ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1
Decreto 6571/ - 7611/11 Considera-se Atendimento Educacional Especializado, o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular. 2
O Atendimento Educacional Especializado é realizado no período inverso ao da classe comum frequentada pelo aluno. 3
ORGANIZAÇÃO ●Dezesseis polos em funcionamento ● Quatorze professores com habilitação em educação especial ● Atendendo 220 alunos matriculados na rede 4
DEMANDA: Alunos com Deficiência: são aqueles que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial(auditiva/visual). 5
Transtorno Global do Desenvolvimento: são aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação e estereotipias motoras. 6
ORGANIZAÇÃO ●Gerencia de educação especial ●Assessoria do Aee ●Fonoaudióloga ●Pedagoga ●Psicólogo ORGANIZAÇÃO 7
ASSESSORIA DO AEE ▪Realiza procedimentos educacionais ▪ Orientação aos professores ▪ As famílias ▪ Encaminhamentos ▪ Formações ▪Oficinas 8
ASSESSORIA DO AEE - PSICÓLOGO ▪ Orientação aos professores quanto a aspectos relacionados ao comportamento e ao desenvolvimento psicológico. ▪ Orientação às famílias quanto ao manejo apropriado e a respeito dos encaminhamentos necessários para os alunos. ▪ Encaminhamentos, quando necessário, para psicoterapia e/ou avaliações psicológicas mais aprofundadas, consultas psiquiátricas entre outros serviços disponíveis na comunidade. 9
ASSESSORIA DO AEE - PSICÓLOGO ▪ Formações aos professores e demais profissionais da educação a respeito de conhecimentos teóricos e práticos da psicologia pertinentes ao trabalho com os alunos com deficiência ou transtorno do espectro do autismo. ▪Oficinas de orientação diretamente com os alunos atendidos e/ou com seus pais a respeito de temas como: projeto de vida, mercado de trabalho, drogas, sexualidade, entre outros. 10
ASSESSORIA DO AEE - FONOAUDIÓLOGA * Quanto a atuação voltada à equipe e aos professores: ações de âmbito formativo e/ou de assessoria por meio de palestras e orientações com o objetivo de transmitir os conhecimentos específicos da Fonoaudiologia de maneira a promover a troca de informações, para que estes possam agregar novos conhecimentos e estratégias a sua prática pedagógica; 11
ASSESSORIA DO AEE - FONOAUDIÓLOGA ▪ Quanto a atuação voltada aos alunos: triagem, observação, encaminhamentos para exames audiológicos e terapia fonoaudiológica (quando necessário) acompanhamento do aluno na sala de AEE, quando solicitado pela professora com posterior devolutiva para a mesma e para os pais; formação de grupos para interação e estimulação (oficinas) de linguagem oral, escrita e de habilidades auditivas; 12
ASSESSORIA DO AEE - FONOAUDIÓLOGA ▪ Quanto à atuação com as famílias: realizadas orientações quanto ao desenvolvimento de linguagem oral e/ou escrita e as dificuldades apresentada pela criança, esclarecimento quanto a encaminhamentos, palestras e reuniões com o objetivo de abordar temas relacionados a Fonoaudiologia. 13
ASSESSORIA DO AEE - PEDAGOGA ▪ Orientação aos professores quanto ao: ( plano de ação,sugestões, estudo de caso semestral, reuniões mensais). ▪ As famílias e escola (funcionamento do AEE, abertura de polos, orientações plano de acessibilidade) 14
ASSESSORIA DO AEE - PEDAGOGA ▪ Encaminhamentos (transferências, terminalidade do ensino fundamental. ▪ Formação (legislação,flexibilização curricular,sondagem. ▪Oficinas ( com professores; em materiais e jogos pedagógicos) 15