Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Advertisements

Estudo de coorte retrospectivo
MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador:
Referências bibliográficas
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS:
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
Impacto da atuação do farmacêutico na atenção à prescrição médica
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA MERCADOLÓGICA Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais SINFARMIG.
BECHTOLD, Tiago Michels*; MÜLLER, Simony Davet**
Como qualquer outra necessidade humana, o sigilo é um meio que nos impele a restringir informações para o bem estar das pessoas, e no ambiente de trabalho,
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
INDICADORES DO ALEITAMENTO MATERNO EM DUAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO DA PALHOÇA, SC. Nutrição e Saúde Materno Infantil ¹Camila Ribeiro Borges, ²André Luiz.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise epidemiológica do cronotipo dos pacientes atendidos em um consultório de fisioterapia de um posto de saúde, Ciências Médicas e da Saúde – Fisioterapia.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Trabalho de Usuários da Informação
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Lídia Andrade Lourinho
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
Autora: Joseane Cordazzo de Lemos Orientadora: Juliane Viecili
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
Perfil da utilização de medicamentos de pacientes estomizados em um município de médio porte mineiro Bianca Augusta Pereira de Paula¹; Juliano Teixeira.
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
PREVENTIVO DO CÂNCER GINECOLÓGICO: CONHECIMENTO E ADESÃO DAS MULHERES À REALIZAÇÃO DO EXAME (PUIC) Área de conhecimento: Ciência da Saúde Curso de Enfermagem.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Título do Trabalho: A importância das monitorias para a formação do acadêmico do Curso de Matemática – Licenciatura, modalidade presencial, da UNISUL.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
INTRODUÇÃO O aumento nas taxas de cesariana é um fenômeno internacional. Um grande número destas operações são realizadas desnecessariamente e esta tendência.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Avaliação de parasitoses intestinais em crianças de uma creche do sul do Brasil, Grande área: ciências da saúde; Área de conhecimento: Medicina. Fabiana.
Título do Trabalho: GRAU DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS PLÁSTICAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Contribuição da criança no estoque domiciliar de medicamentos Ciências da Saúde. Gabriela Colonetti Beckhauser (Bolsista de Iniciação Científica- PUIC)
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre do curso de Medicina – bolsista PUIC 2 - Professor do Curso de Medicina - Orientador Introdução A publicidade de medicamentos interfere de forma concreta nas práticas terapêuticas para o tratamento das diversas enfermidades. Essa intervenção possui uma grande influência na prescrição da terapia medicamentosa propriamente dita e acaba ocasionando uma preocupação quanto à qualidade da informação transmitida aos médicos sobre os medicamentos. Diante disso, a preocupação com a qualidade da informação sobre os esses produtos deve fazer parte tanto do cotidiano desses profissionais de saúde quanto dos consumidores 1. Em busca da maior comercialização possível, destacam-se tanto os controles sobre preços e margem de lucros, quanto a busca do máximo de evidências sobre a eficácia terapêutica e segurança. Entre os múltiplos fatores estudados que exercem influência sobre a prescrição médica, destacam-se os relacionados às fontes de informação de que lançam mão os médicos, especialmente àquelas produzidas e disseminadas pelos produtores 2. Portanto o objetivo desse estudo foi verificar a influência da indústria farmacêutica na prática da prescrição medicamentosa de médicos da cidade de Tubarão - SC. Objetivos Verificar a influência da indústria farmacêutica na prática da prescrição medicamentosa, e a visão dos médicos sobre a atuação da indústria na sua prática diária. Metodologia Foi realizado um estudo transversal descritivo para verificar a influência da indústria farmacêutica na prática da prescrição medicamentosa de 52 médicos da cidade de Tubarão – SC. A pesquisa foi realizada com a população total de médicos com registros regulares no Conselho Regional de Medicina (CRM) do município de Tubararão – SC. Fizeram parte da pesquisa todos os médicos que concordaram em participar, assinaram termo de consentimento livre e esclarecido e que responderam questionário auto-aplicável entregue em seus consultórios médicos. As variáveis verificadas neste estudo foram características demográficas e socioeconômicas, idade, gênero, especialidade médica, tempo de formado, atuação acadêmica, recebimento de brindes e a influência da indústria farmacêutica. Os dados foram digitados em banco de dados por meio do Programa Epi Data 1.5. A análise estatística desses dados foi realizada com o auxílio do Software SPSS Resultados Foram distribuídos 93 questionários e destes 52 (55,9%) aceitaram participar da pesquisa. Dos 52 médicos entrevistados, 37 (71,2%) eram do sexo masculino e 15 (28,8%) do sexo feminino. A idade média foi de 42,68 anos (DP±11,22). Entre os entrevistados, 43 (82,7%) eram professores universitários e nove (17,3%) não exerciam esta atividade. A média do tempo de formado ficou em 16,88 anos (DP ±9,77). Em relação à atuação da indústria farmacêutica na sua prática médica diária, 49 (94,2%) dos médicos referem que são procurados pelos representantes e, destes, 18 (34,60%), são procurados diariamente, 18 (34,60%) são procurados uma vez por semana, 11 (21,20%) são procurados uma vez por mês e três (5,80%) são procurados ocasionalmente. Os médicos que relatam não ser procurados pelos representantes da indústria farmacêutica, somam três (5,8%), o que pode ver observado no figura 1. Figura 1 − Frequência de visita dos representantes aos entrevistados. Quando questionados em relação à confiança das informações repassadas pelos representantes, 37 (71,2%) confiam parcialmente e 15 (28,8%) não confiam. No que tange a importância do representante na prática profissional, um (1,9%) considera importante pelas informações que podem trazer, 40 (76,9%) acham que pode contribuir para prática médica desde que asseguradas outras fontes de informação, oito (15,4%) consideram a atuação do representante totalmente dispensável, um (1,9%) considera que a atuação dos representantes auxilia apenas na obtenção de informações e notícias, um (1,9%) considera importante por receber amostras grátis e doar aos necessitados e um (1,9%) considera que a atuação do representante é apenas comercial. A figura 2 apresenta a porcentagem de brindes recebidos pelos entrevistados e verificou-se que os 52 entrevistados (100%) receberam, pelo menos, um brinde dos representantes da indústria. Figura 2 − Especificação de brindes recebidos pelos entrevistados. Em relação ao questionamento sobre se o patrocínio de festas, congressos e o fornecimento de brindes pela indústria farmacêutica influenciam a conduta dos colegas no momento da prescrição, três (5,8%) responderam que sempre influencia, onze (21,2%) que freqüentemente influencia, vinte e quatro (46,2%) que às vezes influencia, nove (17,3%) que raramente influencia e quatro (7,7%) que nunca influencia. Em contrapartida quando questionados, se no momento de fazer a prescrição, o sujeito se considera influenciado pelas informações prestadas pelos representantes da indústria farmacêutica e pelo fornecimento de amostra grátis, ninguém respondeu que sempre é influenciado, cinco (9,6%) que freqüentemente é influenciado, nove (17,3%) que às vezes é influenciado, vinte e quatro (46,2%) que raramente é influenciado e quatorze (26,9%) que nunca é influenciado. Os profissionais acreditam que os colegas que confiam na indústria, apresentam um risco aumentado para prescrição freqüente dos medicamentos que recebem informações do propagandista quando comparados aos que não confiam nas informações recebidas. (RP=3,70; IC 95%:1,60-8,58; P Fisher =0,0049) Em relação aos medicamentos, que os participantes da pesquisa referiram ter recebido informações do representante da indústria farmacêutica nos últimos seis meses, foram mencionados principalmente os seguintes medicamentos: Arcoxia®, Paraxetina®, Venlafaxin® e Yasmin®, os quais receberam três citações cada um, sendo que o Bi- profeni®, Buropiona®, Celebra® e CitB® receberam 2 citações cada um. Os profissionais referiram que, dos brindes ofertados pela indústria farmacêutica, apenas viagens influenciam significativamente os colegas na prescrição freqüente dos medicamentos, apresentando um risco mais que o dobro para as prescrições dos que receberam viagens comparados aos que não receberam ( RP: 2,36; IC 95%: 1,35-4,25; P Fisher = 0,029) Quando comparada a influência da indústria farmacêutica na sua conduta na prática da prescrição medicamentosa e na dos colegas médicos, observa-se que a maioria acredita que os colegas são influenciados pela indústria farmacêutica no momento de fazer a prescrição medicamentosa. Ao serem questionados sobre a própria conduta, os profissionais responderam que raramente são influenciados, o que pode ser verificado em outros estudos sobre o tema 3,4. Conclusões Concluímos que: A maioria dos participantes são professores universitários. A maioria acredita que nunca ou raramente é influenciado pela indústria farmacêutica, no entanto acreditam que a maioria dos colegas, sempre ou freqüentemente é influenciado. Todos os médicos recebem a visita do representante da indústria farmacêutica e por conseqüência, recebem brindes. Na opinião dos prescritores, brindes ofertados pela indústria farmacêutica, apenas viagens influenciam significativamente os colegas na prescrição freqüente dos medicamentos. A maioria dos profissionais acredita que os colegas que confiam na indústria, apresentam um risco aumentado de serem influenciados no momento da prescrição, comparado aos que não confiam nas informações recebidas pelos representantes. Bibliografia 1. FAGUNDES, et al. Análise bioética da propaganda e publicidade de medicamentos Ciência & Saúde Coletiva, 12(1): , BARROS, J. A. C.; Joany, Sabrina. Anúncios de medicamentos em revistas médicas: ajudando a promover a boa prescrição? Ciência & Saúde Coletiva, 7(4): , TREVISOL, D.J. A Propaganda de Medicamentos em Escola de medicina do Sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Publicado em Disponível em 15 de agosto de NOBLE, R.C. Physician and pharmaceutical industry: an alliance with unhealthy aspects. Perspective in Biology and Medicine 1993; 36: Apoio Financeiro: Unisul