Um breve histórico Paulo Freire. Vida Nasceu em Recife, em 1921; Formou-se em advocacia, mas não exerceu; Foi exilado para o Chile, após o golpe militar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO
Advertisements

MÉTODO PAULO FREIRE.
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
ACREDITANDO NOS DESACREDITADOS
PAULO FREIRE 10 ANOS DE SAUDADE.
Educação Paulo Freire. PORQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO ? Buscar uma nova organização para o espaço significa ousar. Um desafio para nós, educadores, coordenadores,
PAULO FREIRE.
Disciplina de Educação Popular II Etapa
Rubens Alves Escrever e ler são formas de fazer amor. O escritor não escreve com intenç ões didático – pedagógicas. Ele escreve para produzir prazer. Para.
INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.
OS PENSADORES.
No segundo semestre de 2009 entrevistamos alunos da EJA, objetivando conhecê-los em suas características: sócio-demográfica, sócio-cultural e sócio-cognitiva.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
RESUMO Busco nesta pesquisa explorar os sentidos da palavra parrhesia, que aparece sete vezes no Evangelho de João, investigando se seus significados são.
EQUIPE: Rafaela – 36 Juquiliane – 23 Maria Eduarda Bitu – 30 Gabriela - 37.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Surrealismo.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
O que é alfabetização?.
SER PROFESSOR ... Toda criança já nasce com uma chama, uma luz interior que estimula a curiosidade e a aprendizagem, e que em certos momentos essa chama.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
“Uma relação bibliográfica não pode ser uma simples cópia de títulos, feita ao acaso ou por ouvir dizer. Quem a sugere deve saber o que está sugerindo.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Curso: Estratégias para a construção do conhecimento na prática reflexiva do Ensino Médio Marta Fernandes Caregnato ATIVIDADE REFLEXIVA 4: ENSINO DE OSPB.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
Nos últimos tempos a palavra que mais temos ouvido neste país é “golpe”. É um termo que caiu na vala comum da política, sendo proferido por direitistas.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Aprendizagem da Escrita
Pedagogia Progressista Libertadora
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
ADMINISTRADOR PÚBLICO: AGENTE DA MUDANÇA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO “Nenhum profissional carece mais do que o administrador de disciplinar a sua imaginação.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
Ligue o Som MEUS BANNERS 2 de 4 Clic.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Aula 8: Pesquisa-ação.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
FEUDALISMO Igreja = centro do poder ideológico, político e econômico RENASCIMENTO Igreja passa a ser questionada X A virgem Maria (Cimabue)
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Os róticos em coda silábica no falar florianopolitano e capinzalense Nome dos autores do trabalho 1 Trabalho apresentado para a disciplina de Fonética.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
Ensaio = ação de pensar Dissertação = ideias próprias = ponto de vista. ditadas pela memória/ reflexões sobre citações.
Transcrição da apresentação:

Um breve histórico Paulo Freire

Vida Nasceu em Recife, em 1921; Formou-se em advocacia, mas não exerceu; Foi exilado para o Chile, após o golpe militar (1964), onde escreveu Pedagogia do Oprimido (1968); Voltou ao Brasil, após 16 anos, e foi secretário de Educação de São Paulo, de 1989 a 1991; Morreu em 1997, também em São Paulo.

Ideias Defendeu com veemência, que o processo educativo seria um ato político, de alienação ou libertação; Acreditava que o educador deveria se comportar como um provocador de situações, e não um grande depositor de conhecimentos;

Ideias Dizia que antes de ensinar uma pessoa a ler as palavras, era preciso ensiná-las a ler o mundo; Por isso a existência da palavra geradora em sua metodologia de alfabetização, pois deveria haver sentido neste aprendizado; Boas palavras geradoras são as que me dão mais possibilidade de formação de novas palavras.

Algumas de suas obras Pedagogia do oprimido; Pedagogia da esperança; Pedagogia da autonomia; Educação como prática da liberdade; Educação e mudança; Educação e atualidade brasileira.

Suas citações “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação- reflexão”; “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”; “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.