Variáveis que interferem no desempenho do atleta de alto rendimento Atenção e concentração; motivação; emoções, como ansiedade e tensão; coesão de grupo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Momentos de Motivação & Sucesso Momentos de Motivação e Sucesso
Advertisements

“MOTIVO PARA A AÇÃO”= MOTIVAÇÃO.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
1 VOCÊ E A SUA ATITUDE ALEGRE TRISTE.
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
Autoestima…O que é? NOl-LEOOS O QUE É A AUTOESTIMA? A autoestima refere-se a uma avaliação global positiva de si próprio – um sentimento.
O planejamento é indispensável em qualquer área de ação da vida. DWIGHT EISENHOWER.
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
1. FILHOS FELIZES E COM SUCESSO Educar para a resiliência 2.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
O poder de uma Estrela! Thais Sorcinelli.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Prof. Dr. Luiz Antonio Corrêa Doutor em Psicologia
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. PILARES DOOS 7 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
Dr. Jairo Mancilha, Cardiologista, Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp - Instituto de Neurolingüística Aplicada.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARENTAL “De Pequenino se Traça o Caminho” Ano 2010.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Workshop de Planejament o Estratégico Rick L. Souza Plano Estratégico Para o Século 21.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
PRESTA ATENÇÃO AO QUE VAIS LER!!! DEPOIS DE LERES, VAIS FICAR A SABER A RAZÃO PELA QUAL ISTO TE FOI ENVIADO.
Coerção. Comportamento operante Resposta produz alterações no ambiente conseqüências alteram a probabilidade de emissão futura da resposta REFORÇAMENTO.
As conseqüências do responder Reforçamento e Controle aversivo.
Instituto de Educação a Distância Interativa Coordenação Acadêmica: Prof. Wander Garcia.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
10 PONTOS ESTRATÉGICOS PARA O FUNCIONAMENTO DE UMA CÉLULA NOTA 10.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Dinâmica de Grupo - DG. Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa; a dinâmica de grupo constitui um.
Aprenda a lidar com pessimistas Ômar Souki ministra treinamentos para equipes de vendas de empresas nacionais e internacionais. Seus cursos, assim como.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
O HIATO DO PRODUTO E A REGRA DE TAYLOR TEORIA, APLICAÇÕES E COMENTÁRIOS.
Cultura Organizacional
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
PSICOLOGIA DO ESPORTE Análise do comportamento aplicada ao esporte e à atividade física: a contribuição do behaviorismo radical CÉLIA REGINA ZAVAREZ BREDA.
Comportamento Organizacional
Fundamentos da Administração
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
Tema 12 – LIDERANÇA - CONCEITO MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru in TGA – pág. 325 – 2ª. Edição Editora Atlas, SP: LIDERANÇA: DE QUE SE TRATA?  Liderança.
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Josy Júdice Comportamento Humano – Apostila 2 – 2º. Bimestre, 2011 Comportamento Humano Dinâmica de Grupo e Eficácia de Equipe Profa.
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
AJUSTANDO O RELACIONAMENTO Capítulo 12 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
ENCONTRO- Uma abordagem humanista Responder CEPES III Roberto F.C. Farias.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Variáveis que interferem no desempenho do atleta de alto rendimento Atenção e concentração; motivação; emoções, como ansiedade e tensão; coesão de grupo

Concentração O primeiro trabalho que enfocou a habilidade de atenção em atletas foi realizado por Niedeffer em 1976, que definiu quatro tipos de atenção, de acordo com a amplitude e direção do foco: ampla,estreita,interna e externa. Durante a competição, o atleta tem de ter a habilidade de deslocar-se entre diferentes categorias de controle de estímulos, ou, seja, o atleta tem de ter a habilidade de deslocar sua atenção de um tipo de estímulo para o outro.

Motivação A idéia de motivação remete-nos a “uma força interna”, que impulsiona determinadas ações. Na verdade, essa “força” não está dentro do atleta, mas no ambiente no qual está inserido. O termo motivação, segundo Cratty (1984), refere-se a fatores e processos que levam as pessoas a ação ou a inércia em determinadas situações.

Samulski (1998) descreve algumas técnicas de automotivação que podem ser utilizadas por atletas de alto rendimento. Muitos atletas motivam-se por meio da imaginação de suas capacidades positivas, utilizando mentalizações como: eu consigo fazer isto, eu acredito na minha preparação, eu confio na minha técnica. Outra estratégia para manter- se motivado é o estabelecimento de metas concretas a curto e longo prazo.

Emoções É comum ouvirmos a expressão: “ o atleta não estava bem emocionalmente”, ou “faltou controle emocional para o time”. As emoções são, sem dúvida alguma, fundamentais em nossas vidas e fazem parte do cotidiano dos atletas, entretanto não são facilmente definidas e medidas.

As causas das emoções podem ser atribuídas á apresentação e retirada de reforçadores ou apresentação e retirada de punidores. A alegria, por exemplo, é causada pela apresentação de reforçadores. A retirada ou recusa de reforçadores causam uma emoção chamada raiva.

A ansiedade é o termo usado para a emoção experimentada quando nos deparamos com eventos aversivos que podem nos causar dor. Atletas que esperam pela lista de corte pode sentir se ansiosos, assim como um jogo de estréia.

Existem algumas estratégias que podem auxiliar o atleta a lidar com o excesso de ansiedade e tensão, como aprender a reconhecer e mudar pensamentos negativos, utilizar afirmações positivas, regular a respiração, manter o senso de humor e fazer relaxamento.

Coesão de grupo A união ou coesão do time é fundamental para um bom desempenho. A coesão é um fenômeno complexo, dinâmico e variável ao longo do tempo. A unidade do time é um alicerce sobre o qual o grupo ira crescer e ter sucesso e é essencial para a existência do grupo. Mas a coesão de um grupo não aparece de uma hora pra outra, é preciso que atletas e comissão técnica batalhem juntos para alcançá-la.