SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
Advertisements

ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES By ducha.
Estudo dos Sistemas Dispersos
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
Misturando as coisas....
Misturando as coisas....
Misturas Homogêneas  Soluções Dispersões
União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra Água salgadaGelatinaÁgua barrenta.
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Soluções.
Curvas de solubilidade Conceitos iniciais
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
SOLUÇÕES.
União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra Água salgadaGelatinaÁgua barrenta.
SOLUÇÕES
Soluções.
Soluções.
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
Curvas de Solubilidade
ESTUDO DAS DISPERSÕES.
A Química tem Soluções.
Soluções aquosas e concentrações.
DISPERSÕES QUÍMICAS Prof. Júlio César.
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
solução Uma solução é uma mistura homogénea.
SOLUÇÕES.
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
Disciplina: X Química Geral I
Soluções e Expressão das concentrações
SOLUÇÕES.
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS 1 DIAGRAMA DE FASES A compreensão dos diagramas de fases para sistemas de ligas é extremamente importante, pois existe uma forte.
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
ESTADOS FÍSICOS E CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA. EstadoFormaVolumeArranjo das partículas AgregaçãoMovimen to SólidoPrópriaConstanteOrdenadas, muito próximas.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Equilíbrio Heterogéneo Aulas 6  Equilíbrio Heterogéneo:  Produto de Solubilidade  Efeito do ião comum, pH e iões complexos  Titulações de precipitação.
Química Geral Química Geral Introdução: Matéria e Medida Prof. Armando Rodrigues.
Prof.: Cléber Corrêa ESTUDOS DAS Dispersões Definição: As dispersões são misturas nas quais uma substância está disseminada na forma de partículas no.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Sumário Estrutura da matéria Elementos químicos Átomos e moléculas Substância química Page 01 Luciana Melo Almeida Misturas Soluções.
Reações químicas.
SOLUÇÕES.
Soluções e solubilidade
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Misturando as coisas... Prof.: Silvio.
SOLUÇÕES – CONCENTRAÇÃO II Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D.
QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.
SISTEMAS ESTRUTURA DA MAT É RIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que.
Líquidos e soluções Aula 11.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR KELÃO QUÍMICA. Você diria que esta água é uma mistura de substâncias?
RECORDANDO FENÔMENO FÍSICO FENÔMENO QUÍMICO NÃO OCORRE FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS SUBSTÂNCIA PURA SIMPLESCOMPOSTA O 2,
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Produção industrial dos principais
Prof. Cleverson chacal Soluções Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Estudo das Dispersões.
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
SOLUÇÕES.
Transcrição da apresentação:

SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na mistura. 1) Misturas Heterogêneas: Quando podemos identificar os componentes de uma mistura. Os componentes se apresentam em fases distintas. Ex: Água + óleo vegetal. As misturas estão divididas em: 2) Misturas Homogêneas: Quando não é possível identificar os componentes de uma mistura. Os componentes estão na mesma fases. Ex: Água + álcool. Misturas Homogêneas Também são Chamadas de Soluções

Soluções: são misturas homogêneas que apresentam uniformidades em suas propriedades. Seus componentes são denominados de solvente e soluto. Solvente: é o componente que está em maior quantidade na solução. Soluções Aquosas – O solvente é água; Geralmente o Solvente Determina o Estado da Solução Soluções Líquidas: água do mar; Soluções Sólidas: ligas metálicas; Soluções Gasosas: ar; As soluções estão divididos em: Soluções Não Aquosas – O solvente é composto orgânico; Soluto: é o componente que encontra-se dissolvido no solvente.

Tipos de soluções Sólidas (ex: aliança ouro 18 K) 75 % Au, 25 % Ag e Cu. Soluto(s)? Solvente? Líquidas (ex: álcool combustível) 96 % etanol e 4 % de água. Soluto? Solvente?

gasosas (ex: ar) 78 % N 2, 20 % O 2, 2 % outros gases Soluto(s)? Solvente?

Eletrólitos Fortes – Substâncias que em água se dissociam, quase que completamente, conduzindo corrente elétrica; Ácidos Fortes, Bases Fortes e Sais Solúveis; Eletrólitos Fracos – Substâncias que em água se dissociam pouco, conduzindo pouca corrente elétrica; Ácidos Fracos, Bases Fracas e Sais pouco Solúveis; Não Eletrólitos – Substâncias que não se dissociam em água, não conduzem corrente elétrica; Os soluto estão divididos em:

As soluções podem ser classificadas em: Soluções Insaturadas: Quando o produto de solubilidade ainda não foi atingido. O solvente pode solubilizar mais soluto; Soluções Saturadas: O produto de solubilidade foi atingido. Com uma pequena quantidade a mais do soluto, ocorre a precipitação deste excesso; Soluções Supersaturadas: O produto de solubilidade ainda foi extrapolado, e existe a formação de corpo de fundo. Quando esta solução é submetida ao aquecimento este corpo de fundo torna-se solúvel, formando, desta forma, uma solução supersaturada. Tipos de dispersões Tamanho médio das partículas dispersas Soluções< 1nm Dispersões coloidais1-100nm Suspensões>100nm

Solubilidade: o termo Solubilidade ou Coeficiente de Solubilidade refere-se à capacidade que uma substância tem de se dissolver em outra. A solubilidade do NaCl em água a 20 o C é de 36,0 g em 100 mL de água.

Coeficiente de Solubilidade = 1 g de NaCl 100 mL de água T = 20  C O coeficiente de solubilidade (CS) do NaCl em água é, a 20  C, 36 g NaCl/ 100 mL de água Não dissolve, mesmo sob agitação!

Exercício 1. Uma solução contendo 10 g de sulfato de cobre II (CuSO 4 ) em 30 mL de água, a 20 o C, será saturada ou insaturada? (Dados: densidade da água a 20 o C = 1g.mL -1, solubilidade do CuSO 4 a 20 o C = 21 g/100g de H 2 O). No máximo 30 mL consegue dissolver 6,3 g. Como foram adicionados 10 g, formou- se uma solução saturada com excesso de 3,7 g, denominado de corpo de fundo.