MUTAGÊNESE E CARCINOGÊNESE. As células cancerosas perdem a capacidade de inibição por contato.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hipermetilação e Câncer
Advertisements

BIOLOGIA E IMUNOLOGIA DOS TUMORES.
CÂNCER Aspectos Gerais
Os genes Juliana Zimmermmann.
CÂNCER e seus fatores de risco
Mutações gênicas.
Oncogenes e Câncer Agradecimentos: Profa. Dra. Aline Maria da Silva
Biologia 12 Unidade 2 – Património Genético Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano1.
Características Gerais dos Vírus
25/5/2016Professor Marcello 1 RNA Ácido ribonucleico.
GAMETOGÊNESE Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna. GAMETOGÊNESE MEIOSE A gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento dos gametas ou células.
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
Vírus
Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior Trabalho elaborado por: Joana Santos 11ºD nº18 Ano lectivo: 2008/2009 Disciplina: Biologia.
REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO DE LIPÍDIOS
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
VÍRUS.
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Toxicologia de Alimentos
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
LEI DA SEGREGAÇÃO – HERANÇA MONOGÊNICA
Digestão Absorção Metabolismo
Microbiologia Aplicada BIO 3007 CONTROLE DE MICRORGANISMOS.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Reino Monera.
Acidente de trabalho CONCEITUAÇÃO Segurança no trabalho Como definição, a segurança do trabalho pode ser compreendida como o conjunto de medidas adotadas.
É constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de: Reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo Desenvolver acções que.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Programa Nacional de Controle do Tabagismo Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco(PNCTFR) nas Escolas e outros Fatores de.
As Rochas Arquivos que revelam a história da Terra.
MUTAÇÕES.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
Dying to see by Ralph Dahm Trabalho elaborado por: Carolina Gonçalves Diana Batista Diogo Casquiço Pedro Faria Vasco Conceição.
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Regulação Gênica em Procariotos Gonçalo Guimarães Pereira Disponível em
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Organização do Genoma Ana Luísa Carvalho Bibliografia: The Cell – A Molecular Approach (Fourth Edition) Geoffrey M. Cooper & Robert E. Hausman. ASM Press.
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
Ana Pereira Escola Básica e Secundária de Maceira 2010/2011 Biologia 12º Ano.
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
GENÉTICA Grupo: Bianca Bortolai Sicchieri Letícia Marques Castro Tostes Rafaela dos Santos Sitta.
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Conceitos fundamentais em genética.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Profa. Adriana Nogueira
Alimentos Irradiados Símbolo Internacional para indicar que produto irradiado O símbolo 2001: ANVISA aprova a Resolução (RDC) n qualquer alimento.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
BIOLOGIA PROF. M.Sc. DI.BABALU. FUNGOS REINO FUNGI.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
do sistema respiratório
27/02/12Warlley L. Antunes Aula 1. 27/02/12Warlley L. Antunes O que é Engenharia Química? A engenharia química criativamente combina as três principais.
Imunidade Natural.
MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
GENÉTICA CONCEITOS. 1) DNA GENE SEGMENTO DE DNA CAPAZ DE CODIFICAR A SÍNTESE DE UMA PROTEÍNA (CADEIA POLIPEPTÍDICA)
Neoplasias Prof. MSc. Joaquim Xavier.
O CÂNCER BUCAL.
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DE PERNAMBUCO - HEMOPE Equipe: ► Felipe Costa Lima ► Felipe Paiva ► Frederico Rangel ► Ademar Parente ► Liliane Belchior.
Transcrição da apresentação:

MUTAGÊNESE E CARCINOGÊNESE

As células cancerosas perdem a capacidade de inibição por contato.

Diferentes agentes podem causar câncer A transformação da célula normal em cancerosa se dá por alteração do seu DNA – agentes químicos, vírus ou agentes físicos. 1ª indicação sobre a existência de agentes cancerígenos: 1775 – quando se atribuiu à foligem a alta incidência de câncer de pele nos limpadores de chaminé.

MUTAGÊNESE São alterações do material genético, que são transmitidas a outras células. somáticas: mutações passam às células-filhas germinativas: transmissão aos descendentes

Estrutura do DNA

Expressão Gênica Gene: segmento útil de DNA – é transcrito em RNA e contém a informação necessária para síntese de uma proteína.

O código genético "padrão"

A única propriedade comum a todos os cancerígenos é a capacidade de causar dano ao genoma celular. A indução inicial, que danifica a célula, é complementada por outros agentes, normalmente estimuladores da multiplicação celular, o que aumenta a probabilidade de novos danos ao DNA. Diferentes agentes podem causar câncer

Iniciadores mutagênicos: Iniciadores mutagênicos: provocam diretamente mutações genéticas. Ex: carcinógenos da fumaça do tabaco, aflatoxinas, radicias livres, radiações, vírus. Promotores: Promotores: por si só não são mutagênicos, mas ajudam a aumentar a população de células suscetíveis a progredir, através de mais mutações, desenvolvendo o tumor. Ex: hormônios reprodutivos na mulher, ciclamato, sacarina etc. Iniciador Promotor

Teste de Ames