Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS

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Transcrição da apresentação:

Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS Acolhimento Uma diretriz da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (PNH) Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS

Concepções, entendimentos, significados, experimentações Acolhimento Concepções, entendimentos, significados, experimentações Recepção administrativa nos serviços; Ambiente confortável; Atividade desempenhada por um determinado profissional e num espaço especifico; Triagem administrativa com encaminhamentos; Organização das filas por tipo de atendimento e ordem de chegada.

ACO - Em análise Ação administrativa, pontual, isolada; Descomprometida com a responsabilização e produção de vínculo; Privilegia o aspecto da produção de procedimento; Sem avaliação do potencial de risco, agravo ou grau de sofrimento; Não fomenta rede do cuidado.

Uma diretriz ético-estético-política, que implica: ACO e a PNH Uma diretriz ético-estético-política, que implica: escuta ampliada/qualificada das necessidades, abertura à diversidade cultural, racial e étnica, compartilhamento de saberes (usuário participante), respostas mais adequadas aos usuários e à sua rede sócio-familiar, qualificação e garantia do acesso, encaminhamento responsável.

Quem acolhe? Em qual lugar? Em qual horário? ACO e a PNH Quem acolhe? Em qual lugar? Em qual horário?

ACO e a PNH Um modo de operar e reorganizar os processos de trabalho - em saúde - de forma a atender todos os que procuram os serviços. Uma ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos dos serviços, na produção de saúde e produção de sujeitos. É postura atribuição de todos.

ACO e a PNH Permite construção de vínculo, garantia do acesso com responsabilização, avaliação de risco e resolutividade nos serviços. Possibilita analisar/reestruturar: processos de trabalho, área física, ofertas de serviço. Fomenta a construção de redes e a tecnologia do encontro.

Acolhimento no glossário da PNH Recepção do usuário, desde sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, permitindo que ele expresse suas angústias e ao mesmo tempo, colocando os limites necessários, garantindo atenção resolutiva e a articulação com os outros serviços de saúde, para a continuidade da assistência, quando necessário.

Acolhimento na cartilha da PNH “O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. Ou seja, requer prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização, orientando, quando for o caso, o paciente e a família em relação a outros serviços de saúde, para a continuidade da assistência, e estabelecendo articulações com esses serviços, para garantir a eficácia desses encaminhamentos.” Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2. ed. 5. reimpressão. 2010. Pg. 21

Acolhimento segundo Dr. Antônio Gabriel Cândido Moreira Psiquiatra - CERSAM Pampulha/BH-MG “Acolher uma demanda significa, antes de qualquer coisa, reconhecer como legítima esta interpelação - e, responder, portanto! O enunciado desta resposta pode ser sim ou não, agora ou depois, aqui ou noutro lugar, comigo ou com outra pessoa. Trata-se de um sim que surge de uma postura de responsabilização. Sim, você está dirigindo a mim (trabalhador deste serviço), a respeito de algo que você considera um problema de saúde. Seu endereçamento a mim não me aborrece nem me assusta: pelo contrário, conta com minha atenção. Isto não significa que eu vou automaticamente atender ao conteúdo do que você pede, mas com certeza, vou considerar o que você diz ao avaliar o que fazer, ou seja: vou atender a sua demanda de ser escutado. Diante de seu apelo, há várias saídas a pensar e discutir: o que não se discute é o seu direito de interpelar e o meu compromisso em responder”. 10

Como interagir com a PNH: 03- Biblioteca Virtual em Saúde/MS 01- Fale Conosco humanizasus@saude.gov.br 02- Site Humanizasus www.saude.gov.br/humanizasus 03- Biblioteca Virtual em Saúde/MS www.saude.gov.br/bvs/humanizacao

04- Rede HumanizaSUS (RHS) 05- Mostra Interativa - O SUS que dá certo www.redehumanizasus.net 05- Mostra Interativa - O SUS que dá certo OBRIGADA! olga.matoso@saude.gov.br