Logística Internacional

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Transcrição da apresentação:

Logística Internacional Professor Carlos Eduardo

Comércio exterior Para a existência da logística internacional, precisa-se primeiro existirem transações comerciais entre diferentes países. O comércio exterior é fator chave, com a logística servindo de apoio.

A logística internacional Os modais mais utilizados em logistica internacional são o aéreo e com maior porcentagem o aquaviário fluvial e com maior frequência o marítimo.

Movimentação dos Portos Brasileiros MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS POR LONGO CURSO A navegação de longo curso é a responsável pelo comércio exterior e movimentou, em 1999, 296.585 mil toneladas. As exportações, com 217.810 mil toneladas, responderam por 73% e as importações, com 78.775 mil toneladas, pelos restantes 27% do movimento total.

Movimentação dos Portos Brasileiros As exportações de granéis sólidos atingiram 175.115 mil toneladas, as de granéis líquidos 9.682 mil e as de carga geral 33.013 mil toneladas, responderam, respectivamente, por 80%, 5% e 15% das exportações brasileiras. As importações de granéis sólidos foram de 34.833 mil toneladas, as de granéis líquidos de 33.529 mil e as de carga geral de 10.413 mil toneladas e responderam, respectivamente, por 44%, 43% e 13% das importações do país. Assim, ficou clara a vocação do comércio exterior brasileiro para as exportações de granéis sólidos, que responderam por 80% das cargas, em toneladas.

Movimentação dos Portos Brasileiros A movimentação de cargas pela navegação de longo curso realizada no cais público 99.516 mil toneladas, respondeu por 33% do total das cargas movimentadas pelo comércio exterior. Consequentemente, a movimentação fora do cais, aquela realizada nos terminais de uso privativo, exclusivo e misto, de 197.069 mil toneladas, respondeu, em 1999, por 67% desse movimento, de 296.585 mil toneladas.

Movimentação dos Portos Brasileiros Assim esses resultados mostram que a maior movimentação de cargas nos portos brasileiros ocorreu em terminais de uso privativo pertencentes às empresas privadas e às estatais, como é o caso dos terminais da Vale do Rio Doce que foi privatizada em maio de 1997, e da Petrobras, dentre outros.

Movimentação dos Portos Brasileiros Os cinco maiores portos em termos de movimentação são: Tubarão Itaqui/Ponta da Madeira (Maranhão) São Sebastião (São Paulo) Santos (São Paulo) Sepetiba (Rio de Janeiro) Os cinco portos movimentam cerca de 52% do total movimentado no país.

Granéis Sólidos Sólidos Minerais Os principais portos são: Tubarão, Praia Mole, Ponta do Ubu e Vitória Itaqui/Ponta da Madeira Sepetiba Movimentam cerca de 73% do total de granéis sólidos Cia. Vale do Rio Doce, Alumar, Samarco, Usiminar, CST, CSN

Granéis Sólidos Sólidos Alimentares: São movimentados basicamente pelos portos da região Sul Paranaguá/Antonina (Paraná) São Francisco do Sul (Santa Catarina) Rio Grande, Porto Alegra, Pelotas (Rio Grande do Sul) Santos (São Paulo) Os portos da região sul são predominantemente exportadores, com a soja respondendo por cerca de 90% de sua movimentação.

O INCOTERMS Incoterms ou international commercial terms são termos de vendas internacionais, publicados pela Câmara Internacional de Comércio. São utilizados para dividir os custos e a responsabilidade no transporte entre a figura do comprador e do vendedor. São similares a Convenção das Nações Unidas sobre Contratos Internacionais e Convenção das Nações Unidas para a Venda Internacional de Mercadorias. A primeira versão foi introduzida em 1936 e a última atualização em 2000. São no total 13 termos divididos em 4 grupos que se distinguem por aumentar gradativamente a responsabilidade de uma das partes em detrimento da outra. Índice [esconder] 1 GRUPO E – Entrega no estabelecimento do vendedor/exportador 2 GRUPO F – Transporte principal não pago pelo exportador 3 GRUPO C – Transporte principal pago pelo exportador 4 GRUPO D – Entrega no local de destino

INCOTERMS

Porto seco Porto seco é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea. Além de seu papel na carga de transbordo, portos secos podem também incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias, manutenção de transportadores rodoviários ou ferroviários de carga e de serviços de desalfandegamento. O maior porto seco da América Latina e terceiro maior do mundo está localizado em Uruguaiana, Brasil.[1]

ADUANA Alfândega (do árabe al-fundaq, "hospedaria", "estalagem") ou aduana (do árabe ad-dīwān, "registro", "escritório") é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes. Não se deve confundir alfândega ou aduana, responsável pelo controle do tráfego de mercadorias, com a polícia de fronteira, responsável pelo controle do tráfego de pessoas.

Cabotagem O QUE É CABOTAGEM ? O transporte de cabotagem é entendido como transporte nacional realizado entre dois portos da costa de um mesmo país ou entre um porto costeiro e um fluvial. Caso a navegação ocorra entre dois portos fluviais, então não é considerada cabotagem e sim navegação interior.

CABOTAGEM A Cabotagem atualmente está sendo utilizada no território nacional e em alguns portos da argentina e Uruguai, fazendo parte do cenário logístico internacional. É um modal seguro e barato dependendo do tipo de carga, por exemplo granéis sólidos é o tipo ideal.

Cabotagem Atualmente a frota de navios disponível para a cabotagem são de 16. Portos brasileiros atualmente atendidos pela Cabotagem: Manaus Belém Itaqui Fortaleza / Pecém Recife / Suape Salvador Vitória Rio de Janeiro / Sepetiba Santos Paranaguá São Francisco do Sul Rio Grande

PRINCIPAIS SEGMENTOS OPERANDO NA CABOTAGEM Eletroeletrônico Eletrodomésticos Informática Material para construção Metalúrgico Termoplásticos Químico Alimentação Bebidas

PRINCIPAIS VANTAGENS NA OPERAÇÃO DE CABOTAGEM Menor custo unitário Menor índice de avarias Menor índice de sinistros Redução do desgaste das malhas rodoviárias Redução de acidentes nas estradas Menor consumo de combustível Menor índice de poluição, Modal ecologicamente correto

PRINCIPAIS DESVANTAGENS NA OPERAÇÃO DE CABOTAGEM Baixa frequência Tempo total de viagem superior Concentração de volumes em embarque único Aumento dos níveis de estoque

CABOTAGEM O MODAL ECOLOGICAMENTE CORRETO NAVIO X CAMINHÃO Exemplo no trecho Belem – São Paulo - Belém São necessárias 900 mil árvores por ano para neutralizar todo este carbono navio economiza 49,5 L em cada tonelada transportada, sendo a capacidade de transporte de 24,000 tons por semana, podemos concluir: 49,5 L X 24,000 T X 52 semanas X 2 trechos = 123.552.000

O Transporte terrestre no comércio exterior Ainda que uma pequena parte, mas mesmo assim o transporte terrestre, seja no modal rodoviário e no dutoviário, estão presentes na logística internacional, seja pelo transporte de cargas por caminhões e carretas para os países do mercosul e dutoviário como por exemplo o gás natural entre Brasil e a Bolívia.

O modal aéreo Também muito presente na importação e exportação, mas porém com limitações de carga nos aviões, e ainda sendo o transporte mais rápido, porém mais caro.