A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE “O PRODUTOR RURAL E A FEPAGRO” Porto Alegre, 20 de agosto de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AGRICULTURA BRASILEIRA
Advertisements

DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Lei Federal /2009, em base na lei, o Município de Sagrada Família solidifica a compra de produtos de agricultores para merenda escolar, o que.
Agropecuária.
GEOGRAFIA.
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
Reunião Conjunta Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da.
André Ferreira Dos Santos Agricultor Familiar Canguçu /RS.
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Gerência de Planejamento
2 Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete/RS.
Diretor-Presidente da Embrapa
O Inova Agro é parte do Plano Inova Empresa
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
Introdução ao Agronegócio
Banco do Brasil e o Agronegócio
PLENÁRIA FINAL.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA PECUÁRIA BOVINA BRASILEIRA
Estação Experimental de Campos Novos
Profª. Graziella Fernandes de Castro
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Agência Goianésia (GO)
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção e do Turismo - SEPROTUR Programa de Avanços da Pecuária.
PDE e PAES: Diretrizes, estratégias e ações corporativas para implantação da gestão da qualidade de resultados de pesquisa na Embrapa XIV MET e I Simpósio.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
VISÃO SISTÊMICA DO AGRONEGÓCIO
IMPLANTAÇÃO DA REDE CAPIXABA DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE BIODIESEL BIOCAP.
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos CSA (Paraná) 1999 – Criados 164 CSA intermunicipais Fundamentados nas ULSAV Médicos Veterinários (DEFIS)
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
MESTRADO PROFISSIONAL
O Campo e a Cidade.
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
AGRICULTURA A ATIVIDADE AGRÍCOLA.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Fundamentos em Agronomia
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia.
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos GDS (França) FASE I – 1954 – 1975 –Representação dos produtores –Luta contra as doenças regulamentares.
PLANEJAMENTO FORRAGEIRO PARA BOVINOS
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Regional Nordeste "OS NÚCLEOS INTERDISCIPLINARES DA UFRN E O SEU PAPEL NA INOVAÇÃO" MINISTÉRIO.
Gestão da empresa rural Prof.ª Hélida Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi Apodi-RN 2014.
Diagnóstico das Instituições ligadas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul na área de C.I.& D.T. Câmara Temática Ciência, Inovação e Desenvolvimento.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Importância do uso do calcário na agricultura.
RAIVA DOS HERBÍVOROS NO BRASIL
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
1 PRODUÇÃO ANIMAL PRODUÇÃO ANIMAL PRODUÇÃO VEGETAL PRODUÇÃO VEGETAL AGROINDÚSTRIAS COMPOSIÇÃO DO AGRONEGÓCIO.
Serviço de Inspeção Municipal. Fonte: IBGE – O número de animais abatidos nos últimos anos aumentou 74%, em quanto no brasil o crescimento foi de 43%.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE A Extensão Rural e a FEPAGRO Porto Alegre, 2008.
Disseminação da Pesquisa Científica do Setor Agrícola, Florestal e Pesqueiro do Estado do Amazonas Sonia Alfaia SEPROR.
Curso de Ciências Contábeis - 6º Período Princípios e conceitos de administração econômico financeira Por: Prof.ª Paula Trindade Contato:
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
Transcrição da apresentação:

A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE “O PRODUTOR RURAL E A FEPAGRO” Porto Alegre, 20 de agosto de 2008

A FEPAGRO: - TEM HISTÓRIA NO RS; - FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO RS; - TEM CREDIBILIDADE NA SOCIEDADE;

A FEPAGRO TEM POTENCIALIDADES PARA: - Desenvolver cultivares e produção de sementes genéticas de culturas; - A biotecnologia com produção de mudas isentas de doenças; - Transferência e produção de embriões de bovinos; - Desenvolver e difundir o sistema silvipastoril; - Estruturar a produção e beneficiamento de sementes forrageiras; - Estruturar a produção e beneficiamento de sementes “crioulas”.

A FEPAGRO TEM POTENCIALIDADES PARA: - Avaliar os corretivos, defensivos, fertilizantes e medicamentos (eficiência e eficácia); - Gerar tecnologias para recria e terminação de bovinos e ovinos; - O melhoramento genético do rebanho bovino e ovino; - Capacitar e qualificar agropecuaristas, em suas unidades de treinamento; - Difundir o cultivo e utilização de plantas medicinais.

A FEPAGRO TEM POTENCIALIDADES PARA: - Desenvolver atividades em seu laboratório de referência em sanidade animal; - Produção e melhoramento de mudas de citrus e videiras; - Analisar a qualidade dos vinhos produzidos no Brasil e os importados; - Gerar receitas através das unidades de produção e de prestação de serviços.

DEMANDAS REPRIMIDAS: - A verificação dos medicamentos para uso animal, especialmente os carrapaticidas, sarnicidas e vermicidas; - Melhoramento genético do rebanho bovino e ovino da pecuária familiar; - O controle da “maria mole”, que vem causando morte em animais a cada ano; - Novas cultivares de mandioca, batata com melhor/maior valor nutricional; - Novas cultivares de milho, feijão, pipoca, frutíferas,forrageiras, dentre outros; - Defensivos ecológicos; - Tecnologias adequada para a agropecuária familiar (tecnologias de processo para depois potencializar as tecnologias de produto); - Melhoramento do campo nativo.

AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA FORTALECER A FEPAGRO: - Manter e fortalecer esta instituição; - Garantia de que esta instituição somente fará atividades destinadas a agropecuária; - Melhorar a matriz salarial do quadro de pessoal; - Provimento de vagas do quadro de pessoal; - Instituição de um fundo estadual para a pesquisa agropecuária; - Reestruturação dos centros de pesquisa; - Renovação da frota de veículos.

AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA FORTALECER A FEPAGRO: - Sendo a FEPAGRO uma instituição pública de pesquisa, prioritariamente deve atender as demandas públicas; - A pesquisa não pode ser meramente para fins acadêmicos (dissertação de mestrado...) ou científicos; - A pesquisa deve ser para gerar melhoria da qualidade de vida para quem produz alimentos.

IMEDIATAMENTE PRECISA SER FEITO: - CONTINUAR COM AS PESQUISAS NA ÁREA EM QUE ESTÁ ATUANDO; - INCREMENTAR AS ATIVIDADES E AUMENTAR O NÚMERO DE AÇÕES VOLTADAS A PESQUISA DIRECIONADA A AGRICULTURA E PECUÁRIA FAMILIAR (agroindústrias, ecologia, melhoramento genético dos rebanhos bovino e ovino...); - AUMENTAR OS RECURSOS FINANCEIROS E HUMANOS POR PARTE DO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL, ATRAVÉS DO ORÇAMENTO ESTADUAL E CONVÊNIOS.