PMR 2499 Revisão bibliografica e leitura de artigos Arturo Forner-Cordero Larissa Driemeier Lucas Moscato

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Sandra de Amo Mestrado em Ciência da Computação 2013 – 2
Advertisements

“A beleza do Trabalho” de Sônia Fernandes
Teoria da Computação Profa. Sandra de Amo Mestrado em Ciência da Computação 2010 – 1.
Teoria da Computação Profa. Sandra de Amo Bacharelado em CC Mestrado em CC 2008 – 1.
Como escrever um artigo
Introdução a Engenharia Elétrica
Normas e dicas para apresentação de Comunicação Oral
Publicação de Artigos em Periódicos Marcelo Zaiat Laboratório de Processos Biológicos Grupo de Pesquisa em Processos Anaeróbios.
Prof. Marcello M. Amaral Física Experimental I.
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Pesquisa científica e levantamento bibliográfico Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia AZ051 - Introdução à Pesquisa em Zootecnia Prof.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Redação de Texto Científico Acadêmico
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Monografia I Prof.Dr. Leandro Brusadin Texto II A ARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA BUSCA DO CONHECIMENTO PIZZANI et al.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Philippe Barbosa Silva Disciplina: Prática Científica.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
INDENTIFICAÇÃO Nome do discente: nome em itálico Nível: em itálico Agência da bolsa: em itálico Data do início da bolsa: em itálico Linha de pesquisa do.
Introdução a Pesquisa Científica
TEM 738 – Tópicos Especiais em Engenharia e Ciência dos Materiais – Seminários em Física de Semicondutores Evaldo Ribeiro 1S 2016.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Tema, objeto de estudo e a pergunta de partida
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
O uso de um fórum de discussão para desenvolver atividades colaborativas. Autores Autores: BARBOSA, Rommel Melgaço SANTOS, Ieda.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Bruno Matheus. Sumário  Resumo  Introdução  Revisão Bibliográficas  Materiais e Métodos  Conclusão  Referencias bibliográficas.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
Onde encontrar obras científicas? Proxy.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
TÍTULO DO TRABALHO Tamanho da fonte: 28 a 40 A. Sobrenome; A Sobrenome; A. Sobrenome; A Sobrenome Instituição/Empresa do(s) autor(es) do autor principal.
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Bancos de dados bibliográficos e WWW Renata Kirkwood, Ph.D. Claudio Marcos B. Magalhães, Esp.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Modelo de Pôster Eletrônico Prof. Dr. João Marcelo Rondina Versão
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Apresentação científica na forma de um poster Licenciatura em Física Licenciatura em Engenharia Física Licenciatura em Bioquímica Licenciatura em Biologia.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
ECTS: 5 Horas de contacto: 30 T + 30 PL + 5 OT Horas de trabalho total: 135 horas Engenharia Mecânica Eletrotecnia Eletrónica Industrial.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
História Oral. Introdução: Origem da História Oral A História Oral teve início na década de E sua primeira experiência com pesquisa foi nos Estados.
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
2nd CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI/FEA/USP June, 2005 USP/São Paulo/SP 2º CONTECSI Congresso.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Metodologia para Divulgação do Artigo Científico Metodologia para Divulgação do Artigo Científico2014 Seção de Discussão Seção de Discussão Ivan França.
Vamos utilizar o oodle? Um convite para boas práticas Dieval Guizelini Universidade Federal do Paraná.
Transcrição da apresentação:

PMR 2499 Revisão bibliografica e leitura de artigos Arturo Forner-Cordero Larissa Driemeier Lucas Moscato Thiago Martins ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos

Comentários iniciais  Importância da documentação do projeto  Importância do gerenciamento do projeto  Ferramentas de gerenciamento  Reuniões periódicas como o orientador  Citar as fontes:  Não citar=Plagio=Responsabilidade ética e penada por lei

Objetivos ● Fazer uma busca bibliografica ● Fazer uma busca de patentes ● Ler eficientemente um artigo

Para quê? ● B usca bibliografica e de patentes: – Achar soluções já prontas para o nosso problema... ● Então, melhor não procurar? ● Entender quais são so desafios ● Definir os requisitos e sua avaliação ● Ler eficientemente um artigo

Cómo fazer uma revisão bibliografica? 1. Formular uma pergunta precisa a partir do problema. 2. Localizar as possíveis repostas na literatura científica e nas bases de dados de patentes. - Organizar os documentos obtidos 3. Avaliar críticamente os resultados dos artigos. 4. Documentar a busca e a avaliação. 5. Aplicar as conclusões da avaliação no projeto.

