Portos e Vias Navegáveis

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Transcrição da apresentação:

Portos e Vias Navegáveis Exercício 1

Critério: Capacidade de carga Grupo A: É a quantidade de carga que o modo consegue transportar em relação à sua tara. O melhor modo segundo esse critério é o hidroviário. Grupo C: O transporte hidroviário mostra-se mais eficiente nesse critério, pois pode-se construir veículos de grandes dimensões e assim escoar grandes quantidades de carga. Grupo D: Considerando uma viagem isolada, o transporte hidroviário leva vantagem em relação aos outros modos. Dentro do modo hidroviário, o marítimo é o que comporta maior quantidade de carga. Grupo E: Hidroviário, Ferroviário, Aeroviário, Rodoviário. Grupo F: Hidroviário, Ferroviário, Rodoviário, Aéreo. Em caso de transporte interno o ferroviário tem maior vantagem sobre o hidroviário através de rios. Grupo G: Melhor modo: Hidroviário. Comporta um maior volume de carga em relação a qualquer outro modo. O peso do veículo transportado é muito pequeno se comparado a capacidade da carga.

Critério: Tempo / Velocidade Grupo A: É o tempo de percurso entre a origem e o destino da carga. O melhor modo segundo esse critério é o aeroviário. Grupo B: É fator determinante para o transporte de cargas perecíveis e/ou valiosas assim como para transportes de emergência. Segundo esse critério o melhor modo de transporte é o aéreo. Grupo C: Considerando transporte de carga para longas distâncias que exigem um tempo reduzido, o transporte aéreo mostra-se mais adequado pois esse veículo apresenta maior velocidade. Grupo D: Para distâncias equivalentes, o transporte aéreo é o melhor modo devido à sua velocidade. Grupo E: Relaciona o tempo gasto pelo meio para levar a carga, considerando também o tipo de carga. Aeroviário, Rodoviário, Ferroviário, Hidroviário. Grupo F: Aéreo, Rodoviário, Ferroviário, Hidroviário. Grupo G: Melhor modo: Aeroviário. Não existem barreiras geográficas significativas. Trajeto simplificado. Alta velocidade.

Critério: Custo Grupo A: Relação custo/carga, é a relação entre o custo de transportes e a carga transportada. Nesse critério é hidroviário. Grupo B: Custo. Grupo C: Considerando os custos de implementação, o horizonte de projeto e a quantidade de carga transportada, podemos afirmar que os modos hidroviário e ferroviário são os menos custosos. Grupo D: Consumo de combustível/carga transportada; hidroviário é o melhor. Grupo E: Classifica o meio de transporte de acordo com o gasto dispensado para levar a mercadoria de um determinado local ao outro. Envolve, além do valor monetário, outros critérios como o valor agregado ao produto. Hidroviário, Ferroviário, Rodoviário, Aeroviário. Grupo F: Custo operacional e energético por carga. Hidroviário, Ferroviário, Rodoviário, Aéreo. Grupo G: Melhor modo: Hidroviário. Pouco gasto de combustível em relação ao volume de carga transportado.

Critério: Intermodalidade Grupo A: É a relação entre modos de transportes. O melhor modo segundo esse critério é o rodoviário, pois é transporte é de "porta a porta", não sendo necessário o uso de outros modos.

Critério: Eficiência Grupo B: O critério de eficiência considera o volume transportado por viagem, o custo global do transporte.

Critério: Acessibilidade Grupo B

Critério: Praticidade Grupo C: O transporte rodoviário é considerado mais prático pois atende diretamente aos locais de origem e destino, o que não ocorre com os demais modos.

Critério: Flexibilidade Grupo D: Devido à fácil implantação de malha viária e à acessibilidade dos veículos deste modo em locais inacessíveis aos outros modos, o rodoviário é o melhor modo.

Critério: Infra-estrutura Grupo E: Rodoviário, Ferroviário, Aeroviário, Hidroviário.

Critério: Segurança Grupo G

Capacidade de carga Tempo / Velocidade O transporte hidroviário mostra-se mais eficiente nesse critério, pois pode-se construir veículos de grandes dimensões e assim escoar grandes quantidades de carga. Tempo / Velocidade Considerando transporte de carga para longas distâncias que exigem um tempo reduzido, o transporte aéreo mostra-se mais adequado pois esse veículo apresenta maior velocidade.

Praticidade O transporte rodoviário é considerado mais prático pois atende diretamente aos locais de origem e destino, o que não ocorre com os demais modos. Custo Considerando os custos de implementação, o horizonte de projeto e a quantidade de carga transportada, podemos afirmar que os modos hidroviário e ferroviário são os menos custosos.