Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
Industrialização e Novas Relações de Trabalho
sociedade capitalista.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Revolução Industrial Slide já disponível em
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
1.1 Introdução Capa da Obra Capítulo I A Contabilidade Social A Contabilidade Social congrega instrumentos de mensuração capazes de aferir o movimento.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Somos todos seres sociais convivência com outras pessoas Homem dependência das outras pessoas Desenvolveu a capacidade de se Homem comunicar e interagir.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Em Resumo  AS CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 4ª Fase.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
Atividades industriais nos eua. Prof: Carlindomar.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
A teoria do valor-trabalho é uma teoria económica associada maioritariamente a Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx. Segundo essa teoria, o valor económico.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
ERGONOMIA É o estudo da adaptação das
Na Segunda Metade do Século XIX
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Atividade racional que transforma o meio natural
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Milton Santos Por uma outra globalização. Professor da USP
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Projeto: Vanguardas Europeias
Prof.: Eliandra Feitosa
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
O que é Produção? A Produção no dia-a-dia: - Estudos; - Tomar banho; - Alimentar-se; - Trabalhar; - Etc.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
Trabalho de História.  Definição  O truste é uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.  Empresas ou grupos se reúnem com o.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
Transcrição da apresentação:

Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013

Luta de classes – em termos sociais, “o motor da história humana ’’ é a luta de classes,que só terminaria com a construção da sociedade comunista com perfeita. Nela desapareceriam a exploração de classes a as injustiças sociais.

Marxismo Os pensadores alemães Karl Marx ( ) e Friedrich Engels ( 1820 – 1895) desenvolveram posteriormente a corrente socialista conhecida como Marxismo. Do Marxismo, destacamos alguns conceitos que influenciaram muitos estudos das sociedades nos séculos XIX e XX.

Evolução dos transportes e da comunicação A Revolução Industrial contribuiu diretamante para o progresso dos meios de transportes e de comunicação, sem os quais seria impossivel vender produtos industrializados no mercado. A Revolução Industrial contribuiu diretamante para o progresso dos meios de transportes e de comunicação, sem os quais seria impossivel vender produtos industrializados no mercado.

Dialética - a natureza e a sociedade passam por um processo permanente de transformações.Esse processo é dialético, isto é, move-se pela luta de forças contrárias ( o positivo e o negativo,a vida e a morte, o explorado e o explorador, o amor e o ódio etc.) Modo de produção – toda sociedade possui uma base material (estrutura) representada base forças de produção econômica (os instrumentos e as experiências das pessoas no manejo desses intrumentos) e pelas relações sociais de produção (de denominação, de solidariedade etc.)

Socialismo Entre as teorias que criticavam a exploração dos trabalhadores e as injustiças da sociedade industrial destacou-se o socialismo,que reunia correntes político-ideológicas que se opunham,de modo geral,ao liberalismo burguês e ao capitalismo.

Liberalismo econômico Entre as teorias que justificavam a sociedade industrial capitalista,destacou-se a corrente do liberalismo econômico,cujos principais representantes foram economistas britânicos Adam Smith ( ) Thomas Malthus ( ) e David Ricardo ( ).

Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros bicombustíveis pelo carvão. A revolução teve início no Reino Unido e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos. A Revolução Industrial é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo. Em particular, a renda média e a população começaram a experimentar um crescimento sustentado sem precedentes históricos. Nas palavras de Robert E. Lucas Jr., ganhador do Prêmio Nobel: "Pela primeira vez na história os padrões de vida das massas de pessoas comuns começaram a se submeter a um crescimento sustentado... Nada remotamente parecido com este comportamento econômico é mencionado por economistas clássicos, até mesmo como uma possibilidade teórica."

Produção artesanal Realizada de forma manual, com auxilio de ferramentas e em pequena escala. O produtor (artesão) trabalhava em sua casa ou oficina e controlava as diversas fases da produção.

Produção manufatureira Em alguns países, como Inglaterra e frança, a transformação de matérias-primas em mercadorias também se organizou em manufaturas grandes oficinas onde vários artesãos executavam as tarefas manuais usando ferramentas, sobre o controle do dono da manufatura.

Produção mecanizada Iniciada quando os avanços técnicos, aliados ao aperfeiçoamento dos métodos produtivos, propiciaram a criação das maquinas industriais e a produção em serie, dando origem a maquinofatura.

Representação do processo da fabricação de papel Que envolvia varias etapas manuais

Equipe Débora 11 João Batista26 Lauana37 Raylane41 Julia Kessia29 Thelma45 Ednara13 Rodrigo21 João Sander27