1. Formular uma pergunta precisa a partir del problema ● Formular os problemas do projeto ● Identificar as necessidades de informação ● Propor uma ou varias perguntas simples e claras. ● Com uma pergunta clara podemos definir: PALAVRAS-CHAVE – p.e. “existem exoesqueletos roboticos de membro inferior de baixo custo?” – “robotic”, “exoeskeleton”, “lower limb”, “low cost”

2. Localizar as possíveis repostas na literatura científica e nas bases de dados de patentes. ● Busca em bases de dados bibliograficas disponíveis em Internet (ou em CD-ROM): – Pubmed Pubmed – Google scholar – Scopus ● Ou em bases de editores: – IEEEXplore IEEEXplore – Elsevier ScienceDirect – Springerlink – Outras... ● E na USP? Contato de primeira mão com autores

● Estrategias de busqueda: – Buscar “palavras-chave” – Buscar “autores relevantes” ● Refinar busca se aparecen muitos artigos: – Limitar os anos (p.e. as mais recentes) – Incluir outra palavra-chave ● Identificar os artigos de “Review” ● Se o review é recente=> revisar ● Ler os abstracts dos reviews (ver se é o tema correcto) 2. Localizar as possíveis repostas na literatura científica e nas bases de dados de patentes.

● Revisar Abstracts: – Reviews Artigos ● Identificar artigos mais relevantes e mais citados ● Seleção dos artigos para ler ● Crear uma base de dados dos artigos: – Saber onde fica o artigo – Gerar automaticamente as referencias: ● LATEX: BibTex ● WORD: EndNote WORD: EndNote 2. Localizar as possíveis repostas na literatura científica e nas bases de dados de patentes.

Busca de patentes ● Bases de dados de patentes – Exemplo Exemplo

3. Avaliar críticamente os artigos ● Avaliar os documentos para determinar: – Validez (cercanía a la realidade) – Utilidade (aplicabilidade). – Poucos artigos relevantes com metodologia rigorosa: ● Apresenta-se um dispositivo ou um algoritmo validado em condições muito concretas – p.e. não permite aplicação em tempo real ● O analise estadistico não é correto ● A descrição do experimento ou do algoritmo não permite replicar-lo

4. Documentar a busca e avaliação ● Descrever o procedimento de busca – Bases de dados usadas – Critérios de busca: ● Palavras-chave Faixa de datas – Numero de artigos achados, número de revisões – Jornais mais freqüentes ● Escolher os artigos mais relevantes: – Trabalhos recentes – Conclusões relevantes e fundamentadas – Jornais ou congressos prestigiosos na área – Autor/es reconhecido

5. Aplicação das conclusões da avaliação para a prática ● Trasladar o conhecimento adquirido al desenvolvimento de seus objetivos ● Qual é a pergunta que queriamos responder? ● Qué foi aprendido?

Cómo ler um artigo? ● Estrutura dos artigos: – Tipo IEEE ● Trans. on Biomedical Eng. ● Trans. on Neural Systems and Rehabilitation Eng. ● Proceedings ICRA, BioRob (conferencias) – (International Conference on Robotics and Automation) – Tipo Journal ● Journal of Biomechanics ● Gait and Posture ● Biological Cybernetics ● Experimental Brain Research ● Journal of Neurophysiology

Cómo ler um artigo? ● Estrutura clasica: ● Abstract ● Introduction: – Formulation of the problem and literature review – Goal of the paper ● Material and Methods: – Experiments, algorithms and data processing ● Results: – Present the results from experiments ● Discussion: – Discuss the obtained results ● (Conclussions): – Reinforce most prominent ideas from the Discussion

Cómo ler um artigo? ● Ler o abstract ● Se conhece bem o tema: – Ir a objetivos (fim da Introdução) – Ler conclusões (fim da Discussão) – É interessante? Materials and Methods (é bom?) – Leia TUDO. não? Joga (reciclaveis) Leia TUDO. não? Joga (reciclaveis) ● Se não conhece bem o tema: – Ler a Introdução => Identificar o objetivo do artigo – Ler a Discusão, Metodos – Ler TUDO

