Cosme Massi Sobre o ensino da Doutrina Espírita: o ponto de vista kardequiano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
LEI NATURAL (revisão) É a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. É eterna e imutável, como o próprio Deus. Todas as leis da natureza.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Meu Reino não é deste mundo
XXIV- NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Os Bons Espíritas.
ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS DIFICULDADES E DECEPÇÕES ORIUNDAS DA IGNORÂNCIA DAS BASES DOUTRINÁRIAS; NÃO EXISTE RECEITA PARA A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS, DEVIDO.
Módulo III - DEUS Objetivo Geral
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Elaboração: Mediunidade Elaboração:
Caráter da Revelação Espírita
Grupo Espírita Allan Kardec
Apologética.
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
FILOSOFIA.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias do Conhecimento
ESCALA ESPÍRITA.
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
Os bons Espíritas Emerson V da silva.
5/6/ Se enganar-se é desagradável, pior ainda é ser mistificado. Aliás, é esse um inconveniente de que mais facilmente podemos nos preservar.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Teorias do conhecimento
Projeto Exaltai a Deus Formação.
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Eterno.
Leis Morais Lei de Liberdade
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Restaurados por Cristo - Nicodemos
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Kant e a Crítica da Razão Pura
AMAR O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS Jacob ouvira comentários sobre as mensagens distribuídas pelo falado Messias, que havia chegado para ensinar os humildes.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
Henry Ford “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4:19). Não se nasce pescador de peixe ou pescador de homens. E o preparo começa.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
Hebreus 4 Apegue-se a Cristo
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
O MÉTODO LIVRO DOS MÉDIUNS
O mundo inteiro precisa ouvir?”
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
Esse sentimento estimula o desejo de orar e ler a Bíblia.
60% a 70% das pessoas que se unem à igreja, o fazem devido à influência de amigos ou parentes.
Descartes.
Professor: Suderlan Tozo Binda
FILOSOFIA.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
John Locke ( ).
INATISMO Quando viveu De 1632 a † 1704
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Objeto de Estudo do ESDE: O objeto de ensino e aprendizagem do ESDE é a Doutrina Espírita. A Doutrina Espírita está contida nas obras básicas do Espiritismo.
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

Cosme Massi Sobre o ensino da Doutrina Espírita: o ponto de vista kardequiano

Filosofia Espírita x Pedagogia Espírita Referência bibliográfica: O Livro dos Médiuns – capítulo III – Do método

Adeptos Objeto : Espiritismo Objetivo: Convicção Incrédulos Método

“Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia” “Vejamos, então, de que maneira será melhor se ministre o ensino da Doutrina Espírita, para levar com mais segurança à convicção.” “Não se espantem os adeptos com esta palavra – ensino. Não constitui ensino unicamente o que é dado do púlpito ou da tribuna. Há também o da simples conversação. Ensina todo aquele que procura persuadir a outro, seja pelo processo das explicações, seja pelo das experiências” Objeto - Objetivo

Espíritas sem o saberem – sentimento inato dos grandes princípios Espíritas experimentadores – crêem pura e simplesmente nas manifestações Espíritas imperfeitos – compreendem a parte filosófica, admiram a moral, mas não a praticam Adeptos

Verdadeiros espíritas – espíritas cristãos – praticam a moral e lhe aceitam todas as conseqüências Espíritas exaltados – O entusiasmo, porém, não reflete, deslumbra. Esta espécie de adeptos é mais nociva do que útil à causa do Espiritismo. São os menos aptos para convencer a quem quer que seja, porque todos, com razão, desconfiam dos julgamentos deles. Adeptos

Materialistas por sistema – negação absoluta, raciocinada a seu modo Materialistas por falta de coisa melhor – É o cego a quem se restitui a vista e que se alegra por tornar a ver luz. Incrédulos de má-vontade – Fecham os olhos para não ver e tapam os ouvidos para não ouvir. Lamentá-los é tudo o que se pode fazer. Incrédulos por interesse ou má-fé – Condenam o Espiritismo por motivos de interesse pessoal. Não há o que dizer deles, como não há com eles o que fazer. Incrédulos

Incrédulos por pusilanimidade – Terão coragem, quando virem que os outros não se queimam. Incrédulos por escrúpulos religiosos – Um estudo esclarecido ensinará que o Espiritismo repousa sobre as bases fundamentais da religião Incrédulos por decepções – Passam da confiança exagerada à incredulidade. Estão no caso de um que negasse a boa-fé, por haver sido ludibriado. Incertos – a classe mais numerosa de todas. Não lhes falta aos pensamentos senão serem coordenados e formulados. Incrédulos

Método “ Falamos, pois, por experiência e, assim, também, é por experiência que dizemos consistir o melhor método de ensino espírita em se dirigir, aquele que ensina, antes à razão do que aos olhos. Esse o método que seguimos em as nossas lições e pelo qual somente temos de nos felicitar.” “Ora, isso não é possível, porque possível não é fazer-se um curso de Espiritismo experimental, como se faz um curso de Física ou Química.” “O meio, aliás, muito simples, de se obviar a este inconveniente, consiste em se começar pela teoria.” “Ainda outra vantagem apresenta o estudo prévio da teoria – a de mostrar imediatamente a grandeza do objetivo e o alcance desta ciência.”

Método “ Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma outra ciência, ser aprendido a brincar.” “Não sendo os espíritos senão as almas dos homens, o verdadeiro ponto de partida é a existência da alma” “Todo ensino metódico deve partir do conhecido para o desconhecido” “Os meios de convencer variam extremamente, conforme os indivíduos. O que persuade a uns nada produz em outros; este se convenceu observando algumas manifestações materiais, aquele por efeito de comunicações inteligentes, o maior número pelo raciocínio.”

Método Aos que quiserem adquirir essas noções preliminares, pela leitura das nossas obras, aconselhamos que as leiam nesta ordem: 1º O que é o Espiritismo? – sumária exposição dos princípios da Doutrina Espírita 2º O Livro dos Espíritos – Contém a doutrina completa, como a ditaram os próprios espíritos, com toda a sua filosofia e todas as suas conseqüências morais. 3º O Livro dos Médiuns...O Evangelho.. O Céu e o Inferno..A Gênese. A Revista Espírita

Método “Os que desejem tudo conhecer de uma ciência devem necessariamente ler tudo o que se ache escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, o que haja de principal, não se limitando a um único autor. Devem mesmo ler o pró e o contra, as críticas como as apologias, inteirar-se dos diferentes sistemas, a fim de poderem julgar por comparação.”

Método 841. Para respeitar a liberdade de consciência, dever-se-á deixar que se propaguem doutrinas perniciosas, ou poder-se-á, sem atentar contra aquela liberdade, procurar trazer ao caminho da verdade os que se transviaram obedecendo a falsos princípios? “Certamente que podeis e até deveis; mas, ensinai, a exemplo de Jesus, servindo-vos da brandura e da persuasão e não da força, o que seria pior do que a crença daquele a quem desejaríeis convencer. Se alguma coisa se pode impor, é o bem e a fraternidade. Mas não cremos que o melhor meio de fazê-los admitidos seja obrar com violência. A convicção não se impõe.”