Setor da Mineração Vale x UnitedSteelWorkers (USW) Canadá.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.
Advertisements

Alunorte A Alunorte é uma refinaria que produz alumina, principal insumo para a produção do alumínio. Trata-se de uma etapa intermediária na cadeia produtiva.
Sistema de Informação Gerencial
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Prof. Sandro César Soares Almeida Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos Gestão dos Recursos – Comprar ou Alugar ? É melhor comprar ou alugar uma.
Empresa Privada – Grandes empresas
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Pantanal e os riscos da contaminação
O processo de decadência do feudalismo Profª Telma Souza
Uma carta de GLORIA MAYFIELD!!!!!
O Início de um novo negócio
Projeto de Gestão de Crise
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Temas da sociologia brasileira. In. Sociologia e Sociedade no Brasil.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp Versão inicial: 13 de outubro de 2013
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
APRENDIZ DA VIDA!.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
IV CONGRESSO DA ABRH-MA O Rh em um Ambiente Global e Multicultural
Equipe de Gestão.
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
Orientação Especial Março/2011.
Mário Chiarastelli Paulin
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
As eleições estão chegando... Depois de torcer por uma copa digamos, medíocre, resta-nos agora analisar os candidatos...
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
Aprendi Clique.
Profº. José Pires.  Risco Brasil Cai 5,7%  O Risco Brasil indica o nível de risco visto pelos estrangeiros, e por isso ele é negativamente correlacionado.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
CRISE AMERICANA
Sudeste.
Carlos Visão Global Social
Globalização e avanço tecnológico
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O Setor Sucro-alcooleiro
Governança Corporativa
G-20.
UNIBERO Módulo: Negociações Internacionais
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Qual é o número de seu calçado?
QUEM SOMOS A CESCEBRASIL é uma empresa especializada em Seguro Garantia e Soluções para a Gestão dos Riscos de Crédito Com mais de 40 anos de experiência.
Divisão Internacional do Trabalho
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
TIGRES ASIÁTICOS. CINGAPURA CORÉIA DO SUL TAIWAN HONG KONG.
A Crise de 1929 Contexto histórico:
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração
Curso: Administração. 3º Período Pólo: Macaé - RJ Módulo: Forças de Mercado e Dilemas de Risco e Retorno Título: Macroeconomia 1 Data: 12/10/09 Prof.:
Agora vamos mudar o nosso olhar
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
 Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo.
Características Gerais
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A independência dos Estados Unidos
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Transcrição da apresentação:

Setor da Mineração Vale x UnitedSteelWorkers (USW) Canadá

Privatizada em 1997 no auge das políticas neoliberais no Brasil Multinacional brasileira em processo de expansão na Europa, América do Norte, Ásia e África Atua na extração e transformação de minérios de Ferro e também no setor de fertilizantes

Conforme a empresa, a reestruturação do quadro de funcionários é conseqüência da crise financeira internacional e resultado da redução das encomendas das siderúrgicas, principais clientes da Vale. Atualmente, a mineradora tem 62 mil funcionários no mundo.crise financeira internacional O presidente da Vale, Roger Agnelli, explicou que o corte de 30 milhões de toneladas métricas anuais na produção de minério de ferro da empresa é um "ajuste momentâneo" em razão do "fortíssimo rearranjo" que o mundo está passando por causa da crise financeira internacional"ajuste momentâneo" Reduzir a produção de minério de ferro e outros minérios e subprodutos nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Amapá, além de plantas industriais e minas no exterior. Fora do país, sofrerão reduções de produção atividades localizadas na França, Noruega, China e Indonésia.

“ O importante para a Vale nessa negociação era conseguir o alinhamento dos empregados do Canadá como um todo ao tipo de relação que a empresa mantém com seus funcionários no resto do mundo, que envolve três pontos cruciais: plano de pensão, bônus e linha de comando entre empregador e empregado sem intervenção direta do sindicato." Para Martins, "a grande discussão não foi econômica. Foi, na verdade, uma briga por poder".

Para a empresa maior conquista: REDUÇÃO DO PODER SINDICAL "A interferência do sindicato passa a ser menor na gestão da empresa. Antes, qualquer reclamação da empresa o empregado levava direto ao sindicato, ao invés de fazê-la ao supervisor ou gerente. Até quando queria mudar de mina quem decidia era o sindicato. Agora vai ter que esperar dois anos para isto ser aprovado". "Foi a quebra desse paradigma que levou a Vale a ir para o confronto com os trabalhadores por tanto tempo", afirmou Martins. "Não chamaria isto de vitória, porque nesta disputa não tem vencedores nem vencidos, mas esta foi a grande mudança neste acordo."

." O executivo, que comanda hoje a Vale no Canadá, disse que em Sudbury a relação entre comunidade, sindicato e empresa é "meio família com preponderância do sindicato". Mas no conceito da Vale, se é ela quem administra o negócio isto tem de mudar. "Não digo que esta relação não deixou de ter esta conotação, mas agora vamos começar a mudar isto. Estamos numa fase de transição. Nós é que temos de dar o caminho do negócio. Agora, a linha de comando não será mais cortada pelo sindicato. O sindicato estará ao lado e não entre o empregador e o empregado." Fontes: Jornal Valor Econômico Jornal Folha de São Paulo