PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE BRASILEIRO.  Expansão numérica Obrigatoriedade de oito anos obrigatórios.  Reforma universitária de 1968. Aceleração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

CARREIRA DOCENTE Reestruturação tem prazo de discussão até novembro.
DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS Robledo Lima Gil
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO fernando rossetti 12 de dezembro de 2002
O que está em jogo ... É a disputa por recursos, pois existe o sistema de COOPERAÇÃO financeira; Aumenta a defasagem entre o sistema educacional e o sistema.
Curso: Docência do Ensino Superior
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Luiz Henrique Schuch Vice –presidente do ANDES-SN
Prefeitura municipal de Imperatriz
Pedagogia Universitária
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Elaboração: Profª Elena Mª Billig Mello
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Ensino Fundamental – Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais: algumas reflexões Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Ditadura Militar
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Hellen Caroline Silva da Silveira Iniciação Científica Voluntária Prof.ª Elisabeth.
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
No Brasil e no Mundo Pedagogia /IFRS – Informática na Educação 2012.
O papel da EAD no Ensino Superior
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
A ORGANIZAÇÃO DOS CICLOS E A PROGRESSÃO CONTINUADA
As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação A remuneração, a carreira e as condições de trabalho envolvem o debate sobre.
Ciência, tecnologia e sociedade
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
PROFESSORES DO BRASIL: IMPASSES E DESAFIOS.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
O professor Universitário em tempos adversos – imagens da docência.
LIBRAS I Professor de LIBRAS Anderson Luchese. Combinados - Horários Período a tarde 13h30 até 17h30 Período a noite 18hs até 21h30.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Programa Pedagógico da Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina 1.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – EAD DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PROFESSORA: SÔNIA RODRIGUES ALUNAS: ELAINE.
Plano de curso História da Educação Brasileira
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
TEMA: DERECHO A LA EDUCACIÓN Y MODELOS PÚBLICOS ALTERNATIVOS EN LATINOAMERICA: ¿QUÉ NOS MUESTRAN LOS MODELOS ALTERNATIVOS A LA EDUCACIÓN NEOLIBERAL? Experiencias.
Expansão da Oferta Profissionalizante 19.Jun.07 Evolução da Oferta de Educação e Formação Novas Oportunidades – Aprender Compensa.
Transcrição da apresentação:

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE BRASILEIRO

 Expansão numérica Obrigatoriedade de oito anos obrigatórios.  Reforma universitária de Aceleração da formação docente  Diminuição salarial Luta sindical Regime militar (1964 – 1985).

Expansão numérica  CAPÍTULO II Do Ensino de 1º Grau  Art. 18. O ensino de 1º grau terá a duração de oito anos letivos e compreenderá, anualmente, pelo menos 720 horas de atividades. * aumento quantitativo do ensino.

Reforma universitária de  Aceleração da formação docente: O sistema educacional brasileiro, ao longo período da ditadura militar, caracterizou-se pela repressão, a privatização do ensino, a institucionalização do ensino profissionalizante, o tecnicismo pedagógico, e a desmobilização do magistério através de abundante e confusa legislação.

Diminuição salarial  Luta sindical. Em 1950 os professores desfrutavam de um certo status social, e com o regime militar com novas políticas, diminuição dos salários levaram os professores a luta politica sindical dos demais trabalhadores.

Média salarial

Valor da hora/aula do professor

Evolução Salarial

Referências Bibliográficas  GARCIA, Maria Manuela Alves; ANADON, Simone Barreto; Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado. In: Reforma Educacional, Intensificação e Auto-intensificação do trabalho docente  ARQUIVO 68. Sonhos e histórias de gente que viveu as aventuras dos anos 60. Disponível em: Acesso em: 08 nov  ATAÍDES, Marcos Augusto Marques. Sintego: lutas, vitórias e derrotas na década neoliberal. O Neoliberalismo e a Educação no Brasil. UCG: Goiânia, p. 68.