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ITCILO/ACTRAV Curso (A1-08180) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.

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1 ITCILO/ACTRAV Curso (A1-08180) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de 2015 Sessão de orientação

2 Finalidades da sessão de orientação Explicar os objetivos do curso e os resultados esperados Analisar e confirmar o programa do curso (horários)

3 PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO O objetivo a longo prazo deste curso é reforçar a capacidade dos sindicatos africanos de modo que possam desempenhar um papel mais fundamentado e sólido na formulação e na implementação de políticas apropriadas e de programas com prazos determinados visando enfrentar a crise do emprego juvenil na África

4 OBJETIVOS IMEDIATOS Ao fim deste curso, os participantes devem estar aptos para:   Explicar a extensão e o impacto da crise do emprego juvenil no desenvolvimento da África;   Identificar os principais obstáculos para a colocação do trabalho digno, do emprego pleno e produtivo, do desenvolvimento sustentável das empresas e do respeito pelos direitos dos jovens no âmago da resposta política à crise no emprego juvenil;   Promover a utilização das normas da OIT e as respectivas ferramentas assim como as prioridades do Grupo de Trabalho para responder à crise no emprego juvenil;   Propor políticas de emprego para jovens e de mercado de trabalho orientadas pelo sindicatos;   Desenvolver a capacidade dos sindicatos quanto aos métodos e procedimentos para implementação de suas propostas políticas fundamentadas em estratégias a fim de exercer maior influência através do diálogo social e de atividades de persuasão e sensibilização, na elaboração e no planejamento de políticas de emprego e do mercado de trabalho.

5 Resultados esperados Esta formação tem por objetivo alcançar os seguintes resultados:   Aumentar o conhecimento sobre a crise no emprego juvenil e o impacto desta no desenvolvimento da África;   Chegar a uma compreensão melhor e mais profunda sobre a Agenda do Trabalho Digno e sobre como atingir suas metas para os jovens trabalhadores a nível nacional.   Formular propostas políiticas e estratégias para a promoção do Trabalho Digno para jovens trabalhadores;   Formular propostas de políticas de emprego e do mercado de trabalho;   Reforçar as redes sindicais em todos os níveis para facilitar a troca de experiências e o compartilhamento de informações através de ações coordenadas pelos sindicatos para a defesa e a promoção dos direitos e dos interesses dos jovens trabalhadores no DWCPs (Programa Nacional para o Trabalho Digno), no Desenvolvimento de 2015 e no Pós 2015, assim como em outras Iniciativas de Desenvolvimento

6 Estrutura e Conteúdo do Curso Consultar o programa do curso

7 METODOLOGIA  A formação será participativa e abrangerá vários métodos de aprendizado ativo e sessões interativas  Solicitamos que sejam ativos e participativos durante o curso A sua experiência não informaria a todos, mas também permitiria a todos nós elaborar Planos de Ação para tratar desafios relavantes A sua experiência não informaria a todos, mas também permitiria a todos nós elaborar Planos de Ação para tratar desafios relavantes

8 Estratégia   Cada participante irá preparar um Plano de Ação de acompanhamento para permitir a ele / ela transferir os conhecimentos e competências adquiridas para seu sindicato e colegas de trabalho sobre os seguintes tópicos: Fortalecimento da competência: Formação, Educação e Pesquisa Direitos para os Jovens Emprego e Políticas macroeconômicas para o emprego dos jovens Empregabilidade: Educação, Formação e Competências, e a transição do estudo para o trabalho Emprego rural para jovens na África A Cooperativa: um modelo para o trabalhoe para o desenvolvimento   Os Planos de Ação de cada um serão usados para avaliar o impacto e também como parâmetros para definir futuras ações de acompanhamento   No momento oportuno serão fornecidas as indicações para a elaboração do plano de acompanhamento

9 Avaliação do curso  Avaliação diária  Avaliação intermediária (meio do curso)  Avaliação final

10 Responsabilidades dos Participantes  Ser ativo e participativo em todas as atividades durante o curso, pois a sua experiência é uma fonte de informação preciosa para todos, inclusive para nós  Ser PONTUAL! – por favor…..  Ser PONTUAL! – por favor…..  Trazer o Relatório Diário todas as manhãs: cada um dos participantes apresentará ao grupo uma ou duas ideias- chave baseando-se no que aprendeu ou que achou útil nas sessões do dia anterior  Encontrar/Inventar ideas para os planos de acompanhamento

11 Alguma pergunta?


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