Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Prestação de Contas de 2015 fevereiro/2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

O modelo OS e o seu controle Flávio Alcoforado
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Conselhos de Fiscalização Profissional
ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2010
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
1 FORPLAD OUT/ Auditoria Anual de Contas Sumário 1. IN TCU nº 57/2008 – principais mudanças 2. Contas de 2007 – avanços 3. Contas de 2007 – principais.
Uso da Matriz de Risco para Classificar as Entidades do
Trilhas de Auditoria da área de Pessoal
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
MANUAL DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO 2012/IFRJ
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE.
Controle de Recursos Públicos
CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
Bom governo, é claro, é aquele cuja ação se orienta pelo respeito à lei e a ética e pela busca do melhor resultado possível para a comunidade. (Ministro.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
República Federativa do Brasil Ministério da Fazenda PRINCÍPIO DA ENTIDADE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA Brasília-DF, 10 de agosto de 2004 O.
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
Relatório de Gestão e Processo de Prestação de Contas – “S”
PROCESSO ANUAL DE CONTAS e RELATÓRIO DE GESTÃO
1º Encontro Nacional da ANAUNI para o CONSULTIVO - Tema: O papel das Consultorias Jurídicas e NAJs na viabilização de políticas públicas: novas perspectivas.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Reunião de Abertura Auditoria Anual de Contas do
O CONCEITO DE “NORMAS GERAIS” EM MATÉRIA DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE E SEUS EFEITOS NA GESTÃO E CONTROLE DOS RPPS PRÊMIO MINISTRO GAMA FILHO.
Relatório de Gestão e Prestação de Contas exercício de 2013
Prestação de Contas Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia julho 2014.
ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2013
A Fiscalização Financeira no Setor Público Brasileiro
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2013
Relatório de Gestão e Prestação de Contas exercício de 2014
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
VII Conferência Nacional de Assistência Social Conselho de Assistência Social e a Função do Controle Interno.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
SISTEMA DE CONTROLE INTERNO
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Coordenação e Colaboração entre Controle Interno e Controle Externo
Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil Lei nº /2014.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
Ministério da Educação
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
II Oficina sobre Relatório de Gestão da Unifesspa
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Sistema de Prestação de Contas
Entidade Sem Fins Lucrativos
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
Encontro sobre o Encerramento do Exercício de 2014 e Inovações para o exercício de Novembro de 2014 Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
1 Prestação de Contas Anual Sistema e-Contas – versão 2012.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
1/11. 2 Prestação de Contas Anual exercício 2012 e-Contas.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
1/11. 2 Coordenadoria de Auditoria da Gestão - COAUG Auditorias de Contas de Gestão de 2011.
Concessão do perfil “Analista de Contas” para atuar no Sistema e-Contas Abril/2015.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Encontro Presidência e Secretaria Geral 21 e 22 de junho de 2011.
Transcrição da apresentação:

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Prestação de Contas de 2015 fevereiro/2016

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Os contatos para dirimir dúvidas sobre a prestação de contas devem ser feitos diretamente com a Unidade Técnica do TCU (UT) responsável pela análise da contas da Unidade Prestadora de Contas (UPC). No organograma do TCU, clique sobre a sigla da Unidade Técnicaorganograma do TCU

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União  Alguns conceitos do modelo de contas  Novidades nas normas e procedimentos para contas de 2015  Avanços no Sistema e-Contas  Dúvidas Pauta

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Recordando alguns conceitos... UJ x UPC Unidades Jurisdicionadas UJ Unidades Prestadoras de Contas UPC Art. 5º da LOTCU Art. 6º da LOTCU

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Órgãos e Entidades (UPC) que devem apresentar Relatórios de Gestão Órgãos e Entidades (UPC) que terão processo de contas constituído Prestação de Contas (sentido amplo) Julgamento de contas Universo da Administração Pública Federal (APF) Parte do Universo da APF DN prevista no art. 3º da IN 63/2010 DN prevista no art. 4º da IN 63/2010 Recordando alguns conceitos... Pre stação de contas x Julgamento de contas

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Normas para o exercício de 2015 Resolução 234/2010 Instrução Normativa 63/2010 Decisão Normativa 147/2015 Julgamento de contas 2015 Portaria 321/2015 Decisão Normativa 146/2015 Prestação de contas 2015 Atores externos ao TCU Unidades do TCU e-Contas Normas do OCI

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União  Publicação dos relatórios de gestão  Rol de responsáveis  Identificação da UPC  Órgãos e Unidades Gestoras do SIAFI  Demonstrações contábeis Atenção para alguns pontos...

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Reflexões... Preenchimento do relatório de gestão Rigidez da estrutura do relatório de gestão Dependência de orientações e quadros Elaboração coordenada Observo os conteúdos das normas ou o que está no e-Contas?

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Sistema de Prestação de Contas e-Contas

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Quem atua nas contas na fase externa ao TCU? Unidade prestadora de contas Relatório de Gestão Rol de responsáveis Auditoria Interna Colegiados Órgão de Controle Interno Relatório de auditoria Certificado de auditoria Parecer Ministro Supervisor Pronunciamento Exigida de todas unidades prestadoras de contas (UPC) Exigidas das UPC com processo constituído para julgamento PEÇASPEÇAS INSTÂNCIAS Informações Suplementares Pareceres, Relatórios e Declarações Parecer Unidade Prestadora de Contas (UPC)

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Perfis (unidade apresentadora de contas) PERFILPAPELESPAÇO DE ATUAÇÃO Apresentador de contas com poder de delegação Inserir informações e concluir a elaboração da conta e delegar a execução a outras pessoas da UPC. Unidade Apresentadora Apresentador de Contas Elaborar e inserir conteúdos da conta da unidade Unidade Apresentadora Consulta Consultar informações da conta Unidade Apresentadora DN 146/2015 Art. 4º, § 2º Habilitação feita pela Unidade Técnica

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União PERFILPAPELESPAÇO DE ATUAÇÃO Controle Interno de Contas com poder de delegação Inserir as peças resultantes da auditoria nas contas, concluir a atuação do OCI e delegar a execução dentro do OCI. Órgão de Controle Interno Controle Interno de Contas Inserir as peças resultantes da auditoria nas contas Órgão de Controle Interno Perfis (órgão de controle interno) Habilitação feita pela Diretoria de Contas

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União PERFILPAPELÂMBITO DE ATUAÇÃO Supervisor de contas com poder de descentralização Emitir o pronunciamento ministerial, concluir a atuação da supervisão ministerial e descentralizar a inserção de conteúdos ao AECIs. Ministério supervisor ou equivalente Supervisor Adjunto de Contas Inserir elementos para o pronunciamento de ministro supervisor Ministério supervisor ou equivalente Perfis (supervisão ministerial) Habilitação feita pela Diretoria de Contas

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União... para dentro do e-Contas 14

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Acesso ao e-Contas

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União geovani f geovani f

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União  Pesquisa de satisfação sobre o e-Contas Pesquisa de satisfação sobre o e-Contas  Comunidade virtual sobre prestação de contas Comunidade virtual sobre prestação de contas Finalmente...

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União

Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Obrigado! Diretoria de Normas e Gestão de Contas