Organização de eventos II Aula 4 Docente Prof. Ms. Marcelo A. Mascarenhas 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Os projetos.
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMO FUNCIONA 1.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Educação Ambiental - GPEEA
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Iniciando um negócio... Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
Projeto: Capacitação em GP
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Recrutamento e Seleção de Vendedores
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Organização Desportiva Professor Leonardo Lara 5º Dan
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Gestão de Projetos II Escopo. Gestão de Projetos II Planejamento estratégico Estudo de viabilidade Projeto.
PROJETO DE PESQUISA.
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
I Encontro Cultural da Rede FAETEC
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Empresa Junior.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
Integração.
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
Planejamento do Processo de enfermagem
Encontro Curso Dia de campo
ESCOLA DO FUTURO – PROJETO REEDIFICANDO WORKSHOP – Eixos Estratégicos - FUNDRAISING OUTUBRO DE 2014 DOCUMENTO CONFIDENCIAL Gestão Estratégica Jornada de.
Juliana Caminha Noronha
Recursos Humanos Organograma do Projeto Patrocinador
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Roteiro de Atividades de Planejamento, Organização & Realização de Eventos
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
CONTEXTO Aproveite o Dia das Mães para estreitar o relacionamento com as mães dos seus alunos, captar prospects e cadastros fazendo promoções na sua microrregião.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Somos uma consultoria Multinacional atuando no Brasil desde 1990 na área de Recursos Humanos. Estamos selecionando para nosso cliente (ABDE) profissionais.
Grupo: Maria Antonieta Ribeiro Marcolino - Nº Usp: Samanta Gabriela Malvino - Nº Usp: Tamiris Ciccilini Guerra - Nº Usp: Vivian.
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
São objetivos genéricos do 2016 High School Innovation Summit:  Desenvolver e aprofundar o Triângulo Transformação de Conhecimento em Valor (Ensino Secundário/Politécnico.
CULTURA.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
O papel pedagógico do órgão gestor
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
APRESENTAÇÃO GERAL. O que é? É uma competição de empreendedorismo e inovação onde os participantes, por meio de suas ideias de negócios, participam de.
5ª MOSTRA CIENTÍFICA Ensino Médio DATA DO EVENTO: 16/06/2016 A CIÊNCIA NO ESPORTE.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
Transcrição da apresentação:

Organização de eventos II Aula 4 Docente Prof. Ms. Marcelo A. Mascarenhas 1

“A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração.” Thomas Edison Objetivos da aula - Rever algumas questões trabalhadas na disciplina de Organização de Eventos I, com o prof. Rodrigo. - Iniciar o trabalho de organização dos eventos a serem promovidos pela turma. 2

As fases dos processo de planejamento e organização de eventos - Concepção – incorporação da idéia; - Pré-evento – planejamento e organização; - Per ou Transevento – a realização do evento em si; - Pós-evento – avaliação e encerramento. 3

Introdução - Toda a parte teórica apresentada nesta aula foi retirada da terceira edição do livro de Malene Matias, Organização de eventos: procedimentos e técnicas, publicado pela editora Manole em Em função do aspecto mencionado anteriormente, podemos afirmar que a maior parte do texto a ser observado nesta aula é de autoria da pesquisadora em questão. - O trabalho a ser realizado neste encontro irá se concentrar na interpretação da obra utilizada, e na transformação da teoria em ações práticas para a construção de eventos pelos alunos da turma. 4

Concepção - Antes de organizar o evento em si, é necessário que a idéia do mesmo seja incorporada pelo empreendedores que irão desenvolvê-lo. - Levantamento de elementos como: Reconhecimento das necessidades do evento; Elaboração de alternativas para suprir as suas necessidades; Identificação dos objetivos específicos; Coleta de informações sobre os participantes, patrocinadores, entidades e outras instituições em potencial; Listagem dos resultados desejados; Estimativas de exequibilidade econômica e técnica; Estimativas de tempo e recursos necessários; Estabelecimento de diretrizes; Elaboração dos contornos do projeto. 5

