MÓDULO 1 Realizando as atividades sempre da mesma forma, você no máximo chegará aos mesmos resultados obtidos anteriormente, resultados conhecidos, você.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com Profª Simony
BENCHMARKING.
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Práticas de Gestão e Resultados
Práticas de Gestão e Resultados
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Inovação e Criatividade
Práticas de Apoio à Gestão
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ENCONTRO 11 GARANTINDO A QUALIDADE.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Planejamento Estratégico do PGQP
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Modelo de Excelência da Gestão
Compromisso e Rumo à Excelência
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Auditoria da Qualidade
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL
Ferramentas Atuais da Administração e sua Relação com as Teorias da Administração Prof. Rafael Oliveira.
Teorias Modernas de Gestão
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Gerenciamento de Processos - PNQ
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Práticas de Apoio à Gestão
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
PREMIO NACIONAL DA QUALIDADE (PNQ)
Planejamento Estratégico
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Estruturas Organizacionais
Professor Eliomar B. Furquim Maio/2012
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
Controle da Qualidade Total
Mapeamento e Padronização de Processos
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
MÓDULO 2 QUALIDADE.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO.
 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
CMMI Capability Maturity Model Integration
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
Práticas de Gestão e Resultados Profa.Maria Cristina.
Transcrição da apresentação:

MÓDULO 1 Realizando as atividades sempre da mesma forma, você no máximo chegará aos mesmos resultados obtidos anteriormente, resultados conhecidos, você não erra e não evolui. Por outro lado, outras pessoas, as ciências e as empresas estão sempre procurando melhores práticas a fim de melhorarem a produtividade e competitividade. Exemplos: Ciências Médicas, Ciências Sociais, Física, Química, Eletrônica, Internet, Moda, etc.

MÓDULO 1 P = Planejamento; D = Do = fazer C = Controle; A= Ação; Agir.

MÓDULO 1 Primórdios da humanidade até 1700 – Um século terminava de uma forma muita parecida como tinha iniciado – Adam Smith publica “A riqueza das Nações” – Fabrica de alfinetes – 2ª Revolução Industrial Máquina a Vapor, Ferro; Aço; Eletricidade; Química; Transportes Marítimos; Ferroviários; Teares Automáticos, Telefones; Medicamentos, Relações Industriais. Geração de produtos, serviços e conhecimentos de forma exponencial.

MÓDULO 1 » 1930 Toyoda visita a linha de produção da FORD e conclui que o modelo de produção americano, produção empurrada pelo fabricante, é inviável para o JAPÃO, por outro lado, por observação, concebe o “JUST – IN – TIME”.. JAPÃ0JAPÃ0 USAUSA

MÓDULO 1 Americanos: Deming, Juran, Shewart, dentre outros vão ao JAPÃO para ensinar as Ferramentas da QUALIDADE: CEP, PDCA, Diagrama de Pareto, etc. JAPÃ0JAPÃ0 USAUSA 1950

MÓDULO 1 Observe USA x JAPÃO (1950 – 1987)

MÓDULO 1 Americanos visitam o Japão para conhecer as Técnicas Japonesas de Produção e os princípios de gestão da TOYOTA, razão maior do sucesso econômico oriental. JAPÃ0JAPÃ0 USAUSA

MÓDULO 1 No início dos anos 80, Malcolm Baldrige realiza pesquisa nas empresas americanas tidas como “ilhas da excelência” para descobrir características comuns: Valores organizacionais, Cultura, dentre outras, e a partir destas características comuns, Concebe os Fundamentos da Excelência e o Prêmio Nacional da Qualidade nos USA – MBNQA – Lembra dos princípios TOYOTA ?.

MÓDULO 1 Também nos anos 80 (1987) há o lançamento da 1ª norma internacional sobre qualidade (ISO9001:1987), que é atualizada a cada cinco anos. Em 1987 a ONU divulga o conceito de “desenvolvimento sustentável” como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. (Almeida, 2007). Em 1992 temos a EC0-RIO- 92 questões ambientais resultando, dentre outros documentos, na AGENDA 21.

MÓDULO 1 Agora que você tomou conhecimento ou relembrou um pouco da história da indústria e dos prêmios vamos navegar no seu conteúdo. Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças. Enquanto que ARISTÓTELES define: EXCELÊNCIA somos o que realmente fazemos portanto a excelência, não é um feito, mas um hábito.

MÓDULO 1 1. Pensamento sistêmico; 2. Aprendizado organizacional; 3. Cultura de inovação; 4. Liderança e constância de propósitos; 5. Orientação por processos e informações; 6. Visão de futuro; 7. Geração de valor; 8. Valorização das pessoas; 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado; 10. Desenvolvimento de parcerias; 11. Responsabilidade social.

MÓDULO 1 Mas como transformar estes Fundamentos da Excelência em realidade empresarial. Desdobrando-os em Requisitos e Itens / Critérios. Por outro lado não é possível implantar um fundamento isoladamente, ou seja, desconsiderar a inter-relação que ele possui com os demais fundamentos.

