Aquecimento Global. Bjorn Lomborg 2001, livro The Skeptical Environmentalist Tese: muitos dos argumentos e previsões ambientais estão errados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mudanças Climáticos: desafios Pedro L. da Silva Dias Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade de São Paulo.
Advertisements

Prof. Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas
A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Controle Pessoal Financeiro Danilo H. D. Pereira Erison da Silva Fábio G. Bettio.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Mercado de Carbono Mariana Carvalho Barbosa. Introdução O crescimento de Longo Prazo nos padrões de vida está fortemente relacionado com o crescimento.
CAXIAS, 15 DE DEZEMBRO DE 2014 Os Desafios do Brasil: Competitividade e governança.
CHINA – atual superpotência???.  Desde 2014, os governos de China e Brasil vem conversando e tentando entrar em acordo em relação aos investimentos.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL. O QUE É TQC TQC = Controle Total + Qualidade Total Controle total é o controle exercido por todas as pessoas da empresa,
Workshop Dirigido às Autoridades de Gestão/Organismos Intermédios dos PO FEDER e Fundo de Coesão 19 abril 2013 Lisboa A NÁLISES CUSTO - BENEFÍCIO.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Mortalidade Materna no Brasil JUREMA WERNECK Médica, doutora em Comunicação e Cultura, integrante de CRIOLA e da AMNB.
Exercício optativo 2 – Mudanças climáticas  28/03 – a domicílio – em duplas (no máximo)  Objetivos: 1.Avaliar as mudanças climáticas que ocorreram na.
CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente.
O Diagnóstico da Crise Hídrica no Brasil – Dimensão Climática Paulo Nobre Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE Comissão Mista de Mudanças Climáticas,
© Kantar Worldpanel BRASIL AS APOSTAS PARA UM FINAL DE ANO DE MAIOR CONSUMO.
Brasília - DF MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC Plano Setorial.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Análise sobre Instrumentos de Precificação de Carbono SPE/MF Coordenação-Geral de Meio Ambiente.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
Victoria Amorim Fermino Braga Orientadora: Profa. Zilda Aparecida Godoy Bianchim ; Coorientadora: Patrícia.
CMMC (Audiência Pública): A COP 21 e as possibilidades de negociações em torno de um novo acordo climático global COP-20/CMP-10, COP-21/CMP-11 e Política.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
O SEMIÁRIDO DO NORDESTE PROPOSTAS E DESAFIOS. PRINCIPAIS FATORES FÍSICOS QUE INFLUENCIAM OS RECURSOS HÍDRICOS Semi-árido; Trópico-Equatorial; Geologia.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA JENNIFER RYDER INÉS DE LIMA.
Pablo Fernandez, EcoSecurities Brasil Brasilia, 28 de Outubro de 2008 Direito e Mudanças climáticas nos países da Amazônia Relações existentes entre Energia.
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
1 Balanço das Nações Uma reflexão Contábil sob o cenário de Mudanças Climáticas Globais Prof. José Roberto Kassai – FEA/USP –
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
CARVÃO MINERAL. Título do Slide A Busca da Eficiência Fernando Luiz Zancan Presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral - ABCM.
José Cláudio Junqueira Ribeiro José Cláudio Junqueira Ribeiro Assessor Especial SEMAD As oportunidades do mercado de carbono do Sudeste e na região da.
Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
“Tributação e subsídios para uma economia de baixo carbono ” Contexto para consideração do Tema CMMC Brasília, 28 de Maio de 2014 Adriano Santhiago de.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA II Elaborado por: Manuel Miranda da Mota em Set./2010 O RISCO E OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Evolução da Gestão do Risco - Métodos Risco.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
Energia Eólica - Brasil
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Commodities ambientais. Evolução do Conceito (Projeto CTA) Protocolo de Kyoto (1997) Projetos MDL Créditos de Carbono Passivo Ambiental.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
1. Estudo de ferramenta2. Desenvolvimento de ferramenta 3. Regulamentação de ferramenta para verificar o desempenho das unidades de 1ª Instância em relação.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
A Equação do Novo Acordo Climático Global. Nossa conversa O tamanho do problema O que precisa ser feito O que esta se desenhando no novo acordo O nível.
Indicadores de Saúde Conceito
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
17/05/2016 Eficiência do uso da água em cidades inteligentes 46ª ASSEMAE Jaragua do Sul SAMUEL LEE VP Vendas e Marketing.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
Pegada Ecológica. Na relação entre demanda humana e natureza, a pegada ecológica parece ser um importante instrumento de avaliação dos impactos antrópicos.
O sobreiro e a cortiça mudar o paradigma da silvicultura MC Caldeira e JS Pereira Grupo de Ecofisiologia e Melhoramento florestal Centro de Estudos Florestais,
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Introdução à Ciência Política Cristiane Lucena e Leandro Piquet.
Transcrição da apresentação:

