutorado; Implantação de m². Consolidação orçamentária de 510 milhões de euros.

A Região de Lorraine

Nancy: um conjunto de três Universidades Ciências, Medicina, Farmácia estudantes Ciências Sociais, Línguas, Administração e Direito estudantes. Engenharia, Ciência e Tecnologia estudantes

Instituto Nacional Politécnico de Lorraine

ALGUNS NÚMEROS FORMAÇÃO PESQUISA 4000 Alunos de engenharia e estudantes do terceiro ciclo diplomas/ ao ano [mestrado + engenharia e arquitetura] h estagiadas 1300 estagiários formam por ano Instrutores - pesquisadores Pessoal administrativos e técnicos Laboratórios Consolidação pressuposta de

Instituto Nacional Politécnico de Lorraine O INPL é um Instituto de Tecnologia. 7 escolas de engenharia. 5 dentre elas são centenárias.

A Formação de Engenheiro (Mestrado) Estudantes; Escolas; Professores/pesquisadores; Orçamento global de

Linhas de Pesquisa e Excelencia Agronomia e Industrias Alimentares Biotecnologia; Alimentos; Meio Ambiente; Abrange toda a cadeia alimentar; Geologia, Engenharia Civil, Geoquímica Mineralogia; Impacto Ambiental; Engenharia Civil Informática Imagens, modelagem, simulação; Comunicação; Redes neurais; Programação Gestão Recursos humanos; Segurança; Gestão da inovação

Engenharia Química: Reatores químicos Eletroquímica Controle de processo Reologia,polimerização Engenharia Mecânica: Mecânica dos fluidos incompreensíveis, mistura Sistemas bifásicos Mecânica dos fluidos não- newtonianos Poroso Arquitetura Engenharia Elétrica: Modelagem e controle de conversores Sinais e imagens biomédicas. Automação Engenharia de Materiais: Solidificação, fusão Síntese, processamento a propriedades nanofásicas Quasicristais Materiais poliméricos, cerâmicos e compósitos Tratamento de superfície

CURSOS DE ENGENHARIA  Engenharia civil de minas,  Engenharia de técnicas industriais,  Engenharia química,  Engenharia geológicas,  Engenharia agronômica,  Engenharia de industrias alimentares,  Engenharia de eletricidade e mecânica,  Engenharia de sistemas industriais,  Engenharia de materiais;

Research at INPL Pesquisa no INPL

Estruturação da pesquisa no INPL Cinco Pólos Científicos Geociências Engenharia civil Agro-alimento Bioengenharia Materiais Metalurgia Informática Automação Eletrônica Matemática Mecânica Energia Processos Química Inovação

ORIGEM DOS NOSSOS ESTUDANTES INTERNACIONAIS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL