Incoterms Internacional Commerce Terms

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Transcrição da apresentação:

Incoterms Internacional Commerce Terms Termos de Comércio Internacional. Comércio Exterior e Negociação Internacional

INTRODUÇÃO A expressão “Incoterms” é a abreviatura de Internacional Commerce Terms ou, em português, Termos de Comércio Internacional. Os Incoterms são utilizados para determinar as condições de compra e venda de mercadorias. Os Incoterms são formados por três letras seguidas da designação do local onde são aplicados (entre parênteses). Os Incoterms podem ser agrupados em quatro grandes grupos: Grupo E de Ex (partida – mudança de propriedade no ponto de partida das mercadorias); Grupo F de Free (transporte principal pago pelo comprador); Grupo C de Cost ou Carriage (transporte principal pago pelo vendedor); e Grupo D de Delivery (mudança de propriedade no local de chegada. Comércio Exterior e Negociação Internacional

Incoterms 2000 Termos Internacionais de Compra e Venda: Vendedor - Comprador Quem é o responsável pelo transporte interno da mercadoria até o porto ou aeroporto? Quem deve pagar os custos de armazenagem nos portos ou aeroportos? Quem deve processar os tramites burocráticos – desembaraço? Quem deve pagar o transporte internacional da mercadorias? Após o embarque da mercadoria, quem é o responsável no caso desta mercadoria ser avariada, furtada, ou mesmo um acidente?

Divisão em grupos Grupo E (Partida) EXW Ex Works Grupo F (Transporte principal não pago) FCA FAS FOB Free Carrier - Free Alongside Ship Free on Bord Grupo C (Transporte principal pago) CFR CIF CPT CIP Cost and Freight Cost, Insurance and Freight Carriage Paid to Carriage and Insurance Paid to Grupo D (Chegada) DAT (Delivered at Terminal) e DAP (Delivered at Place) DAF DES DEQ DDU DDP Delivered at Frontier Delivered Ex ship Delivered Ex Quay Delivered Duty Unpaid Delivered Duty Paid

Apresentação dos treze termos

Se aplica a qualquer modal de transporte Dependências comprador EXW – Ex Works Se aplica a qualquer modal de transporte EXW Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues nas dependências do vendedor (origem), sem o carregamento, e não desembaraçadas para a exportação. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

EXW – Ex Works A mercadoria é colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, ou em outro local nomeado (fábrica, armazém, etc.), não desembaraçada para exportação e não carregada em qualquer veículo coletor; Este termo representa obrigação mínima para o vendedor; O comprador arca com todos os custos e riscos envolvidos em retirar a mercadoria do estabelecimento do vendedor; Este termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte.

Se aplica a qualquer modal de transporte Dependências comprador FCA –Free Carrier Se aplica a qualquer modal de transporte FCA Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues ao transportador designado pelo comprador, no local por este indicado, desembaraçados para a exportação e carregados, se o local for o domicílio do vendedor. Caso a entrega ocorrer em qualquer outro local, o vendedor não é o responsável pela descarga. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

FCA –Free Carrier O vendedor completa suas obrigações quando entrega a mercadoria, desembaraçada para a exportação, aos cuidados do transportador internacional indicado pelo comprador, no local determinado; A partir daquele momento, cessam todas as responsabilidades do vendedor, ficando o comprador responsável por todas as despesas e por quaisquer perdas ou danos que a mercadoria possa vir a sofrer; Este termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte.

FAS – Free Alongside Ship Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas FAS Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues quando o vendedor coloca ao lado (ao longo do costado) do navio, no porto de embarque designado, desembaraçados para a exportação. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

FAS – Free Alongside Ship O vendedor encerra suas obrigações no momento em que a mercadoria é colocada ao lado do navio transportador, no cais ou em embarcações utilizadas para carregamento, no porto de embarque designado; A partir daquele momento, o comprador assume todos os riscos e custos com carregamento, pagamento de frete e seguro e demais despesas; O vendedor é responsável pelo desembaraço da mercadoria para exportação; Este termo pode ser utilizado somente para transporte aquaviário (marítimo fluvial ou lacustre).

