TPM - Manutenção Produtiva Total Disciplina: Gestão da Qualidade Equipe: Brito Jacinto Jocenir Marcelo Cazelato Rute
Conteúdo do curso O que é TPM Tipos de manutenção O sistema de manutenção e o sistema de produção Pilares do TPM Fases do TPM Perdas de produção Indicadores
TPM Manutenção com a participação de todos TOTAL - todos os níveis, todos os departamentos, rendimento máximo da operação global PRODUCTIVE - deixa de ser exclusividade da manutenção MAINTENANCE- respeito pelo equipamento, manutenção autônoma
Objetivos do TPM Integração de produção e manutenção Maximizar o rendimento do sistema produtivo da empresa Visa quebra/falha zero Visa acidente zero Visa dano ambiental zero
Benefícios Qualidade Aprender a melhorar a eficiência dos equipamentos Educar para cuidar das máquinas Aumentar confiabilidade , manutenibilidade e segurança Aumentar CREDIBILIDADE da empresa
Tipos Clássicos de Manutenção Corretiva: por quebra Corretiva: com melhorias Preventiva: periódica Preditiva: por estado, monitoração Previsão da manutenção RCM - Reliability Centered Maintenace Reformas planejadas - retrofix
TPM Manutenção preventiva + manutenção com melhorias + prevenção da manutenção + manutenção voluntária Proativa e não reativa
TPM com participação total consiste em:
Capacidade dos operadores 1- rendimento global Capacidade dos operadores Padrões operacionais Instruções operacionais Processo Entradas Saídas Ambiente Utilidades Materiais de apoio e energia Equipamentos
2-Ciclo de vida de um Atividades da TPM sistema de produção Projeto e planejamento Projetos de produtos visando a facilidade da produção Programa de prevenção de defeitos Estabelecimento de condições visando a minimização das perdas Aperfeiçoamento do sistema de produção Construção ou melhoramento Operação e manutenção Sucata
3 - Equipes de Trabalho - comitês
4 - Participação de todos
Pontos fortes do TPM Começa no chão de fábrica; Enriquece o trabalho do operário; Implementa-se através de atividades sobrepostas de pequenos grupos; Tem capacidade multiplicadora extraordinária – consistência; e Valoriza o homem e se propaga pelo exemplo.
Efeitos tangíveis Produtividade > 1,5 a 2 x Ocorrência falhas imprevistas 1/10 a 1/250 Custo produção: redução de até 30% Estoque de produtos : redução até 50% Paradas por acidente : zero Poluição: redução de impactos Sugestões de melhoria: aumento de 5 a 10 x
Efeitos intangíveis: Controle totalmente autônomo, ou seja, manutenção autônoma dos equipamentos Estímulo da auto-confiança: “zero falhas” e “zero defeitos” Ambiente de trabalho excelente , com limpeza e trabalho de grupo Estímulo à disciplina pelo exemplo da boa impressão que a TPM causa aos visitantes.
Eficiência administração Educação e treinamento Segurança / Ecologia Prevenção da manutenção Manutenção Autônoma Eficiência administração Educação e treinamento Segurança / Ecologia Melhorias individuais Manutenção Planejada Manutenção da qualidade Oito pilares da TPM
Combate às quebras e falhas
Quais as perdas graves dentro de uma fábrica ?
TODA FALHA GRAVE COMEÇA COM UMA FALHA PEQUENA Deformações Rachaduras Corrosão Desgaste Atritos Ruído Folgas Vibrações Vazamentos Temperatura Estragos
AS GRANDES PERDAS DE PRODUÇÃO: 1- Perdas por paradas 1-1 Parada acidental 1-2 Set-up / regulagens 2 -Perdas por mudança de velocidade 2-1 Paradas momentâneas 2-2 Queda na velocidade 3 -Perda por produtos defeituosos 3-1 Defeitos no processo 3-2 Start-up
Perdas por paradas Paradas acidentais: > 10’ ( Objetivo : menos de uma vez por mês) Tempo de quebras/falhas ( Manutenção corretiva) Tempo de desligamento/desaclopamento acidental Tempo até a retomada da produção Set-ups /regulagens:( Objetivo : menos de 10’por vez) Tempo entre o desligamento e início das atividades para a produção subsequente Tempo p/ troca de ferramentas e gabaritos ( Set-up) Tempo p/ajustes de equipamentos e estabilização da produção (Regulagens)
Perdas por mudança de velocidade Paradas momentâneas ( duração < 10’) Paradas curtas/ociosidades do equipamento “inerentes”ao processo Quedas de velocidade Falta de condições do equipamento operar na velocidade para a qual foi projetado ( gera defeitos de qualidade e problemas mecânicos)
Perdas por processos defeituosos Defeitos no processo Produtos defeituosos durante a produção estabilizada e associados a falhas de máquinas Start-up Produtos defeituosos até a estabilização do processo
Atitudes perante às perdas crônicas
5 medidas para chegar à “perda zero” Estruturar condições básicas Obediência às condições de uso Restaurar a deterioração Melhoria do projeto Incremento da capacitação técnica
Indicadores de TPM