 150 ANOS (1745-1985)  Controle da elite latifundiária  Violência das guerras fronteiriças  Narrado em terceira pessoa  O que significa “Continente”?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
história da salvação A História da Salvação
Advertisements

O TEMPO E O VENTO ERICO VERISSIMO.
O nascimento de Jesus Mateus 1: 22 e 23
As três árvores.
AS TRÊS ÁRVORES Autor Desconhecido.
Luzia A vitória-régia ou victória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica.
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
A decisão de atender crianças órfãs da cidade de Münster fez nascer a Congregação das Irmãs da Divina Providência. A decisão de atender crianças órfãs.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
Trabalho elaborado por: - Ana Cecília nº1 Escola Básica e secundária do Porto Moniz Disciplina: E.M.R.C. Ano letivo 2012/2013.
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
CONSELHO MUNICIPAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Campinas PARTICIPAÇÃO SOCIAL CRISE OU MUDANÇA? Profa.Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS Abril 2011.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Lenda da Lagoa das Sete Cidades Conta a lenda que há muitos, muitos anos, no lugar onde hoje fica a freguesia das Sete Cidades, existia um grande reino.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
Matemática Bíblica Enigma 2 - RESPOSTAS
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Venha agora criançada Venha aqui neste lugar Para você escutar O que agora vou contar.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
Estados Nacionais Modernos
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
Retomando Alguns Pontos. Visão de Mundo Ptolomaico-Aristotélica. Conhecimentos Retomados no final da Idade Média.
Lá no interior em pleno sertão, o povo acredita em maldições e bruxarias e esse é um sentimento natural naquela gente simples; os pais contam historias.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
História do Brasil – 5º ano
ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE. SISTEMA SOLAR.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
Esteve em Laguna, Santa Catarina, em , o incomparável orador espírita Divaldo Pereira Franco. Atendendo ao convite do Centro Espírita Fé,
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Farroupilha Roberto filho.
Missões – 10/outubro Takila Zâmbia. Takila é pioneiro da Missão Global no país de Zâmbia, na Divisão Sul-Africana Oceano Índico, cujos projetos missionários.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
OS TRÊS SETORES DA PASTORAL FAMILIAR
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
8. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos?. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos? Texto Bíblico “Ora, o homem natural não compreende as coisas do.
Segurança pública e Violência
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Vivemos num mundo em que a vida humana ficou transformada num grande comércio, onde tudo se compra e tudo se paga... Diante dessa realidade, muitos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Relogio do Coração. Progressão automática. Há tempos em nossa vida, que contam de forma diferente. Há semanas que duraram anos, como há anos que não.
Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente. Há semanas que duram anos, como há anos que não contaram um dia.
 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de Filha de.
Motivos da ocupação de maiores porções de territórios:
PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN HOSPITALIDADE TEXTO V: A HOSPITALIDADE E O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO ALEXANDRE HENRIQUE.
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
A Bela e a Fera nem tão bela assim… Alunos: Flávia Dacoregio Anita Poffo Laranjeira Nickolas Vieira Beje João Petro Bittencourt.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
LÍDER CAROLINA FERNANDES ELIANA ANDUJAR. NOME: ADENOR LEONARDO BACHI, MAIS CONHECIDO COMO TITE NASC.: 25 DE MAIO DE 1961 ( 54 ANOS) NATURALIDADE: CAXIAS.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
E te darei os tesouros das trevas e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Isaías.
A República das Oligarquias
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
“Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor. Então Josué prostrou- se, rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: Que mensagem.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
Divisão da terra e colonização Linha de tempo. BRASIL HOJE Aqui no Paraná, os Jesuítas (iniciaram a catequização dos índios).Com a chegada do bandeirante,
O CONTINENTE ÉRICO VERÍSSIMO.
Transcrição da apresentação:

 150 ANOS ( )  Controle da elite latifundiária  Violência das guerras fronteiriças  Narrado em terceira pessoa  O que significa “Continente”?  Diferente de “Arquipélago”  O SOBRADO (7 partes)

“Era uma noite fria de lua cheia. As estrelas cintilavam sobre a cidade de Santa Fé, que de tão quieta e deserta parecia um cemitério abandonado.”