FOB – Free On Bord Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas FOB Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues pelo vendedor no exato momento em que a carga cruza a amurada do navio, no porto de embarque designado, desembaraçados para exportação. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

FOB – Free On Bord O vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria transpõe a amurada do navio (ship's rail) no porto de embarque indicado e, a partir daquele momento, o comprador assume todas as responsabilidades quanto a perdas e danos; A entrega se consuma a bordo do navio designado pelo comprador, quando todas as despesas passam a correr por conta do comprador; O vendedor é o responsável pelo desembaraço da mercadoria para exportação; Este termo pode ser utilizado exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

CFR– Cost and Freight CFR R C Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas CFR Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues pelo vendedor no exato momento em que a carga cruza a amurada do navio, no porto de embarque, desembaraçados para exportação, com o transporte principal pago até o porto de destino designado. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

CFR– Cost and Freight O vendedor é o responsável pelo pagamento dos custos necessários para colocar a mercadoria a bordo do navio; O vendedor é responsável pelo pagamento do frete até o porto de destino designado; O vendedor é responsável pelo desembaraço da exportação; Os riscos de perda ou dano da mercadoria, bem como quaisquer outros custos adicionais são transferidos do vendedor para o comprador no momento em há que a mercadoria cruze a murada do navio; Caso queira se resguardar, o comprador deve contratar e pagar o seguro da mercadoria; Cláusula utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

CIF– Cost, Insurance and Freight Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas CIF Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues pelo vendedor no exato momento em que a carga cruza a amurada do navio, no porto de embarque, desembaraçados para exportação, com o transporte principal e o seguro pagos até o porto de destino designado. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

CIF– Cost, Insurance and Freight A responsabilidade sobre a mercadoria é transferida do vendedor para o comprador no momento da transposição da amurada do navio no porto de embarque; O vendedor é o responsável pelo pagamento dos custos e do frete necessários para levar a mercadoria até o porto de destino indicado; O comprador deverá receber a mercadoria no porto de destino e daí para a frente se responsabilizar por todas as despesas; O vendedor é responsável pelo desembaraço das mercadorias para exportação; O vendedor deverá contratar e pagar o prêmio de seguro do transporte principal; Os riscos a partir da entrega (transposição da amurada do navio) são do comprador; Cláusula utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

Se aplica a qualquer modal de transporte Dependências comprador CPT – Carriage Paid to... Se aplica a qualquer modal de transporte CPT Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues ao transportador designado pelo comprador, no local por este indicado, desembaraçados para exportação, com o transporte principal pago até o local de destino designado. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

CPT – Carriage Paid to... • O vendedor contrata e paga o frete para levar as mercadorias ao local de destino designado; • A partir do momento em que as mercadorias são entregues à custódia do transportador, os riscos por perdas e danos se transferem do vendedor para o comprador, assim como possíveis custos adicionais que possam incorrer; • O vendedor é o responsável pelo desembaraço das mercadorias para exportação; • Cláusula utilizada em qualquer modalidade de transporte.

CIP – Carriage and Insurance Paid to... Se aplica a qualquer modal de transporte CIP Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues ao transportador designado pelo comprador, no local por este indicado, desembaraçados para exportação, com o transporte principal pago até o local de destino designado. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

CIP – Carriage and Insurance Paid to... Nesta modalidade, as responsabilidades do vendedor são as mesmas descritas no CPT, acrescidas da contratação e pagamento do seguro até o destino; A partir do momento em que as mercadorias são entregues à custódia do transportador, os riscos por perdas e danos se transferem do vendedor para o comprador, assim como possíveis custos adicionais que possam incorrer; O seguro pago pelo vendedor tem cobertura mínima, de modo que compete ao comprador avaliar a necessidade de efetuar seguro complementar; Cláusula utilizada em qualquer modalidade de transporte.