MÓDULO 1 FUNDAMENTOS Conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, REQUISITOS São as características tangíveis (mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente) que demonstram os fundamentos. Mas como expressar esses conceitos de uma forma tangível dentro das organizações? ITENS / CRITÉRIOS São requisitos afins agrupados por meio de uma lógica pré-definida. Mas como inserir esses requisitos numa estrutura capaz de reproduzir de forma lógica a condução de um negócio?

MÓDULO 1 Há uma regra para você redigir e implantar uma prática de gestão e essa regra tem o nome de Diagrama de Gestão constituído de seis blocos.

MÓDULO 1 Definição das Práticas e Padrões Melhoria Avaliação Planejamento da Execução Execução Verificação (comparação com o padrão) Ação

MÓDULO 1 Definição das práticas e padrões : É quando se dá a escolha da implantação de uma prática seguindo critérios internos de uma empresa, tais critérios podem ser pesquisas, comparações com outras empresas, enfim um critério técnico.

MÓDULO 1 Processo Gerencial (ou processo de gestão Processo de natureza gerencial; processos relativos aos critérios de 1 a 7 Prática de Gestão (ou prática gerencial) Processo gerencial como efetivamente implementado pela organização Padrão de Trabalho - Regras de Funcionamento das práticas de gestão. Podem ser expressas na forma de procedimentos, rotinas de trabalho, normas administrativas, fluxogramas, comportamentos, coletivos, ou qualquer meio que permita a execução das práticas Prática de Gestão Padrão de Trabalho Processo Gerencial

MÓDULO 1 Transformam insumos em produtos Processos Operacionais Processos Gerenciais Transformam informações em decisões gerenciais “Práticas de gestão”

Descrever as práticas de gestão com: 1.padrões de trabalho Regras de funcionamento, incluindo os responsáveis 2.métodos utilizados para o controle Verificação do cumprimento dos padrões de trabalho 3.grau de disseminação processos, produtos e/ou partes interessadas em que as práticas estão implementadas 4.continuidade Início de uso e periodicidade 5.Integração MÓDULO 1 - Significado da palavra “Como” Na descrição das práticas de gestão demonstrar que as melhorias introduzidas refletem o aprendizado organizacional

MÓDULO 1 As empresas estão ativas, portanto possuem práticas de gestão e ao iniciar a caminhada em direção ao modelo de excelência de gestão, você deve avaliar o estágio atual destas práticas e para isso sugere-se que tais práticas sejam avaliadas pela ótica de diversos fatores.

MÓDULO 1 - Evidências de fatores de avaliação de processos gerenciais 1.Adequação; 2.Proatividade; 3.Disseminação 4.Continuidade; 5.Refinamento; 6.Integração – coerência; 7.Integração – inter-relacionamento; 8.Integração – cooperação.

MÓDULO 1 Observe a aderência da prática escolhida aos fundamentos e aos fatores. Uma vez escolhida a prática de gestão você deve definir quem, quando e como, irá planejar a implantação, bem como onde a mesma será implantada e a que custo. Uma vez planejada você deve operacionalizá- la, ou seja, executá-la.

MÓDULO 1 Uma vez implantada você deve verificar se esta implantação esta de acordo com o que foi planejado, isto pode ser feito por auditorias, controles, reuniões, etc.. Agora chegou a hora de comparar o que foi planejado com o que foi executado e atuar nos desvios fechando o ciclo PDCA.

MÓDULO 1 Como nada é eterno e o mundo esta mudando a cada segundo, de tempos em tempos, você deverá promover uma avaliação perguntando: Esta prática ainda continua produzindo os resultados desejados, pode ser melhorada, há algo novo no mercado, etc. Promover melhorias retornando ao Diagrama de Gestão inicial.

MÓDULO 1 O produto final deste trabalho é ter todas as práticas de gestão alinhadas, integradas e produzindo resultados relevantes para todas as partes interessadas.

MÓDULO 1 No próximo slide, você poderá visualizar a interação entre os fundamentos e os critérios de excelência. Matriz Taxonomia, disponível em: nomia/taxonomia_2007.htm

27 Correlação entre Fundamentos x Critérios de Excelência CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO

Agora vamos aos “Fundamentos da Excelência” e para um melhor entendimento dos fundamentos é necessário que você tenha lido no livro texto desta disciplina Pensamento Sistêmico – pg 24; e Aprendizado Organizacional – pg 27, ou em “Conceitos fundamentais da Excelência”.

MÓDULO 1 - Fundamentos 4.1 – Pensamento Sistêmico – Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização bem como entre a organização e o ambiente externo. Significa compreender a interação e a interdependência que existem entre o indivíduo, a equipe, a empresa e a partes interessadas. Na sua empresa todos os indivíduos, departamentos, a própria empresa e as partes interessadas estão interligados ? Faça uma analogia com o corpo Humano.

MÓDULO 1 - Fundamentos 4.2 – Aprendizado Organizacional – Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento organizacional por meio de percepção; reflexão; avaliação e compartilhamento de experiências. Aqui esta se tratando do aprendizado da empresa como um todo e não de um individuo em particular. Na sua empresa há troca formal de experiências ?

MÓDULO 1 - Fundamentos No livro texto são apresentados vários exemplos e no site banco de boas práticas você pode consultar práticas reconhecidas. Aproveite para realizar os exercícios disponíveis no site desta disciplina e ir familiarizando-se com este vocabulário de fundamentos e critérios da excelência.