Análise de Dissertação: Fatores de risco associados à infecção pelo Schistosoma mansoni Dissertação de Wesley Rodrigues Pereira, orientado pelo Dr. Rodrigo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Metodologia de Pesquisa
Estudo de prevalência de base populacional das infecções
TCC: Monografia e/ou Artigo
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística.
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
SURTO DE DOENÇA TRANSMITIDA POR ALIMENTO EM AMBIENTE HOSPITALAR
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Metodologia Científica
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
HISTÓRICO A esquistossomose é uma doença conhecida desde a antiguidade. O exame de múmias do antigo Egito revelou lesões produzidas pela doença. Em 1852,
“Aplicação da Análise Multivariada para um grande volume de dados”
Mario E. Piscoya Díaz Helder dos Santos Augusto CEDEPLAR - UFMG
Quantitativo-Qualitativo:
TÍTULO DO TRABALHO Autores: Orientador:.
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Perfil do público da Banda Denorex 80.
Metodologia de Pesquisa
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO O QUE SABEM OS DOENTES?
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Epidemiologia Analítica
GRUPO: Fabíola Vieira, Aline Damasceno e Alex Santos
Faculdade Sagrada Família
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Artigo: Prevalência e fatores de risco independentes à tricomoníase em mulheres assistidas na atenção básica. Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Conseqüências da Anemia Ferropriva no infanto na faixa etária abaixo dos 5 anos Aluna: Marcelle Alves Lima Silva Orientador: MSc Valdemir Miranda.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Cap.:1 A ciência é metodológica
Conhecimento Científico
O PERÍODO REPRODUTIVO DE MULHERES IDOSAS EM FUNÇÃO DO TIPO DE TRABALHO REALIZADO- VIÇOSA-MG Adelson Luiz A. Tinoco 1 ; Anna Paula R. dos Santos 2 ; Eliana.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI.
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
FACULDADE SINERGIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NOME COMPLETO TÍTULO Orientador(a) Acadêmico(a)
O REAL CONCEITO DE NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: CONCEITOS, VIVÊNCIA E COMPORTAMENTO. SOUZA, Marcos de; MACHADO, Diogo; GIL,
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
Atividade Física Porque existir?.  INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO  TAREFA TAREFA  PROCESSO PROCESSO  RECURSOS RECURSOS  AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO  CONCLUSÃO CONCLUSÃO.
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Metodologia de Pesquisa e TCC Aula 2
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Geoprocessamento de Indicadores Entomológicos na Identificação de Áreas, Imóveis e Recipientes chaves no Controle do Aedes aegypti. Autor: Marcos Thadeu.
1 Dia Mundial de Luta contra a Sida 1 de Dezembro de 2004 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO VIH/SIDA EM CABO VERDE Dra Maria de Lourdes Monteiro.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
Trabalho Final de Metodologia da Pesquisa Científica Análise da Tese de Doutorado Sensoriamento Remoto da Dinâmica da Circulação da Água do Sistema Planície.
SER301 – ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS Fernando Leonardi RA: Matheus Vieira RA: Uso das.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE Análise de Tese: “ Caracterização ecofisiológica de.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse.
ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DO DESFLORESTAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Juliana Paiva Nunes Kury Metodologia de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Análise de Dissertação: Fatores de risco associados à infecção pelo Schistosoma mansoni Dissertação de Wesley Rodrigues Pereira, orientado pelo Dr. Rodrigo Corrêa Oliveira e pela Dra. Andréa Gazzinelli Metodologia de Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluna: Flávia de Toledo Martins

Definição do problema A expansão da esquistossomose no Brasil, descrita em vários trabalhos, constitui um grave problema de saúde pública. A definição dos fatores de risco, associados a infecção e transmissão da doença, é fundamental para o seu controle.

A maioria dos estudos tratam de cada fator de risco de maneira isolada. Auxiliar a compreensão da relação entre os fatores de risco com a doença em um único contexto. A infecção e a transmissão estão associadas ao contato com água e a fatores socioeconômicos e demográficos, imunológicos e genéticos dos indivíduos. Premissa implícita Proposta implícita Hipótese implícita

Objetivo Virgem das Graças, Distrito de Ponto dos Volantes, localizada no Vale do Jequitinhonha -MG Avaliar a associação entre fatores demográficos, socioeconômicos, de contato com água e componentes da resposta imune na prevalência e intensidade de infecção pelo Schistosoma mansoni.

Metodologia Análise bi-variada Regressão múltipla Prevalência da doença - proporção de indivíduos infectados por S. mansoni Variáveis dependentes Intensidade de infecção - número de ovos de S. mansoni por grama de fezes Coleta dos dados - Campo - Exame parasitológico de fezes - Coleta de sangue – Níveis de IgE - Determinação do contato com água - Questionário socioeconômico, demográfico e de contato com água Variáveis demográficas: - Local de moradia - Sexo - Idade Variáveis sociais: - Escolaridade do chefe de família - Ocupação do chefe da família - Econômicas Variáveis independentes

Relação entre a prevalência e a intensidade de infecção por faixa etária com: Imunoglobulina E Contato com a Água Alguns resultados

Confirmação da hipótese “Nenhuma medida isolada é capaz de garantir o controle da doença, é necessário uma abordagem multidisciplinar e intersetorial”.

Pontos Negativos 1. Introdução longa e cansativa com revisão bibliográfica na introdução; 2. Hipótese implícita no texto; 3. Estruturação da dissertação; 4. Visualização dos resultados... Alguns gráficos não são auto-explicativos; 5. Conclusão depois das considerações finais

Pontos positivos 1. Dissertação bem fundamentada; 2. Problema relevante; 3. Obtenção dos dados e métodos bem explicados; 4. Apresentou recomendações para garantir o controle da doença.