Estrutura dos artigos Tipo IEEE ● Descrição de um dispositivo ou algoritmo Descrição de um dispositivo ou algoritmo ● Introdução breve e no fim da introdução apresenta a estrutura do artigo ● A estrutura de sub-headings segue a descrição do dispositivo ou do metodo A estrutura de sub-headings segue a descrição do dispositivo ou do metodo

PMR2500 Bibliografia (Autor: Prof Thiago) “O problema da mochila é NP-Difícil...” Bibliografia: - Garey, Michael R.; David S. Johnson (1979). Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP- Completeness. W.H. Freeman. ISBN A6: MP9, pg Rivest, R.; A. Shamir; L. Adleman (1978). "A Method for Obtaining Digital Signatures and Public-Key Cryptosystems". Communications of the ACM 21 (2): 120– 126 -New Directions in Cryptography W. Diffie and M. E. Hellman, IEEE Transactions on Information Theory, vol. IT- 22, Nov. 1976, pp: 644–654.

PMR2500 Bibliografia – Notas de rodapé “O problema da mochila é NP-Difícil 1...” 1- Garey, Mitchel, Johnson (1979). “Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP-Completness. Bibliografia: - Garey, Michael R.; David S. Johnson (1979). Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP- Completeness. W.H. Freeman. ISBN A6: MP9, pg.247.

PMR2500 Bibliografia – Notas de rodapé “O problema da mochila é NP-Difícil 1, assim como o problema do máximo conjunto independente 2, o problema do caixeiro viajante 3 e o problema de satisfatibilidade booleana 4. Nada se sabe, no entanto, sobre o problema RSA. 5 ” 1- Garey, Mitchel, Johnson (1979). “Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP-Completness. 2- Baker, Brenda. (1994), "Approximation algorithms for NP-complete problems on planar graphs" 3- Applegate, Bixby, Chvátal, Cook, (2006), “The Traveling Salesman Problem” 4- Garey, Mitchel, Johnson (1979). “Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP-Completness. 5- Boneth, Venkatesan (1998), “Breaking RSA may not be equivalent to factoring” Bibliografia:...

PMR2500 Referências Bibliográficas “O problema da mochila é NP-Difícil (Garey; Mitchel; Johnson, 1979), assim como o problema do máximo conjunto independente (Baker; Brenda, 1994), o problema do caixeiro viajante (Applegate et al., 2006) e o problema de satisfatibilidade booleana (Garey; Mitchel; Johnson, 1979). Nada se sabe, no entanto, sobre o problema RSA. (Boneth; Venkatesan, 1998).” Referências: - Garey, Michael R.; David S. Johnson (1979). Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP- Completeness. W.H. Freeman. ISBN A6: MP9, pg

PMR2500 Referências Bibliográficas “O problema da mochila é NP-Difícil (1), assim como o problema do máximo conjunto independente (2), o problema do caixeiro viajante (3) e o problema de satisfatibilidade booleana (1). Nada se sabe, no entanto, sobre o problema RSA. (4).” Referências: 1 - Garey, Michael R.; David S. Johnson (1979). Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP- Completeness. W.H. Freeman. ISBN A6: MP9, pg

PMR2500 Referências Bibliográficas “O problema da mochila é NP-Difícil 1, assim como o problema do máximo conjunto independente 2, o problema do caixeiro viajante 3 e o problema de satisfatibilidade booleana 4. Nada se sabe, no entanto, sobre o problema RSA 5.” 1- Garey, Mitchel, Johnson (1979). “Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP-Completness. 2- Baker, Brenda. (1994), "Approximation algorithms for NP-complete problems on planar graphs" 3- Applegate, Bixby, Chvátal, Cook, (2006), “The Traveling Salesman Problem” 4- Garey, Mitchel, Johnson (1979). “Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP-Completness. 5- Boneth, Venkatesan (1998), “Breaking RSA may not be equivalent to factoring” Bibliografia:...

PMR2500 Citações Menezes (1) aponta que trabalhos na área de “segurança demonstrável” são frequentemente inacessíveis para pesquisadores que não pertencem à área De acordo com Menezes (1), trabalhos de “segurança demonstrável” parecem terem sido escritos de modo a serem completamente seguros contra compreensão de qualquer um de fora da área. De acordo com Menezes (1), “trabalhos de “segurança demonstrável” parecem terem sido escritos de modo a serem semanticamente seguros contra compreensão de qualquer um de for a da área.”

PMR2500 Citações O Texto científico: – Completo – Claro – Conciso – Convincente