Inovação na sala de aula Gustavo Fischer Gustavo Borba #oficinadosgustavos
Agenda Contexto da oficina Vídeos introdutórios ao tema Discussão sobre o processo de aprendizagem e papel do professor: mapa de polaridades Ferramentas de apoio web Pressupostos para inovação Papel do professor unisinos
Quem somos?
Colorados
Músicos nas horas vagas
Vídeos Teachers are people A vision of students today
Quais as incertezas que afetam nossa atividade como professor no dia-a-dia da sala de aula? Incerteza crítica: Forças sobre as quais não temos ideia muito clara de seus desdobramentos no futuro
Mapa de polaridades
Lara Penin, Parson, USA, 2010 Estruturado a partir de dois eixos, que formam 4 quadrantes Cada quadrante representa um cenário Mapa de polaridades
Cenário 4 Cenário 2 Cenário 3 Cenário 1 Nível InferiorNível Superior Incerteza Crítica 1 Nível Inferior 1. Que nome melhor identifica o cenário? 2. Como surge? 1. Que nome melhor identifica o cenário? 2. Como surge? 3. Uma vez concretizado, quais são as suas características? Que mundo é este? 4. Que pressupostos você usou para os cenários? 3. Uma vez concretizado, quais são as suas características? Que mundo é este? 4. Que pressupostos você usou para os cenários? Nível Superior Incerteza Crítica 2 5. Quais as conseqüências para nosso negócio? 6. Quais são as estratégias criativas antes do cenário se configurar? 5. Quais as conseqüências para nosso negócio? 6. Quais são as estratégias criativas antes do cenário se configurar? 7. Quais são as estratégias criativas, uma vez configurado o cenário? 7. Quais são as estratégias criativas, uma vez configurado o cenário? Caracterizando os Cenários A lógica de planejamento de cenários possui como principal característica a idéia de prevenção e antecipação de mudanças, em fatores estratégicos. Scaletsky, 2009
Variáveis descritoras do cenário Uma aula no cenário A,b,c,d 30 minutos de discussão e composição dos post-its no quadro 5 minutos/grupo de apresentação Incertezas críticas Virtual – real Massa – nicho ex. Eliara, unisinos 2020, entras em uma sala de aula de um curso massa/presencial, o que estás vendo?
Mudança no contexto da sala de aula
Mudança no contexto familiar
Mudança no contexto social
transação participação
Mudança no papel do professor
E o contexto nacional? E a Universidade? E a Unisinos? Que impactos as mudanças que assistimos tem na nossa atividade como professores?
Classes SociaisUnisinos *Brasil ** Classe A/B14%16% Classe C61%51% Classe D25%33% Total100% * Fonte: Relatório Vestibular ** Fonte: Centro de Políticas Sociais da FGV, Classes Sociais Classe A/BAcima de R$ 4.591,00 Classe CR$ e R$ 4.591,00. Classe DAbaixo de 1.064,00 Qual o nosso contexto?
Que geração estamos atendendo?
[geração quem?]
Brasil Baby Boomer (entre 50 e 69 anos) 18,24% Geração X (entre 30 e 49 anos), 32,56% Geração Y (de 18 a 29 anos) 35,50% Geração Z (de 6 a 17 anos) 13,70% Fonte> Daisen Executive Search (2010) brasil/ brasil/
Quantas/quais gerações estão nas nossas salas de aula?
Como fazemos para nos adaptar a esta realidade?
A arte da busca: orientar, google labs – patentes addletters/.com/pictures/bart-simpson-generator.htm
Contextualização A participação nos chamados sites de redes sociais - social network sites (Boyd & Ellison, 2007) - e outros websites que primam pela inserção, visualização e compartilhamento de conteúdos (Fischer, 2008) pelos usuários da web tornou-se cada vez mais forte em termos de número de usuários e tempo despendido online. IBOPE, (Meio Digital, 2009)
C.A.: Inserção, visualização e compartilhamento (IVC): Social Network Sites (SNS): a)inserção de texto, vídeo, imagem, áudio (DADOS – biblioteca) b)visualização na interface do site (MÍDIA – Tv) c)Estratégias de compartilhamento (AMBIENTE DE RELACIONAMENTO ) a) construção de um perfil público ou semi-público; b) articulação de uma lista de outros usuários/membros do mesmo serviço com os quais o indivíduo compartilha algum tipo de ligação e c) visualização e visitação tanto da sua lista de conexões como das feitas por outros membros pertencentes ao mesmo serviço.
A web como platafoma Sites deixam de ter uma característica estática para se tornarem verdadeiros aplicativos no servidor Beta eterno Nunca temos uma versão final, mas isso não impede que o sujeito já encontre o site “funcionando”. Plano de aula? Redes sociais Flexibilidade no conteúdo Tags web 2.0 Mais...
Flickr (fotografia) Inserção, visualização e compartilhamento (IVC):
Youtube (video)
Delicious (“favoritos”)
Twitter (microblog + conversação) No mínimo fizeram mais uma piadinha contra o grêmio. Sabe da última da #oficinadosgustavo s?
Orkut, Facebook... (SNS)
Blogs (gerenciador de conteúdo? Diário online?)
Ning: criação de comunidades
google docs Google Docs: texto, planilha, powerpoint
Perguntas e respostas
Slideshare: “youtube de powerpoint”
Não esqueça, a web é “escrita em hipertexto”, isso significa que o sujeito: deve ter liberdade para ir aonde quiser, encontrar seu rumo ou se perder deve ter papel ativo na fruição da experiência não precisa seguir uma sequencia pré- determinada
E agora?
Afinidade Percepção Comunidade Conversação Participação Interação Engajamento m/logic_emotion/2007/08/t he-marketing-s.html A espiral do ensino?
Revisão das polaridades
O que temos que fazer? Perfil do novo professor? Coaching Modelo mental Novas ferramentas, velhas tecnologias
Tapscott, growing up digital, p. 133
Impossível dar aula para O que significa dar aula? Precisamos mudar o relacionamento entre alunos e professores no processo de aprendizagem 1.abandonar o estilo broadcast e adotar um estilo interativo 2.encorajar os alunos na busca pela aprendizagem e a pensarem criticamente 3.Devem encorajar os alunos a colaborar entre si. 4.Devem customizar o estilo de educação aos estilos de aprendizagem dos alunos Definição de uma palestra: processo no qual as anotações do professor transformam-se em anotações dos alunos sem passar pelo cérebro de ambos. Tapscott,2009
twitter.com slideshare.net delicious.com /gusfischer
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Slide 19: Classroom 1950: Slide 20: Slide 23: Slide 24: Slide 26: Slide 30: Slide 31: Slide 33:Sydney Institute, 2010 : Slide 34: Slide 53: Referências bibliográficas e fontes de imagem