Psicopatologia Geral LINGUAGEM 

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA.
Advertisements

O QUE É FONOAUDIOLOGIA ? "A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
Programa de Educação Continuada do
NEUROFISIOLOGIA DA LINGUAGEM
Pensamento e linguagem
A linguagem e suas alterações
PSICOPATOLOGIA E EXAME PSÍQUICO
Competência – Comunicação Escrita
EXAME DO ESTADO MENTAL - FUNÇÕES DO EGO
Surdez A Educação dos Surdos.
O LOBO TEMPORAL.
É o processo pelo qual toma-se conhecimento do mundo externo.
Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
LINGUAGEM, DISCURSO E TEXTO
LINGUAGEM E PENSAMENTO
LINGUAGEM E LÍNGUA “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
AFASIA Elda A Botelho.
Acadêmicos: Alan Veríssimo Luiz Cosme Filho Paula Angélica Bezerra
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Paralisia Cerebral.
PSICOMOTRICIDADE.
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
RECONHECIMENTO DE PADRÕES
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Alterações da sensopercepção
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO
Prof.ª Gláucia Lobo Sócio e Psicolinguística
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
Linguagem Natureza e Aquisição.
Avaliação neuropsicológica
Profa. Lédice Oliveira Psicopatologia Geral
NEUROPSICOLOGIA.
Sensopercepção Grupo: Fanny Silveira e Silva
PSICOPATOLOGIA DA MEMÓRIA Maria Cristina Amendoeira
ALTERAÇÕES DA SENSOPERCEPÇÃO
MEMÓRIA.
TRANSTORNOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Lobos,lesões e suas funções
Professora: Janine Fernandes
Exame das funções mentais
PSICOPATOLOGIA BÁSICA
Alterações da sensopercepção
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
EXAME DAS FUNÇÕES MENTAIS (C)
ALTERAÇÕES DA SENSOPERCEPÇÃO
Psicopatologia.
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
Faculdade de Medicina 5º período Disciplina de Saúde Mental Prof.: Daniel Bosi A linguagem e suas alterações.
A sensopercepção e suas alterações
Psicopatologia da Sensopercepção
NEUROPSICOLOGIA DA LINGUAGEM
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
LINGUAGEM Curso de Aperfeiçoamento – Psicobiologia 2012.
Educação Especial: Custódia Cunha Sistema Linguístico Componentes do sistema linguístico Pragmática Fonologia Morfo-sintaxe Uso Conteúdo Forma Semântica.
Linguagem e inteligência
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
LINGUAGEM Elie Cheniaux.
Transcrição da apresentação:

Psicopatologia Geral LINGUAGEM  Definição: Sistema arbitrário de signos – palavras- que funciona como intermediário entre o pensamento e o mundo externo. O estudo do pensamento se refere às idéias e o estudo da linguagem tem como objeto as palavras.  

Psicopatologia Geral Principais funções: Características: LINGUAGEM  Principais funções: Comunicação social, organização das experiências sensoriais,expressão de vivências externas, descrição, transmissão de conhecimentos,etc. Características: O que caracteriza a fala é ser um processo criativo a partir de um número restrito de palavras podemos construir um número indefinido de sentenças e de significados.

Psicopatologia Geral Aspectos: LINGUAGEM  Aspectos: Cognitivo – A capacidade de abstração se desenvolve na criança a partir da formação de conceitos (linguagem) Afetivo – prosódia (diz respeito a entonação,às inflexões)

Psicopatologia Geral Excluem as alterações do aparelho fonador LINGUAGEM  Alterações psicopatológicas Excluem as alterações do aparelho fonador Alterações Quantitativas Alterações Qualitativas

Psicopatologia Geral Alterações Quantitativas LINGUAGEM  Alterações Quantitativas Afasias e Disfasias : são distúrbios adquiridos da capacidade linguística(perda) (dificuldade) Afasia motora ou expressiva ou de Broca (Região póstero-inferior do lobo frontal esquerdo) É uma apraxia verbal:Compreensão da linguagem está preservada,assim como a capacidade de nomeação.A capacidade de repetição, no entanto está comprometida.O paciente tem dificuldade em emitir o discurso,usa frases curtas ou fragmentos de palavras,tem perda gramatical e aprosódia.