Aquecimento Global

Bjorn Lomborg 2001, livro The Skeptical Environmentalist Tese: muitos dos argumentos e previsões ambientais estão errados

Bjorn Lomborg Até 2010, Lomborg fez campanhas contra o Protocolo de Quioto O Comitê Dinamarquês sobre Desonestidade Científica julgou: – O livro é desonesto cientificamente – Não é culpa do autor, por falta de conhecimento técnico no campo de conhecimento em questão

Ex-cético, Bjorn Lomborg diz que aquecimento global deve ser prioridade Estatístico dinamarquês que dizia que mudanças climáticas não deveriam ser prioridade......agora propõe fundo de US$ 100 bi por ano 31 ago. 2010

Em 2004, a NASA investiu $1.3 billion em ciência do clima

Climate change impacts on the biophysics and economics of world fisheries Observations, experiments and simulation models show that climate change would result in changes in primary productivity, shifts in distribution and changes in the potential yield of exploited marine species, resulting in impacts on the economics of fisheries worldwide.

Sensitivity of tropical precipitation extremes to climate change

d= d=1852

Aquecimento Global IMPACTO NA ECONOMIA Perdas de 5 a 20% do PIB mundial Investimentos necessários para minimizar estes custos e riscos: 1 a 2% do PIB mundial Prof. Nicholas Stern, LSE

Projected impacts of climate change 1°C2°C5°C4°C3°C Sea level rise threatens major cities Falling crop yields in many areas, particularly developing regions Food Water Ecosystems Risk of Abrupt and Major Irreversible Changes Global temperature change (relative to pre-industrial) 0°C Falling yields in many developed regions Rising number of species face extinction Increasing risk of dangerous feedbacks and abrupt, large-scale shifts in the climate system Significant decreases in water availability in many areas, including Mediterranean and Southern Africa Small mountain glaciers disappear – water supplies threatened in several areas Extensive Damage to Coral Reefs Extreme Weather Events Rising intensity of storms, forest fires, droughts, flooding and heat waves Possible rising yields in some high latitude regions

Stabilisation and Commitment to Warming 1°C2°C5°C4°C3°C 400 ppm CO 2 e 450 ppm CO 2 e 550 ppm CO 2 e 650ppm CO 2 e 750ppm CO 2 e 5%95% Eventual temperature change (relative to pre-industrial) 0°C 15

O aquecimento global é um fato na vida política Os Gases de Efeito Estufa (GEE) serão regulamentados e precificados O aquecimento global pode ter impacto na reconfiguração do mundo dos negócios maior do que a globalização e a TI Prof. Michael Porter, Harvard Impacto Estratégico

Brasil (PE) - Recife A Praia de Piedade

24/05/ O vendedor de água mineral Valmir Pereira da Silva, 17 anos, teve amputados o braço e a perna esquerdos após ser atacado por tubarão em Piedade, praia vizinha ao Recife.

25/09/04 - Um tubarão tigre de 3,60 m de comprimento e 300 kg foi capturado por pescadores na Praia de Pau Amarelo, na Região Metropolitana do Recife.

Princípio da Precaução É a garantia contra: – riscos potenciais – que não podem ser ainda identificados de acordo com o estado atual do conhecimento Este Princípio afirma que na ausência da certeza científica formal: – a existência de um risco de um dano sério ou irreversível – requer a implementação de medidas que possam evitar este dano

Lei de Moore 1965 presidente da Intel, Gordon E. Moore Profecia: o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses.

O preço por watt de um módulo fotovoltaico tem diminuido 6% ao ano durante os últimos 25 anos

clima/pdfs/destaques/PDF_resumo_executivo.pdf

Estima-se que sem mudança do clima o PIB brasileiro será de R$ 15,3 trilhões (Reais de 2008) no cenário A2-BR em 2050, e R$ 16 trilhões no cenário B2-BR. Com o impacto da mudança do clima, estes PIBs reduzem-se em 0,5% e 2,3% respectivamente.

Antecipados para valor presente com uma taxa de desconto de 1% ao ano, estas perdas ficariam entre R$ 719 bilhões e R$ 3,6 trilhões, o que equivaleria a jogar fora pelo menos um ano inteiro de crescimento nos próximos 40 anos.

na trajetória mais limpa do cenário B2-BR, a economia cresce mais, e não menos.