REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
 HOMEOPATIA: Fundamentos Aplicações Orientações sobre formação
Advertisements

Núcleos de Apoio à Saúde da Família
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAUDE
“Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: construção e fortalecimento da prática profissional no apoio matricial às equipes de SF Prof. Ed.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Política Nacional de Humanização
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
ROBERTA RIBEIRO NUNES; JOÃO BOSCO LIMA BARBOSA
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Como funcionam as unidades de saúde da familia
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Alexandre de Araújo Pereira
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Minuta de resolução para CIB
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Apoio Matricial e Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
A Fisioterapia no NASF de Santa Luzia
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
A INSERÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)
INTEGRAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PSF DO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA.
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Juliane Berenguer de Souza Peixoto
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Centro de Referência de Assistência Social
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
Acolhimento e Vínculo:
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Lílian Rodrigues de Oliveira
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
CRIAÇÃO DO NASF.
PAD – Programa de Atenção Domiciliar no SUS/BH.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
Visita Domiciliar Domiciliar no Âmbito da Atenção Básica
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
REABILITAÇÃO sem deficiência, perdas ou limitacões
Transcrição da apresentação:

REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência e a participacão social das pessoas com ou sem deficiência, perdas ou limitações frente a diversidade de condições de vida e necessidades presentes no cotidiano.

Histórico da Rede de Reabilitação - BH Poucos profissionais efetivos na rede e muitos prestadores; Centralização na Atenção Secundária; Enfoque na Fisioterapia; Modelo curativo.

Histórico do NAR - BH Projeto SMSA Reorganização da Rede de Reabilitação.Projeto SMSA Reorganização da Rede de Reabilitação. Qualificar o atendimento e melhorar as condições de saúde da população mediante ações de promoção, prevenção, assistência em reabilitação na Atenção Básica.Qualificar o atendimento e melhorar as condições de saúde da população mediante ações de promoção, prevenção, assistência em reabilitação na Atenção Básica. NAR Barreiro Projeto Piloto.NAR Barreiro Projeto Piloto. NAR Norte NAR Norte

NASF Portaria 154 publicada em 24/01/2008 e republicada em 04/03/2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) BH amplia o NAR para as outras regionais usando a metodologia do projeto piloto.

Reabilitação SUS – B.H. Internação em Reabilitação. Atenção Secundária CREABS Sagrada Família e Padre Eustáquio, CGR, CERSATS Barreiro e Centro-Sul Ambulatório RN de Risco (URS Saudade) Hospital Paulo de Tarso Atenção Básica NASF - Reabilitação Equipes de Saúde da Família Práticas de Saúde PromoçãoPrevençãoAssistênciaReabilitação

NASF-Reabilitação: Bases de Trabalho Os princípios do SUS, As diretrizes da Atenção Básica do município de Belo Horizonte, As diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, O modelo da Funcionalidade, Equipe Matricial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver, em conjunto com as ESF, utilizando equipamentos sociais existentes, ações de promoção e prevenção à saúde Desenvolver ações de reabilitação, priorizando atendimentos coletivos; Realizar ações para prevenção de deficiências em todas as fases do ciclo de vida dos indivíduos;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Realizar ações conjuntas com as ESF: discussões e condutas terapêuticas complementares; Desenvolver projetos e ações intersetoriais para a inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência; Orientar e informar as pessoas e seus cuidadores;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Encaminhar, usuários para concessões de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção Melhorar a rede de informações de fluxos e serviços de referência em reabilitação; Educação permanente em ações de reabilitação na Atenção Básica;

Reuniões PERIÓDICAS com as ESF Discussão de Casos Construção Conjunta de Plano Terapêutico Oficinas e Seminários Grupos Capacitação de usuários Visita Domiciliar Atendimento Individual

ATRIBUIÇÕES DA REABILITAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA PROMOÇÃO PREVENÇÃO HABILITAÇÃO REABILITAÇÃO INFÂNCIAVELHICEADOLESCÊNCIAFASE ADULTA

CATEGORIAS PROFISSIONAIS  PSICOLOGIA;  TERAPIA OCUPACIONAL;  NUTRICIONISTA;  FISIOTERAPIA;  SERVIÇO SOCIAL;  FONOAUDIOLOGIA.

OBRIGADA!!!