Trajetória e Referencial John Física Disciplina Professor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeira Lei de Newton.
Advertisements

Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
CINEMÁTICA Velocidade.
OS MOVIMENTOS.
Movimentos.
Cinemática Professor PH.
Exercícios Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela. Qual, aproximadamente, em m/s2, o valor.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Generalizando as Coisas
RAZÃO E PROPORÇÃO GIOVANNI ÁVILA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
Conceitos Básicos John Física Disciplina Professor.
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
1Definição 2Energia potencial elétrica 3Relações matemáticas 4Legenda 5Gráfico do potencial elétrico 6Potencial criado por várias partículas 7Diferença.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
As quatro operações com fração
Aula de Economia Um certo professor de Economia reprovou uma classe inteira por notas abaixo do esperado. Entenda por que... Esta classe em particular.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Seis séculos antes de Cristo, Tales de Mileto já estava convencido da curvatura da Terra, sabia que a Lua era iluminada pelo Sol e previu o eclipse.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
O Projeto Político Pedagógico é...
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
Trajectória (Elaborado por Prof. Jorge Barata) -É a linha definida pelas sucessivas posições ocupadas por uma partícula no decorrer do tempo, num determinado.
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Como aprender mais fácil?
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
Noções de geometria projetiva
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Ciências Biologia Química Física. Biologia Química.
Cinemática John Física Disciplina Professor. Velocidade Média Aceleração Média Unidade [m/s] Unidade [m/s²]
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Eudóxio (discípulo de Platão) As estrelas, o Sol, a Lua e os planetas permanecem fixos sobre.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
AAHPERD Youth Fitness Test
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
Transformações Na Física Clássica, utilizamos as Transformações de Galileu para passar de um referencial para outro. Considerando apenas a velocidade em.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
O Amor Trabalho elaborado por: João Gouveia Nº 9 Escola Básica e Secundaria do Porto Moniz Disciplina e EMRC.
Força e Movimento O que é o movimento? Escola Secundária de Alcácer do sal.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
Cinemática Vetorial John FÍSICA Disciplina Professor.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
Nível I ao 5º ano. Duração: 1 mês Interdisciplinar.
Cinemática Professor John Disciplina Física.
Física I 14 Aula 12 Centro de Massa e Momento Linear I 2009/2010.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
CORRENTE E RESISTÊNCIA
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
Física I Aula 17 Momento de uma Força e Momento Angular 2009/2010.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
Aula 3 - Escalares, Vetores,
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
CINEMÁTICA John Física Disciplina Professor. Movimento.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
ESTUDO DO MOVIMENTO O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
Estudos Iniciais sobre a Radiação Térmica: Lei de Kirchhoff Estudos Iniciais sobre a Radiação Térmica: Lei de Kirchhoff Dedução da Lei de Kirchhoff para.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Relatividade de Galileu
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Transcrição da apresentação:

Trajetória e Referencial John Física Disciplina Professor

Trajetória é o caminho ou a linha que une as posições ocupadas por um corpo, ao longo do tempo, em relação um certo referencial. Trajetória

Referencial: no chão

Referencial: no avião

Ponto material e Corpo Extenso

NÃO SIM

(Ufsm) Numa corrida de revezamento, dois atletas, por um pequeno intervalo de tempo, andam juntos para a troca do bastão. Nesse intervalo de tempo, I. num referencial fixo na pista, os atletas têm velocidades iguais. II. num referencial fixo em um dos atletas, a velocidade do outro é nula. III. o movimento real e verdadeiro dos atletas é aquele que se refere a um referencial inercial fixo nas estrelas distantes. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) I, II e III. SIM NÃO

Imagine um ônibus escolar parado no ponto de ônibus e um aluno sentado em uma de suas poltronas. Quando o ônibus entra em movimento, sua posição no espaço se modifica: ele se afasta do ponto de ônibus. Dada esta situação, podemos afirmar que a conclusão ERRADA é que: a) o aluno que está sentado na poltrona, acompanha o ônibus, portanto também se afasta do ponto de ônibus. b) podemos dizer que um corpo está em movimento em relação a um referencial quando a sua posição muda em relação a esse referencial. c) o aluno está parado em relação ao ônibus e em movimento em relação ao ponto de ônibus, se o referencial for o próprio ônibus. d) neste exemplo, o referencial adotado é o ônibus. e) para dizer se um corpo está parado ou em movimento, precisamos relacioná-lo a um ponto ou a um conjunto de pontos de referência. SIM NÃO

FIM