1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Algumas provocações para se pensar
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Educação Permanente em Saúde :
O campo da Psicologia no CRAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Alexandre de Araújo Pereira
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e.
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
Objetivos Específicos Estratégias de Ação
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Controle Social, Saúde Mental e Cidadania: Estudo dos relatos de usuários e familiares participantes de um curso de controle social Bolsista: Aline da.
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR DA ATIVIDADE LABORAL.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
Bom Jardim Saúde comunitária: caminho possível do desenvolvimento comunitário no grande Bom Jardim Equipe: Delnise, Diêgo, Luana, Alana, Jéssica, Karina,
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Revisita ao PPP.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis AGOSTO / 2008 REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL DE FLORIANÓPOLIS, BASEADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Transcrição da apresentação:

1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay Oliveira Mendonça Karla Saraiva da Silva Orientadora: Profª Dra. Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará (UFC) Pró-Reitoria de Extensão Departamento de Psicologia Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM)

2 Justificativa Este trabalho visa explanar o desenvolvimento do projeto de extensão Saúde Comunitária: caminho possível do desenvolvimento comunitário do Grande Bom Jardim. Este projeto desenvolve-se desde agosto/2007 na comunidade do Grande Bom Jardim, caracterizada por ter um enorme contingente humano que em sua maioria é constituído por setores sociais excluídos.

3 Objetivo Geral Facilitar o diálogo entre o poder público, movimentos sociais e equipamentos sociais, na construção de uma co-gestão das políticas públicas, através de estratégias em saúde comunitária.

4 Objetivos específicos Facilitar a construção do sujeito comunitário, através do aprofundamento da consciência crítico-afetiva dos moradores com relação ao modo de vida na comunidade; Fortalecer a identidade dos sujeitos comunitários possibilitando o desenvolvimento da comunidade a partir destes; Possibilitar a articulação da rede comunitária, através da identificação das necessidades e potencialidades, evidenciadas no lugar, contribuindo para o estabelecimento/fortalecimento de pontes ativas; Contribuir com a práxis da Psicologia Comunitária na prevenção e promoção de saúde, na área do Grande Bom Jardim; Favorecer espaços de articulação entre os equipamentos de saúde da comunidade visando o fortalecimento de uma rede de saúde, através da participação de profissionais e usuários do sistema público.

5 Características Participantes: moradores e moradoras do Bom Jardim, profissionais do CAPS, integrantes do Movimento, 8 (extensionistas) e uma professora Periodicidade: visitas semanais Parceiros: Coordenadoria de Saúde Mental de Fortaleza (SER V), CAPS, Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim

6 Metodologia e Instrumentos Realização de investigações (pesquisa documental e de campo, mapeamento psicossocial, observação- ação-participante) e grupos de estudo; Encontros entre os diversos “atores” da comunidade e planejamento participativo das atividades; Círculos de Cultura (Freire, 1980) e de Encontro (Góis, 1994), dinâmicas de integração grupal, rodas de conversa e vivências (Toro); Registro e divulgação das atividades como forma de incentivar a produção acadêmica; Socialização do conhecimento e da informação por meio da edição de livros, artigos, jornais e banners.

7 Frentes de Atuação Equipe Pontes – busca facilitar grupos na comunidade e o processo de criação do Conselho do CAPS. Equipe Teia – Busca potencializar a participação comunitária nos grupos existentes. Equipe Tutu- pensa a manutenção financeira da parceria. Cada frente é composta por integrantes do NUCOM, Movimento e CAPs.

8 Atividades Articulações entre o poder público e a comunidade para a promoção do desenvolvimento individual e comunitário; Integração de uma rede de saúde mental permitindo a parceria e a interconexão entre os equipamentos já disponíveis no bairro a fim de potencializar e expandir suas atuações; Co-facilitação de uma Assembléia, entre os membros parceiros, para a realização do planejamento estratégico. Realização de reuniões mensais com os membros parceiros para avaliação e planejamento de atividades conjuntas;

9 Atividades Co-facilitação, com os membros parceiros, de grupos na comunidade do Grande Bom Jardim; Aproximação e co-facilitação de grupos internos do CAPS para a promoção da participação comunitária; Participação nas reuniões do CAPS do Bom Jardim com o objetivo de facilitar a implementação do Conselho do CAPS; Participação e co-facilitação nas Assembléias mensais do CAPS, com os membros parceiros, para promoção de uma maior atuação dos usuários e dos familiares na dinâmica do CAPS.

10 Alguns resultados Maior articulação entre os parceiros, formação de equipes de trabalhos para discussão da saúde comunitária, Ampliação da participação dos usuários na gestão do CAPS Desenvolvimento de ações focadas na realidade da comunidade.

11 Site: Fone: