Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Economia Fred Leite Siqueira Campos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
PARTE II Microeconomia.
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Introdução à Finanças FINANÇAS:
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Externalidades.
Pensando como um Economista
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Microeconomia: Aspectos Preliminares
Análise Microeconômica III
Análise Econômica – Aula 8 Eficiência Alocativa e Falhas de Mercado
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 5 Bens Públicos
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues
Microeconomia A III Prof
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 3 – Bem-Estar
Introdução à Microeconomia
Economia e Mercado 4ª AULA.
Introdução a Microeconomia
Introdução à Microeconomia
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Fundamentos de economia
Monopólio.
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Objetivos de Aprendizagem
Introdução à Microeconomia
MODELO DE EQUILÍBRIO EM OLIGOPÓLIOS
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 25/9/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Prof. João Carlos Bragança
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Microeconomia.
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
Capítulo 10 Introdução à Economia N. Gregory Mankiw
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
Medindo a Renda de Uma Nação
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Macroeconomia Rafael de la Vega GESTÃO Agenda POLÍTICA FISCAL (Aula 1) POLÍTICA MONETÁRIA (Aula 2)
Introdução à Microeconomia
Noções de Microeconomia
Teoria das Preferências
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Determinação de Preços
Objetivo da Firma A teoria do consumidor busca compreender como o indivíduo forma a demanda, tanto individual quanto total, e como consegue maximizar a.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Utilidade Utilidade.
Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Teoria dos Jogos Fred Leite Siqueira Campos.
MERCADO FINANCEIRO Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Equilíbrio Geral: Produção Hal R. Varian Intermediate Microeconomics, 8th edition Capítulo 32 Tradução: Sergio Da SilvaSergio Da Silva.
Hal R. Varian Intermediate Microeconomics, 8th edition Capítulo 33 Tradução: Sergio Da SilvaSergio Da Silva Bem-Estar.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Economia Fred Leite Siqueira Campos

Universidade Federal de Itajubá ÍNDICE 1)O que é economia? 2)Microeconomia 3)Fluxo microeconômico 4)Axiomas 5)Ótimo Econômico 6)Macroeconomia 7)Fluxo macroeconômico 8)O que é mercado? 9)Escolas Econômicas

Universidade Federal de Itajubá O QUE É ECONOMIA? 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS A ECONOMIA COMO ATITUDE A ECONOMIA COMO ATIVIDADE A ECONOMIA COMO CIÊNCIA

Universidade Federal de Itajubá MICROECONOMIA A Microeconomia trata do comportamento individual das “unidades econômicas”. Tais “unidades” abrangem consumidores, trabalhadores, investidores, entidades do governo, proprietários de terra, empresas – na realidade, quaisquer agentes que tenham participação na produção e/ou distribuição de bens (riqueza). A Microeconomia explica como e por que essas unidades tomam decisões de produção e consumo. 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS

Universidade Federal de Itajubá FLUXO MICROECONÔMICO INDIVÍDUOSFIRMAS Aquisição de bens e serviços Fatores Produtivos 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS

Universidade Federal de Itajubá AXIOMAS Os indivíduos Possuem necessidades infinitas e crescentes São maximizadores de satisfação ou utilidade Possuem e podem ordenar suas preferências São transitivos, ou seja, dadas 3 cestas de bens, A, B e C; se o indivíduo prefere a cesta A à cesta B e se prefere a cesta B à cesta C, logo, por transitividade, prefere a cesta A à cesta C Possuem restrições orçamentárias 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS

Universidade Federal de Itajubá AXIOMAS As firmas São maximizadoras de lucros São minimizadoras de custos. Obs.: considerando-se que ∑π = ∑R - ∑C, em que π são os lucros da firma, R as receitas e C os custos. Possuem restrições, tais como: de demanda, tecnológicas, legais, etc. 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS

Universidade Federal de Itajubá ÓTIMO ECONÔMICO Considere a seguinte definição: Se pudermos encontrar uma forma de melhorar a situação de um agente econômico sem piorar a de nenhum outro, teremos uma melhoria de Pareto. Se uma alocação permite uma melhoria de Pareto, diz-se que ela é ineficiente no sentido de Pareto ou econômico; se a alocação não permitir nenhuma melhoria de Pareto, então ela é eficiente no sentido de Pareto ou é um ótimo econômico. 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS

Universidade Federal de Itajubá MACROECONOMIA A macroeconomia é definida como sendo o estudo do comportamento agregado (global) de uma economia. Enquanto a vida econômica de uma nação depende de milhões de ações isoladas, realizadas por empresas, consumidores, trabalhadores e funcionários do governo, o foco da Macroeconomia é a análise das conseqüências globais dessas ações individuais. 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS

Universidade Federal de Itajubá FLUXO MACROECONÔMICO SETORESSETORES FATORES I RNKTII RNTK T K III RN MERCADO DE BENS E SERVIÇO DE CONSUMO MERCADO DE BENS E SERVIÇO DECAPITAL MERCADO FINANCEIRO BENS DE CONSUMO BENS DE CAPITAL OU DE PRODUÇÃO P P S BP BC C Y Y I 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS

Universidade Federal de Itajubá FLUXO MACROECONÔMICO 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS

Universidade Federal de Itajubá O QUE É MERCADO? Os mercados podem ser, efetivamente, instrumentos de organização da Economia. Embora as diferentes estruturas de mercado não sejam igualmente eficientes do ponto de vista social, outros mecanismos de organização da economia não produziram resultados equivalentes aos que as modernas economias conseguiram por meio do mercado. Mercado e economia, na atualidade, são, portanto, quase sinônimos. No mercado existe compra e venda. 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS

Universidade Federal de Itajubá SÍMBOLO DA ECONOMIA 1)O QUE É ECONOMIA? 2)MICROECONOMIA 3)FLUXO MICROECONÔMICO 4)AXIOMAS 5)ÓTIMO ECONÔMICO 6)MACROECONOMIA 7)FLUXO MACROECONÔMICO 8)O QUE É MERCADO? 9)ESCOLAS ECONÔMICAS