Estrutura do Parágrafo Prof. Me. Chico Arruda IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
ESTUDO DO VERBO.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
PROFª. MS. LINA MARIA GONÇALVES
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
PRODUÇÃO RESENHA.
Sérgio Elias Vieira Cury
Projeto Gráfico do Livro “Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável”
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Educação e Aprendizagem
CARTA ARGUMENTATIVA.
PROJETO DE TEXTO.
ARTIGO CIENTÍFICO.
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Coesão e Coerência.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
MPU -Prova Discursiva-
ANÁLISE TEXTUAL Aula 7: Parágrafo. Estrutura do parágrafo.
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
Leitura de Textos Científicos
A estrutura do texto escrito: interação a distância
Conhecimento de mundo.
NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.

Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
Tipologia Textual: Textos Argumentativos Definição
O resumo deverá conter breve introdução sobre o assunto, descrição dos materiais e métodos utilizados, síntese dos resultados finais e conclusões. no mínimo.
REDAÇÃO.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Teoria Geral dos Sistemas
Facilitadora: Marcela Alves
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Estudo dos esquemas lógico-expositivos EXEMPLIFICAÇÃO a partir do artigo jornalístico ONDE E COMO APOSTAR AS FICHAS de GILSON SCHWARTZ Especial Folha de.
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Professora Mestre Roberta Costella
Lixo Nuclear.
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Tópico Frasal e Desenvolvimento de Parágrafo
Elementos pragmáticos da língua falada
PROVA BRASIL 2015.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Comunicação e Redação Empresarial
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Orientação para a Elaboração das Reflexões Data da Apresentação e Entrega: 30 de Outubro 1.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica RESUMO E CRONOGRAMA.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FRASE Enunciado provido de sentido: Emoções, ordens, apelos... Ex. Anoitecia/Boa noite.../ Cuidado! Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.
Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.
A Linguagem E seus termos.
DIVISÃO TERRITORIAL. ESPAÇO Extensão tridimensional ilimitada ou infinitamente grande, que contém todos os seres e coisas e é campo de todos os eventos.
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
Modelos para o ensino da escrita. 1.Escrita Desenvolvida e Escrita em Desenvolvimento 2.Modelos da Escrita: modelo dos estádios e modelo cognitivo 3.Dois.
Transcrição da apresentação:

Estrutura do Parágrafo Prof. Me. Chico Arruda IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA

Parágrafo-padrão O parágrafo é uma unidade de composição [de ideias] constituído por um ou mais períodos desenvolvendo uma ideia nuclear. A isto acrescenta-se ideias secundárias ligadas por meio de elementos coesivos e coerentes. (GARCIA, 2007, grifo nosso).

Importância e extensão do parágrafo “Indicado materialmente na página impressa ou manuscrita por um ligeiro afastamento da margem esquerda da folha, o parágrafo facilita ao escritor tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as ideias principais da sua composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.” (GARCIA, 2007, p.220). A ideia nuclear, ideia central, deve orientar o escritor na extensão do parágrafo. Quanto mais complexo for o assunto o ideal é dividi-lo em parágrafos.

(GARCIA, 2007).

Constituição do parágrafo 1.Tópico frasal; 1.1. declaração pergunta definição divisão. 2.Desenvolvimento; 2.1. enumeração de pormenores confronto 2.3. causa e/ou efeito alusão histórica. 3.Conclusão; 3.1. extensão e clareza coesão e coerência.

Estrutura do parágrafo Declaração: logo no inicio o autor afirma ou nega algo: “Nenhuma comunidade linguística pode considerar- se composta de indivíduos que falem uma língua em todos os pontos idênticos”. Pergunta: “Será que a violência ignora que muitas vezes não lhe cabe outro destino do que o do bumerangue, voltando ao ponto de partida, com efeito oposto ao do arremesso com que partiu?”

Estrutura do parágrafo Definição: usado na linguagem didática e/ou científica. “Os pulsares são estrelas, que dentro de uma fantástica periodicidade emitem fortes lampejos de energia”. Divisão: predominante no discurso didático. “A cadeira de português de primeira série está dividida em duas partes: Português 1, onde são ensinadas noções de gramática, e Português 2, que dá mais importância ao estudo do texto”.

Constituição do parágrafo I – Separe o tópico frasal e caracterize os processos de desenvolvimento: 1.“A poluição é um monstro de inúmeras cabeças. À contaminação das águas do mar e dos rios, pela descargas de óleo, resíduos de matéria-prima das fábricas e despejos de diversos origens, soma-se a contaminação radioativa”. a.Qual o tópico frasal? b.Como foi desenvolvido este parágrafo?

Constituição do parágrafo 2.“Tribos da ilha Fidji na Polinésia todos os anos fazem os velhos subirem em uma arvore que é fortemente sacudida pelos mais jovens. Se conseguirem se manter lá em cima, são autorizados a viver mais um ano, ate serem submetidos a prova semelhante. Mas se caírem são massacrados. Num certo sentido é isso que a sociedade moderna costuma fazer com seus velhos”. (JB, Cad. B, 08/07/73). a.Qual o tópico frasal? b.Como foi desenvolvido este parágrafo?

Constituição do parágrafo 3.“Brasil e Argentina têm muitas coisas em comum, no que se refere aos problemas políticos e econômicos da atualidade. Por outro lado, existem diferenças muito grandes em relação a esses mesmos problemas, em face da capacidade de resposta de cada um”. (Ernane Galvêas, Folha de S. Paulo, 04/06/89, B-2). a.Qual o tópico frasal? b.Como foi desenvolvido este parágrafo?

Constituição do parágrafo II – Produza parágrafos de acordo com as indicações feitas em cada item: 1.Para a ideia-central: “Intensificação dos movimentos feministas no mundo atual”. Pede- se: a.Um tópico frasal. b.O desenvolvimento desse tópico mediante relações de causa.

Constituição do parágrafo 2.Para a ideia-central: “Televisão e educação infantil”. Pede-se: a.Um tópico frasal. b.O desenvolvimento desse tópico mediante relações de consequência.

Constituição do parágrafo 3.Para a ideia-central: “Consumo e consumismo”. Pede-se: a.Um tópico frasal. b.O desenvolvimento desse tópico mediante relações de consequência.

Constituição do parágrafo 4.Para a ideia-central: “violência e liberação da maconha”. Pede-se: a.Um tópico frasal. b.O desenvolvimento desse tópico mediante relações de causa e efeito.

Referência bibliográficas Os exemplos e atividades tratadas aqui foram retiradas do livro “Comunicação Em Prosa Moderna” (2007), de Othon M. Garcia.