Ao artista não cabe melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O absolutismo monárquico
Advertisements

3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
ABSOLUTISMO EUROPEU.
REVOLUÇÃO INGLESA Antecedentes da Revolução:
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INGLESA ( ) Prof° Davi Ruschel.
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
O Antigo Regime No absolutismo o poder central sobrepunha ao local (nobres) e ao universal (Igreja). O rei detinha a totalidade do poder político, valendo-se.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
A casa, uma parte de mim no mundo
BARROCO.
Revolução Inglesa.
REFORMA RELIGIOSA.
A França no Século XIX A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830
Comunicação, Arte e Cultura
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
ANTIGO REGIME – O ABSOLUTISMO
História da Arte Desafio Cultural I
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Professora Vanessa Martins 8º Anos A e B
Golpe do 18 brumário O Golpe do 18 Brumário (1799) que instituiu o Consulado, significou um freio nos ideais populares da revolução francesa. A alta burguesia,
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Revolução Liberal (1830) Primavera dos Povos (1848)
A Revolução Inglesa (século XVII)
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Puritana e Gloriosa Século XVII
RENASCIMENTO.
ROMANTISMO.
Leonardo da Vinci.
REFORMA E CONTRARREFORMA
RENASCIMENTO CULTURAL
Cap. 06 Formas específicas de Absolutismo na Europa.
Arte Realista Introdução  Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias
RENASCIMENTO CULTURAL:
O homem no centro do mundo
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
18 DE BRUMÁRIO - O GOLPE EM NOME DA BURGUESIA
Absolutismo Monárquico
REALISMO.
Sandro Botticelli ( ), considerado o último dos pré-renascentistas, inspirou-se na mitologia da Antigüidade e associou a estética greco-romana.
Renascimento.
Revisão PG 2 7º ano- História.
Os Movimentos de 1820, 1830 e 1848 na Europa
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
Neoclássico. Final do Século XVIII- Início Séc XIX Revolução Francesa 1789 Era da Razão Período de questionamentos Arte sendo questionada, estilos sendo.
Períodos Musicais na Idade Moderna
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO. “ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pela autoridade estabelecida.” Pensamento proclamado.
O COMEÇO DA PINTURA MODERNA.  Redescoberta da arte greco-romana  Estudo científico do corpo humano e do mundo natural  Intenção de reproduzir com realismo.
BARROCO ERA DO ORNAMENTO
O BARROCO.
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
REALISMO Ao artista não cabe melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.
Transcrição da apresentação:

Ao artista não cabe melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é

 Uma nova tendência relacionada à crescente industrialização. Entre 1850 e  O artista deve representar a realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza.  Temas: criação a partir de uma realidade imediata e não imaginada. São deixados de lado os temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários.  A representação do real teve como consequencia a politização; surgindo a pintura social denunciando as desigualdades entre a pobreza dos trabalhadores e a riqueza da burguesia.

Moças Peneirando Trigo

Os Quebradores de Pedra

DAUMIER O Vagão da Terceira Classe

Lavandeira

 Inovou dando à pintura uma luminosidade mais intensa começando a explorar os efeitos da luz natural.

O Julgamento de Páris – Marcantonio Raimond O Concerto Campestre - Giogione

O Balcão

O Tocador de Pífano

Olympia

Um Bar no Folies Bergére

Berthe Morisot

História Política 1500 Carlos V – Imperador do Império Romano Henrique VIII funda a Igreja Anglicana Guerra entre os príncipes católicos e luteranos na Alemanha 1600 Cardeal Richilieu consolida o poder real Guerra dos 30 Anos 1650 Carlos II restaura a monarquia na Inglaterra Luis XIV monarca absoluto da França 1750 Guerra dos 7 Anos Início da Revolução Industrial 1800 O mundo sente as consequências da Rev. Industrial e da Rev. Francesa História da Arte 1500 Leonardo da Vinci – Mona Lisa Rafael – Afresco A Escola de Atenas Michelângelo – Afresco do Juízo Final 1600 Rubens – Levantamento da Cruz Artemisia - Judite e a Criada com a Cabeça de Holofones Frans Hals – O Alegre Bebedor 1650 Rembrandt – Cristo Pregando Velásquez – As Meninas 1750 Fragonard – As Banhistas 1800 Jaques Louis Davi – Bonaparte subindo os Alpes Goya – O Fuzilamento de 3 de Maio de 1808