DAF – Delivered At Frontier Se aplica a qualquer modal de transporte DAF Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Alfândega destino R C Os bens são entregues pelo vendedor no ponto e local designados, na fronteira, desembaraçados para a exportação, sem descarregá-los do seu veículo transportador. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

DAF – Delivered At Frontier O vendedor deve entregar a mercadoria no ponto combinado na fronteira, porém antes da divisa aduaneira do país limítrofe, arcando com todos os custos e riscos até esse ponto; A entrega é feita a bordo do veículo transportador, sem descarregar; O vendedor é responsável pelo desembaraço da exportação, mas não pelo desembaraço da importação; Após a entrega da mercadoria, são transferidos do vendedor para o comprador os custos e riscos de perdas ou danos causados às mercadorias; Cláusula usualmente utilizada para o transporte terrestre.

DES – Delivered Ex Ship DES R C Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas DES Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues pelo vendedor a bordo do navio atracado, no porto de destino designado, sem descarregá-los e sem desembaraço na importação. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

DES – Delivered Ex Ship O vendedor deve colocar a mercadoria à disposição do comprador, à bordo do navio, não desembaraçada para a importação, no porto de destino designado; O vendedor arca com todos os custos e riscos até o porto de destino, antes da descarga; Este termo somente deve ser utilizado para transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

DEQ – Delivered Ex Quay DEQ R C Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas DEQ Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues pelo vendedor descarregado no cais do porto de destino designado, porém sem desembaraço na importação. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

DEQ – Delivered Ex Quay A responsabilidade do vendedor consiste em colocar a mercadoria à disposição do comprador, não desembaraçada para importação, no cais do porto de destino designado; O vendedor arca com os custos e riscos inerentes ao transporte até o porto de destino e com a descarga da mercadoria no cais; A partir daí a responsabilidade é do comprador, inclusive no que diz respeito ao desembaraço aduaneiro de importação; Este termo deve ser utilizado apenas para transporte aquaviário (marítimo, fluvial ou lacustre).

DDU – Delivered Duty Unpaid Se aplica a qualquer modal de transporte DDU Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues pelo vendedor no local de destino designado, não desembaraçados para importação, sem pagamentos dos direitos e sem descarregá-los do veículo transportador. Esse local poderá estar em zona secundária, ou no próprio domicílio do comprador. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

DDU – Delivered Duty Unpaid O vendedor deve colocar a mercadoria à disposição do comprador, no ponto de destino designado, sem estar desembaraçada para importação e sem descarregamento do veículo transportador; O vendedor assume todas as despesas e riscos envolvidos até a entrega da mercadoria no local de destino designado, exceto quanto ao desembaraço de importação; Cabe ao comprador o pagamento de direitos, impostos e outros encargos oficiais por motivo da importação; Este termo pode ser utilizado para qualquer modalidade de transporte.

DDP – Delivered Duty Paid Se aplica a qualquer modal de transporte DDP Dependências comprador Vendedor Alfândega origem Terminal de carga Terminal de carga Alfândega destino R C Os bens são entregues pelo vendedor no local de destino designado, desembaraçados para importação, com todos os direitos pagos, porém sem descarregá-los do veículo transportador. Esse local poderá ser o domicílio do comprador ou outro local designado. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

DDP – Delivered Duty Paid O vendedor entrega a mercadoria ao comprador, desembaraçada para importação no local de destino designado; É o INCOTERM que estabelece o maior grau de compromisso para o vendedor, na medida em que o mesmo assume todos os riscos e custos relativos ao transporte e entrega da mercadoria no local de destino designado; Não deve ser utilizado quando o vendedor não está apto a obter, direta ou indiretamente, os documentos necessários à importação da mercadoria;

Conclusão Os termos internacionais de comércio se tratam efetivamente de condições de venda, pois definem os direitos e obrigações mínimas do vendedor e do comprador quanto a fretes, seguros, movimentação em terminais, liberações em alfândegas e obtenção de documentos de um contrato internacional de venda de mercadorias. Qualquer interpretação errônea sobre direitos e obrigações do comprador e vendedor pode causar grandes prejuízos comerciais para uma ou ambas as partes. É importante o estudo cuidadoso sobre o termo mais conveniente para cada operação comercial, de modo a evitar incompatibilidade com cláusulas pretendidas pelos negociantes. Um bom domínio dos INCOTERMS é indispensável para que o negociador possa incluir todos os seus gastos nas transações em Comércio Exterior.