O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.

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Transcrição da apresentação:

O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Devido algumas deficiências do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado Terceiro Setor. Ou seja, o Terceiro Setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

Características ...  organizações estruturadas  localizadas fora do aparato formal do Estado  que não são destinadas a distribuir lucros entre os seus diretores  auto-governadas  envolve os indivíduos num significativo esforço voluntário

Agentes e Finalidades ...

Financiamento GOVERNO TRIBUTOS LUCROS MERCADO DOAÇÕES III SETOR

Personagens... Fundações Entidades Beneficentes Fundos Comunitários Entidades Sem Fins Lucrativos ONGs - Organizações Não Governamentais Empresas com Responsabilidade Social Empresas Doadoras Elite Filantrópica

Personagens... Pessoas Físicas Imprensa Empresas Juniores Sociais Patrocinadores Conselho Cooperativas Igrejas Voluntários

Postura de Estado – estratégia de Mercado O Terceiro Setor atua como “meio-termo” no ambiente político-econômico, intermediando as relações entre Estado e o mercado no que tange às questões da melhora social. Ser Terceiro Setor é mais do que assistir os menores carentes, distribuir donativos natalinos ou agasalhos no inverno. É atuar como agente de transformação social.

Mercado Assistencial e Mercado Social Mercado Assistencial: engloba as entidades que prestam um assistencialismo paliativo, incumbindo-se meramente de atender às necessidades básicas sentidas pelo indivíduo (fome, miséria, abrigo, etc). Mercado Social: formado por entidades que geram um comportamento que oferece à sociedade um retorno efetivo na forma de resultados. Procura-se identificar e combater o problema matriz criando condições para que ele não retorne.

Mercado Comercial Mercado Comercial: representado pela atuação do setor privado, baseia-se na comercialização de bens e serviços, a fim de satisfazer dadas necessidades dos clientes. Como retorno a empresa obtém o lucro necessário para viabilizar suas atividades.

O Mercado que atende todos níveis sociais: B A Mercado comercial: classes altas (A e B) Mercado assistencial: classes baixas (C e D) Mercado social: segundo objetivos, apóia toda a sociedade (A,B,C e D) Surge assim o conceito de “capital social” do Terceiro Setor.

Dinâmica de Mercado Mercado Comercial Fornecedor Cliente necessidades, desejos produto fome, miséria Mercado Assistencial Beneficente Beneficiado atende necessidade sentida pelo necessitado Mercado Social Agente social Adotante necessidade humana lucro social Gera comportamento/ ação dando retorno à sociedade

Dinâmica BSAENISLAENTRAAS

Desafios do Terceiro Setor Superar “Crise de Identidade” Descaso acadêmico e mercadológico Ser tratado como um “modelo econômico” eficiente Gerador de Empregos e de Capacitação Profissional Promover a interação e a parceria Incentivar a doação particular e o voluntariado Estimular a pesquisa e o progresso Valorizar o poder de ação dos cidadãos

Panorama Estatístico do Terceiro Setor 54% Jovens Brasileiros querem ser Voluntários mas não sabem por onde começar. Somente 7% dos jovens brasileiros são voluntários, contra 62% nos USA. Segundo o Imposto de Renda, a média para doações e contribuições é de 23 reais por ano, para os 5 milhões de brasileiros que pagam IR. Empresas Brasileiras gastam 4 bilhões de reais por ano em segurança patrimonial e pessoal de seus executivos e 60 mil de reais por ano em filantropia.

Panorama Estatístico do Terceiro Setor

Panorama Estatístico do Terceiro Setor

Panorama Estatístico do Terceiro Setor

Bibliografia Terceiro Setor: um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos/ Simone de Castro Tavares Coelho - 2º edição – São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002. Cidadãos Construindo a Sociedade Civil Planetária/ Miguel Darcy Oliveira. CIVICUS – World Alliance for Citizen Participation. Washington: 1995.