Contabilidade I Apresentação da disciplina Profa. Adm. Mara Luiza Gonçalves Freitas Curso de Bacharelado em Administração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO MARANHÃO PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS (Eixos da Formação)
Altinópolis.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
APRESENTAÇÃO.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Engenharia de Software 1
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Licenciatura Plena em Pedagogia (UNIFAP-2005) e Bacharelado.
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
CEAP Prof.ª Erika Figueira
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
QUALIDADE DE SOFTWARE Apresentação da Disciplina
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Sistemas Operacionais
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Plano de Gestão da Escola
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Didática da alfabetização
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
O papel do Estagio na Formação de Professores
AUDITORIA Profa. Andréia.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano de Ensino. Unidade.
Competências Profissionais
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Faculdade Piaget - Brasil
Trabalho Interdisciplinar (4º. Período) 2010/2º Semestre Tema do TI: – Identificar e analisar uma oportunidade de negócio para a Copa do Mundo de 2014.
Transcrição da apresentação:

Contabilidade I Apresentação da disciplina Profa. Adm. Mara Luiza Gonçalves Freitas Curso de Bacharelado em Administração

Sumário  Conheça seu professor. Por que estudamos contabilidade?  Conhecendo a disciplina:  Seu objetivo;  Ferramentas de apoio  Dinâmica das aulas.  As avaliações.  Materiais necessários para as aulas.

Conheça seu professor

Profa. Mara Freitas Profissional com oito anos de experiência no ensino superior e quatro na área executiva, a administradora Mara Luiza Gonçalves Freitas é técnica em contabilidade pela Escola Estadual de I e II Graus 'Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima (1994), bacharel em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestre em administração pela Universidade Federal de Lavras (2006). Portfólio disponível no site

Motivos pelos quais estudamos contabilidade

História da Contabilidade

Conhecendo a disciplina

A disciplina Nome da disciplina: Contabilidade I Carga horária: 40 horas Aulas sempre às sextas-feiras. Nome da disciplina: Contabilidade I Carga horária: 40 horas Aulas sempre às sextas-feiras. Objetivo da disciplina: Oferecer uma visão geral da contabilidade quanto linguagem de negócios essencial para o profissional de administração

Competências a serem desenvolvidas Descrever a natureza de uma empresa e o papel da ética e da contabilidade no ambiente de negócios; Reconhecer os aparatos legais e os princípios contábeis e aplica-los aos procedimentos de escrituração contábil; Compreender a dinâmica patrimonial e identifica-la nas demonstrações financeiras. Compreender e definir contabilidade, assim como seus principais conceitos; Conhecer e identificar a composição do patrimônio empresarial;

Competências a serem desenvolvidas Conhecer e identificar a composição do patrimônio empresarial; Compreender o princípio fundamental do método das partidas dobradas; Efetuar lançamentos contábeis básicos de atos e fatos contábeis; Conhecer as demonstrações financeiras básicas; Reconhecer a contabilidade com instrumento de controle; Caracterizar os benefícios do uso correto da burocracia; Utilizar as aptidões despertadas para progresso pessoal e profissional.

Atividades pedagógicos 2.1: Estratégias de Ensino/Metodologia: Serão utilizadas três técnicas: a aula expositiva dialogada, o portfólio e a Phillips : Instrumentos Didáticos/Recursos: Serão utilizados os seguintes recursos didáticos: Listas de exercícios; Power Point; Quadro e giz. Leitura de textos básicos e complementares; Leitura de legislação. Flash Card.

Conteúdo programático A contabilidade Conceitos contábeis básicos Plano de contas Escrituração contábil Procedimentos de ajuste BP e DRE

Avaliações Avaliação escrita, contendo 40% de questões dissertativas e 60% de questões objetivas Avaliação teórica Resolução de exercícios e lista de exercícios Avaliação prática serão solicitados nos dois primeiros bimestres a elaboração de quadro-resumos de aparatos legais. Estudos complementares

Avaliações: datas e pontuações Bimestre Modalidade de avaliação Pontuação Data de realização/entrega Pontuação total 1º Avaliação teórica10 pontos 08 de abril20 pontos Avaliação Prática5 pontos Estudos complementares 03 pontos Semad02 pontos 2º Avaliação teórica10 pontos 10 de junho20 pontos Avaliação Prática5 pontos Estudos complementares 05 pontos 3º Avaliação teórica10 pontos 08 de julho10 pontos

Materiais necessários para as aulas 1 – Caderno; 2 – Lápis ou lapiseira; 3 – Borracha; 4 - Ficha pautada 4x6 para Flashcard; 5 – Elástico (gominha); 6 – Pasta com elástico para guardar folhas de exercícios e outros materiais entregues em sala.

Dúvidas ou informações? Escreva-me ou pergunte-me.