Psicopatologia Geral Alterações Quantitativas LINGUAGEM  Alterações Quantitativas Afasia sensorial ou de Wernicke (região postero-superior do lobo temporal esquerdo) Corresponde a uma agnosia verbal: há perda da capacidade de compreender a linguagem sem comprometimento da audição.O paciente não compreende a própria fala,há alterações de sintaxe e na pronuncia das palavras.A capacidade de repetição e a nomeação estão comprometidas

Psicopatologia Geral Alterações Quantitativas Afasia global LINGUAGEM  Alterações Quantitativas Afasia global A expressão,compreensão e repetição estão comprometidas.Corresponde a lesão nas áreas de Broca e Wernicke. Afasia de condução Há lesão do fascículo arqueado (conecção da área de Wernicke com a de Broca).A compreensão e a fluência estão preservadas.A repetição e a nomeação estão comprometidas

Psicopatologia Geral Alterações Quantitativas LINGUAGEM  Alterações Quantitativas Agrafia: Incapacidade para escrever Alexia: incapacidade para ler Aprosódia/Hipoprosódia/Hiperprosódia Mutismo Logorréia Oligolalia Hiperfonia/hipofonia Taquilalia/Bradilalia Latência de Resposta

Psicopatologia Geral Alterações Qualitativas Ecolalia: LINGUAGEM  Alterações Qualitativas Ecolalia: Repetição pelo paciente da(s) última(s) palavras escutadas no ambiente. Palilalia: Repetição involuntária da(s) última(s) palavra(s) que o próprio paciente falou. Logoclonia: Repetição da(s) última(s) sílaba(s) do que foi dito pelo próprio paciente.

Psicopatologia Geral Alterações Qualitativas LINGUAGEM  Alterações Qualitativas Estereotipia verbal ou verbigeração:Repetição monótona da mesma frase sem sentido. Mussitação: fala sussurrada,para si próprio. Parafasias: deformação ou trocas de palavras.Ex: faca por vaca Neologismos Solilóquio Para-respostas Glossolalia Coprolalia Pedolalia

Psicopatologia Geral Os circuitos neuronais da fala: LINGUAGEM  Os circuitos neuronais da fala:  Recepção dos sinais sonoros e codificação da fala na área auditiva primária Reconhecimento das palavras na área de Wernicke Formação do pensamento e escolha das palavras na área de Wernicke. Transmissão da informação da área de Wernicke para a área de Broca Preparação da para a fala na área de Broca Transmissão de sinais para o córtex motor, que ativa os músculos da fala.

Psicopatologia Geral O Exame da linguagem É realizado ao longo da avaliação psiquiátrica e através de testes como o Mini-mental State examination: Compreensão: testada através de ordens simples Nomeação: apresentando-se objetos a serem nomeados pelo paciente Repetição:solicitar repetição de frase “sem quês,nem mas, nem porquês” Expressão: escrita de frase gramaticalmente correta (com sujeito,verbo e objeto)

Psicopatologia Geral SENSOPERCEPÇÃO Alterações Quantitativas Agnosia Sensação, percepção , apreensão Alterações Quantitativas . Agnosia Hiperestesia Hipoestesia Anestesia Micropsia, macropsia e dismegalopsia

Psicopatologia Geral SENSOPERCEPÇÃO Alterações Quantitativas Agnosia:distúrbio do reconhecimento dos estímulos na ausência de deficiências sensoriais Ex: O paciente descreve a forma e a cor de um objeto mas não o identifica como tal.

Psicopatologia Geral SENSOPERCEPÇÃO Alterações Quantitativas Hiperestesia:Aumento global da intensidade da percepção Exemplos: Mania, intoxicação por anfetamina, maconha, alucinógenos, algumas crises epilépticas, quadros dissociativos e hipertireoidismo. Pode também ser o aumento da sensibilidade a estímulos normais que se tornam desagradáveis. Exemplos: ressaca, enxaqueca, depressão, autismo.

Psicopatologia Geral Alterações Quantitativas SENSOPERCEPÇÃO Hipoestesia:diminuição global da intensidade perceptiva Exemplo: depressão, esquizofrenia, delirium. Anestesia : Abolição da sensibilidade Exemplos: os mesmos de hipoestesia, coma, quadros conversivos. Micropsia, macropsia e dismegalopsia

Psicopatologia Geral Alterações Qualitativas SENSOPERCEPÇÃO Alucinação . Alucinação Ilusão Alucinose

Psicopatologia Geral SENSOPERCEPÇÃO Alterações Qualitativas Alucinação : “É uma percepção sem objeto” Alucinação verdadeira : características frescor sensorial, etc Pseudo-alucinação Alucinações nas diversas modalidades sensoriais : Auditivas, visuais, olfativas, gustativas,cutâneas, cinestésicas, cenestésicas,sinestésicas

Psicopatologia Geral SENSOPERCEPÇÃO Alterações Qualitativas Ilusão: É a percepção distorcida de um objeto presente Alucinose ( excessão: alucinose de Wernicke)