Sentido da Educação Inclusiva Profa. Dra. Rosângela Machado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FoPEI-AT
Advertisements

INCLUSÃO ESCOLAR Marta estela Borgmann UNIJUI –
ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
Atendimento Educacional Especializado
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
um desafio contemporâneo
Educacional Especializado Deficiência Visual
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
 .
POLÍTICAS E AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Linguagem, alfabetização e letramento
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Política Nacional de Educação Especial na
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO POLEGAR
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
Caracterização da Instituição
POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO BRASIL
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
BOM DIA.
Curso de Especialização AEE Eliana Pereira de Menezes
Salas de Recursos Multifuncionais Espaço e organização do atendimento educacional especializado Coleção Educação Especial na Escola Comum.
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Conferência Municipal de Educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Atendimento Educacional Especializado – AEE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
PARA QUEM ACREDITA E SE IMPORTA.
Cantos e Encantos da Inclusão
Campina Grande Outubro 2015
Políticas Públicas de promoção à educação Inclusiva
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Atendimento Educacional Especializado: aspectos teóricos e práticos
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Inclusão O que é Inclusão? É somente colocar uma criança com deficiência na escola?
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE/SC: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E TENDÊNCIAS (Educação/Educação Especial) Graziela Duessmann,
Secretaria de Estado e Educação DEEIN - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL Equipe Área Visual: Maira Zuchi Ferreira Miria de Souza.
CORES EM LIBRAS Projeto Escola Acessível Caminho para o Bilinguismo.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Sentido da Educação Inclusiva Profa. Dra. Rosângela Machado

Meta 4 e CONAE Universalizar, para a população de 04 (quatro) a 17 (dezessete) anos, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades o acesso a educação básica.

Sentido da Educação Inclusiva Direito à educação - inalienável Escolarização nas classes comuns do ensino regular. Reorganização das práticas de ensino regular e ensino especial.

Reorganização da Educação Especial  Atendimento Educacional Especializado.  Perspectiva inclusiva – não é substitutiva do ensino regular.  Novo conceito – novos marcos legais – reorganização de suas práticas.

Por que muitos, ainda, não compreenderam o sentido da Educação Inclusiva? Devido às barreiras que se impõem em função de velhos conceitos e práticas que se formaram ao longo dos tempos e, principalmente, do sentido que é atribuído à diferença.

Falamos muito em eliminação de barreiras para pessoas com deficiência, mas precisamos eliminar as barreiras conceituais.

O sentido da exclusão  Pensamento categorial que assume uma série de normas ou modelos dominantes com base nos quais os grupos e os indivíduos são caracterizados como diferentes.

O sentido da exclusão  Velhos conceitos sobre a deficiência reduzem o “outro” a uma imagem estereotipada e inflexível e está na base dos preconceitos e exclusões individuais e sociais.

O sentido da exclusão  A identidade é uma invenção daqueles que supõem ter nas mãos o poder de definir pessoas e grupos.  Trata-se de sistemas de representação que produzem identidades fixas, e por eles a diferença é afirmada para, então, ser negada.

O sentido da inclusão  O ser humano é sempre um devir.  Há um sentido não essencialista e não conservador, em que a identidade e a diferença são desestabilizadas e subvertidas, híbridas, móveis e se contrapõem ao processo que tenta fixá-las.

O sentido da inclusão O múltiplo é sempre um processo, uma operação, uma ação. A multiplicidade é ativa, é um fluxo, é produtiva. A multiplicidade estende e multiplica, prolifera, dissemina. A multiplicidade é um movimento. A multiplicidade estimula a diferença que se recusa a se confundir com o idêntico. (Silva, 2000, p )

 Sentido da inclusão vem da multiplicidade, da ideia de múltiplo, ela não é marcada por um único atributo de um grupo ou de uma pessoa, mas uma oposição aos valores e discursos dominantes e resiste à visão que divide o mundo em categorias isoladas.

 A inclusão escolar é um movimento revolucionário, tanto para a escola especial quanto para as escolas regulares.

 Cada aluno com deficiência sempre contém algo além de nossa compreensão, por isso, é impossível de ser colocado em frases, em definições, em categorias.

 A deficiência tem relação com a condição biológica do aluno, mas esta não é a predominante.  Não há como conceber a vida sem a interferência do social, tampouco conceber a condição social sem as influências do biológico.  Na interação entre o social e o biológico, nada é estável, nada é pronto e acabado.

Língua Portuguesa para alunos com surdez Comunicação aumentativa e alternativa - CAA O professor de AEE, na sala de recursos multifuncionais Atendimento individual e em grupos

O AEE nas salas de recursos multifuncionais Treinamento de recurso óptico Informática acessível Comunicação aumentativa e alternativa - CAA Sistema Braille na máquina de escrever.

Professora de AEE faz acompanhamento em sala de aula e ensina o uso de recursos a professores e demais alunos Aluno com deficiência física fazendo uso do vocalizador em sala de aula comum.

Professora de AEE faz acompanhamento em sala de aula e ensina o uso de recursos a professores e demais alunos Aluno com cegueira fazendo uso da máquina de escrever- Braille