{ O Evolucionismo Cultural Aula 10 Aula 10. Antropologia (do grego ἄνθρωπος, "homem", e λόγος, "estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAP 14 – A IMPORTÂNCIA DA CULTURA
Advertisements

Evolucionismo Cultural (Edward Tylor, Lewis Morgan e James Frazer).
A Antropologia Gênese da reflexão.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
O POSITIVISMO.
CULTURA E CIVILIZAÇÃO A INTERLIGAÇÃO.
AULA 01 - Módulo 1: Evolucionismo
[Antropologia Cultural]
CULTURA O QUE É?.
Os pesquisadores-eruditos do século XIX (evolucionismo cultural)
ANTROPOLOGIA.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Evidências da evolução
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Professores: RICARDO SCHMITZ MARIA APARECIDA ALMEIDA.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
CONFLITOS NA ÁSIA E.E. BRAZ SINIGÁGLIA ALUNO: FLÁVIO DE MELO MENDES PROFª: MARIA DE LOURDES SÉRIE: 9ºB TURNO: VESPERTINO.
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
Globalização e desigualdade social
Seminário 3: Ventura, Roberto – Estilo Tropical. São Paulo. Companhia das Letras 1991 (Cap. 2 “Uma Nação Mestiça”) FFLCH USP Curso: Ciências Sociais Disciplina:
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
FILOSOFAR É PENSAR.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
ERGONOMIA É o estudo da adaptação das
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
História da África A África e o colonialismo europeu: teorias raciais do século XIX, Conferência de Berlim e identidade africana.
Europa Oriental É a parte menos desenvolvida do continente; Suas fronteiras foram definidas após a 1ª e 2ª Guerras Mundiais e ao fim da Guerra Fria ( ).
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
N.P.I.(Novos Países Industrializados)
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
Milton Santos Por uma outra globalização. Professor da USP
{ 1º Bimestre Aula 1  O mundo subdesenvolvido  O conceito “subdesenvolvido”  Origens do subdesenvolvimento.
As grandes regiões culturais
Difração: propriedade que a onda possui de contornar obstáculos.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
Segunda Guerra Mundial
Seminário 1 FRAZER, James – O Ramo de Ouro, Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1982 (Cap.3 – A magia simpática) Antropologia I (FLA 0101) – Prof. Vagner.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
Programa de Substituição Competitiva de Importações - Peru Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
CULTURA POPULAR: DANÇAS, MÚSICAS E MODA NO PÓS “Anos dourados”; - Retorno às formas tradicionais de vida; - “American way of life”; - O estilo de.
Giovanna nº7 Rafaella nº10 Vinicius nº13 Prof º Wilson Sul.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
A sociologia na virada do século Luciano Mendes. A sociologia na virada do século A ruptura com o século das Luzes; As influências da obra de Darwin e.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Os principais fluxos migratórios
Transcrição da apresentação:

{ O Evolucionismo Cultural Aula 10 Aula 10

Antropologia (do grego ἄνθρωπος, "homem", e λόγος, "estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.

 A noção de subdesenvolvimento supra econômico (que vai além da economia) teve influência de ideologias que exaltavam as culturas europeias e subjugava as culturas dos países colonizados. Elas tiveram força no século XVIII, chegando até a atualidade.  Uma dessas teorias era o Evolucionismo Cultural ou Social, inspirado na Teoria da Evolução Darwinista.

 Principais expoentes: Lewis Henry Morgan ( ) Edward Burnett Tylor ( ) James George Frazer ( )

A Sociedade Antiga (1877, Lewis H. Morgan) Ou investigações sobre as linhas do progresso humano desde a selvageria, através da barbárie, até a civilização SELVAGERISMO BARBÁRIE CIVILIZAÇÃO Evolução de sentido e fim único (baseada em descobertas e invenções dos povos) Europa (desenvolvimento) Países colonizados da África, América, Ásia (subdesenvolvimento)

SUBDESENVOLVIMENTOSUBDESENVOLVIMENTO SELVAGERIA BARBÁRIESELVAGERIA BARBÁRIE