Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que você deve saber sobre
Advertisements

O que você deve saber sobre
CINÉTICA QUÍMICA.
Lei da Velocidade.
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
Jefferson Luis – CEB 2º ano
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Funções Prof. Márcio.
ONDULATÓRIA FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
Grandeza física relacionada com o grau de vibração dos átomos e/ou moléculas que constituem o corpo. CONCEITOS BÁSICOS Temperatura Energia térmica em.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
Água: destilada, pura e da chuva
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.
Lembre – se de olhar a tabela de geometria molecular
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 2: massa atómica, massa molar.
Equilíbrio Químico Profa. Karen.
Reações químicas.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
2) Dentre os equilíbrios abaixo, quais não podem ser deslocados por variação da pressão total? I) N 2 O 4(g) = 2 NO 2(g) II) 3Fe (s) + 4H 2 O (g) = Fe.
Deslocamento de equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) Em uma reação reversível em equilíbrio: aA(g) + bB(g) cC(g) Uma perturbação externa faz O equlíbrio.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Aula 15 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Química e Indústrias: Equilíbrios e Desequilíbrios 1.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
III. Temperatura e Teoria Cinética dos gases
Cinética Química Profa. Karen. Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Professor; Albino nunes
1 SUBDOMÍNIO REAÇÕES ÁCIDO-BASE 1.1Ácidos e bases 1.2Acidez e basicidade de soluções 1.3Ácidos e bases em soluções aquosas 1.4Acidez e basicidade em soluções.
CURSO:ENGENHARIA QUÍMICA
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5745 – PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS I CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO Prof.
Constantes de um Gás Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra de gás possui; Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra.
Equilíbrio Químico Albino O. Nunes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN Campus Mossoró.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Eletrodo: condutor eletrônico ou condutor misto Interface: condutor eletrônico – condutor eletrônico Condutor eletrônico ou misto/condutor iônico QFL-2636.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 03 B ALANCEMENTO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
Produção industrial dos principais
Cinética Enzimática. Estrutura EnzimáticaConstituição em Aminoácidos Mecanismos de Acção Enzimática São difíceis de definir quantitativamente Determinar.
Eletroquímica.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
Há muitos anos atrás surgiu a expressão COMPOSTOS ORGÂNICOS para indicar as substâncias produzidas por ORGANISMOS VIVOS Era a TEORIA DA FORÇA VITAL Há.
Revisão Metabolismo Energético I
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
CINÉTICA QUÍMICA I.
CINÉTICA QUÍMICA III.
Cálculo Estequiométrico.
CINÉTICA QUÍMICA Fenômenos do nosso cotidiano
CINÉTICA QUÍMICA.
Transcrição da apresentação:

Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma reação utiliza uma única espécie para formar o complexo ativado.

Bimolecular Quando a formação do complexo ativado envolver duas espécies (iguais ou diferentes) trimolecular. Quando envolver três espécies.

O monóxido de nitroênio (NO) reage com hidrogênio, segundo a reação: 2NO +H2  N2O +H2O Sabendo que a reação se processa em uma única etapa, determine: a)Lei da velocidade b)Ordem da reação c)Molecularidade

Certa reação é de primeira ordem com relação ao reagente A, de segunda ordem com relação ao reagente B e de ordem zero com relação ao reagente C. Qual a influencia na velocidade da reação se: a)Dobrarmos a concentração de A b)Triplicarrmos a concentração de B c)Quadruplicarmos a concentração de C K

Com relação à reação: 2 A + 3 B  2 C + D podemos afirmar que: a) os reagentes (A e B) são consumidos com a mesma velocidade. b) a velocidade de desaparecimento de A é igual à velocidade de aparecimento de C. c) A lei da velocidade da reação é de V=K[A] 3.[B] 2 d) os produtos (C e D) são formados com a mesma velocidade. e) a velocidade de desaparecimento de A é a metade da velocidade de aparecimento de D.

Determinação experimental da lei da velocidade Quando uma reação não é elementar, existe um modo prático para determinar ou confirmar a expressão da lei da velocidade. São realizados diversos experimentos variando a concentração de reagente e verificando a sua influencia na velocidade. Se a mudança de concentração de um reagente alterar a velocidade, este faz parte da equação de velocidade. Caso não ocorra alteração, significa que esse reagente não faz parte da equação.

Determine a equação de velocidade da reação não elementar, sabendo que os dados da tabela referem-se à cinética à temperatura de 400oC. Qual a ordem global da reação? 2NO + O 2  2NO 2 Experimento[NO] (mol/L)[O2] (mol/L)Velocidade da reação I0,020,011 x II0,040,014 x Obs.: Quando a reação é não elementar, os coeficientes estequiométricos não são, necessariamente, os expoentes da equação. V = k.[NO] 2

Se tivermos em um recipiente, à temperatura ambiente, dois gases prontos para reagir, segundo a reação elementar abaixo. O que acontecerá com a velocidade de reação dos gases se, em um dado momento, apenas dobrarmos as concentrações molares dos gases? A(g) + 3 B(g)  2 C(g)

ELETRICIDADE A energia elétrica pode ser usada para aumentar a energia cinética das moléculas e, em função disto aumentar a velocidade da reação. É o que ocorre nos motores dos automóveis onde a faísca elétrica provoca a combustão da gasolina.

LUZ A luz provoca algumas reações denominadas de REAÇÕES FOTOQUÍMICAS. As principais são: Fotossíntese, decomposição da água oxigenada em água e oxigênio

PRESSÃO Nas reações com gases a pressão altera o número de colisões.

O que você faria para aumentar a velocidade de dissolução de um comprimido efervescente em água? I) Usaria água gelada. II) Usaria água a temperatura ambiente. III) Dissolveria o comprimido inteiro. IV) Dissolveria o comprimido em 4 partes. Assinale das alternativas abaixo a que responde corretamente à questão. a) I e IV. b) I e III. c) III. d) II e III. e) II e IV

02) Das proposições abaixo, relacionadas com cinética química, a única falsa é: a) A velocidade de uma reação pode ser medida pelo consumo dos reagentes na unidade de tempo. b) A colisão entre as partículas químicas é necessária para que haja reação. c) Temperatura e catalisador são fatores que influenciam na velocidade de reação. d) A concentração dos reagentes afeta a velocidade de reação. e) A natureza dos reagentes não exerce influência na velocidade de reação.

Na decomposição térmica da amônia expressa pela equação elementar: 2 NH3 (g)  N2 (g) + 3 H2 (g) Duplicando-se a concentração molar de NH3, a velocidade da reação ficará: a) inalterada. b) duas vezes maior. c) três vezes maior. d) quatro vezes maior. e) seis vezes maior.

Dada a equação: A + B  C e o quadro cinético abaixo: Diga a expressão da velocidade que representa a reação e qual o valor da constante K da reação.

( FEI-SP) Seja a decomposição de água oxigenada: 2H 2 O 2  2H 2 O + O 2 Em dois minutos, observa-se uma perda de 3,4g de água oxigenada. Qual a velocidade média dessa reação em relação ao gás oxigênio em mol/min?