Pré-evento - No trabalho de planejamento do eventos estão inseridos a coordenação executiva e os controles financeiro, técnico-administrativo e social do evento. - Nesta fase do trabalho serão definidas e realizadas atividades como: Serviços iniciais; Serviços de secretaria; Detalhamento do projeto; Outras. 6

Serviços iniciais - Nesta parte do trabalho é necessário realizar algumas providências imediatas como, por exemplo: Identificação de órgãos governamentais, entidades e empresas com interesses voltados à execução do evento para fornecer patrocínio, doações, estabelecer parcerias, etc. levantamento de nomes e confirmação de convidados, conferencistas, autoridades e outros. Definição de responsabilidades de todos profissionais e prestadores de serviços envolvidos nas fases pré-evento, per ou transevento e pós-evento. Abertura de conta bancária para o evento (para receitas e despesas) sob a inteira responsabilidade da empresa organizadora. 7

Serviços de secretaria - A secretaria do pré-evento é responsável por executar antecipadamente alguns serviços e atividades, para compor a estrutura administrativa e institucional do evento. As principais atividades desenvolvidas são: Preparação da correspondência preliminar; Expedição da correspondência preliminar para entidades governamentais, empresas e pessoas que possam colaborar de alguma forma com o evento; Tomada de preço e confecção de material administrativo (papel carta, envelopes, impressos em geral e outros) necessários ao evento; Controle e arquivo de correspondência recebida e expedida; Remessa de circulares e cartas informativas para os participantes potenciais e outros; 8

Recebimento, controle e classificação (sob supervisão da comissão técnica) dos trabalhos a serem apresentados, enviados pelos participantes e convidados; Recebimento, controle e confirmação das inscrições e adesões (participantes e convidados); Obtenção dos cadastros de pessoas que poderão se inscrever como participantes (mailing list); Criação e execução do fluxograma de informações; Identificação, seleção e contratação de prestadores de serviços necessários para a organização do evento. É aconselhável utilizar serviços de empresas especializadas. 9

Grupos de trabalho da disciplina de eventos II Grupo 1 Cristiano Luan Daniel Lorrana Luma Amanda Grupo 2 Aliny Alinne Kelly Adriana Adriana Martins Bruno Janine 10

Grupo 1 Tipo de evento: Olimpíadas de Jogos (futebol de mesa, xadrez, dama, Magic). Tema do evento: Competição de jogos de tabuleiro Objetivo geral do evento: Unir e proporcionar lazer à população de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Objetivos específicos: Suprir a carência de oportunidades de lazer; ajudar instituições carentes do município (inscrição via alimento); aproximar o público alvo de atividades de lazer pouco divulgadas no momento. Local: SESC Data aproximada: Junho (a especificar). 11

Grupo 2 Tipo de evento: Evento social para os alunos do CEFET. Tema do evento: Festa típica com a temática junina. I Arraiá do CEFET Objetivo geral do evento: Integração dos alunos da instituição. Objetivos específicos: Proporcionar diversão e entretenimento para os alunos; promover um tipo de evento diferente daqueles já realizados até então; (ver com a Fernanda se é possível colocar banda para fazer show na escola). Local: Estacionamento do CEFET. Data aproximada: 11 de junho (sexta-feira, véspera do dia dos namorados). 12

Dica de site Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) – Entidade de classe com foco nos profissionais que trabalham na área de captação de recursos. Site: 13

Questões trabalhadas nesta aula (cont.) - Revisão de aspectos básicos para o planejamento e organização de um evento. - Elaboração dos pontos iniciais para a construção dos eventos a serem desenvolvidos pelos alunos da turma. Sugestão de atividade: A partir do site sugerido no slide anterior, investigue quais tipos de informação que esta entidade tem a oferecer. 14