 Retrospectiva entre os Amaral e Terra Cambará  Federalistas e Republicanos  Não existe uma temporalidade cronológica  O FIM E O COMEÇO

 A fonte da iniciação  Os sete povos pertenciam aos Espanhóis  Pedro Missioneiro (filho de uma índia)  Pedro Alonzo(padre)  Adaga  Filho da Virgem Maria  Saiu das missões depois...

 A confluência da cultura mística católica e a consciência mágica dos índios na figura de Pedro, explicando a sua tendência a visões e premonições.  A criação de uma origem mitológica para o estabelecimento da sociedade rio-grandense, na medida em que Pedro, mais tarde, fecundará Ana Terra, dando início – em termos simbólicos – a um tipo local, o gaúcho.

 A conquista do território por famílias paulistas e a fundação dos primeiros povoados. Duração temporal: 1777 a  Sua família veio do interior paulista para o RS  Família: Maneco, Henriquieta, Antonio, Horacio e Ana Terra

 Ana encontra um índio ferido > Pedro Missioneiro > incorpora-se à vida da família  Maneco Terra > desconfiança - retira o seu punhal de prata  Atração Ana x Pedro > gravidez / visão de sua morte > cometida por Antônio e Horácio  Pedro Terra > filho  Desprezado pelo vô - reconciliação momento da colheita  Ataque dos castelhanos à casa > Ana é violentada

 Ana Terra protegia o que restara de sua família (os homens haviam sido assassinados)  Ana leva o filho, a cunhada e a sobrinha para um povoado que estava surgindo sob o domínio do coronel Ricardo Amaral > Santa Fé  Ana torna-se parteira do povoado  Tesoura e Roca – Símbolos  Pedro Terra casa-se com Arminda > Juvenal e Bibiana

 ANA TERRA  A FORÇA E CRENÇA NA VIDA  VALORES DAS MULHERES DO ROMANCE  PROFISSÃO DE PARTEIRA  METÁFORA DA VIDA  EM MEIO A REVOLUÇÕES E GUERRAS  A relação que Ana estabelece entre o vento e as coisas importantes de sua vida, as "noites de vento, noite dos mortos" e, por fim, a própria ligação do vento com a memória feminina.

 A emergência e apogeu dos gaudérios. A Revolução Farroupilha. A chegada dos primeiros imigrantes alemães. Duração: 1828 a 1836  Mostra a união dos dois grandes sobrenomes que marcarão, na obra, a formação do estado do Rio Grande do Sul: os Terras e os Cambarás.  A CHEGADA DOS IMIGRANTES ALEMÃS

 Chegada do Capitão Rodrigo a Santa Fé “- Buenas e espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho.”  Bibiana > solteira / desejada por Bento Amaral  Coronel Ricardo Amaral Neto exige que Rodrigo parta de Santa Fé, mas este se recusa.  Duelo Rodrigo (tiro) x Bento (“R” sem a perninha), Rodrigo é ferido – amizade com Padre Lara

 Rodrigo & Juvenal > comércio  Rodrigo x Bibiana > casamento > gravidez > ele viaja para Rio Pardo (foge da monogamia).  Enjoa o cheiro da venda  Filhos: Bolívar / Anita (morre) / Leonor  Rodrigo x Helga Kunz (imigrante alemã)  Rodrigo entra na Revolução Farroupilha > Bibiana sempre a sua espera, ele volta e morre num ataque ao casarão da família Amaral

O fato do personagem central ter se transformado - mesmo que não fosse a intenção de E. V. - no símbolo do gaúcho, com seu misto de bravura, fanfarronice, generosidade e pensamento libertário. A exemplo de Aquiles e de outros heróis das epopeias gregas, Rodrigo Cambará acredita que só a ação guerreira dá sentido à vida dos homens.

"Rodrigo foi até a porta (da venda) e olhou para o alto. O vento trazia um cheiro bom de capim e, aspirando-o, ele como que se embriagava. O fedor de cebola, alho e banha que havia dentro de casa nauseava-o. Meter-se naquele negócio tinha sido a maior estupidez de sua vida." BIBIANA – SEGUIMENTO DE ANA TERRA

 A consolidação da vida urbana no RS. Duração: 1850 –  Agiotagem  Desperta paixões: Bolívar e Florêncio  Bolívar: herói contra Rosas  Começo da loucura...

 Dr. Carl Winter - “comentarista”  Comparação com Teiniaguá  Mente singela – atormentação  LOUCURA E FASCINAÇÃO  Aguinaldo cai do cavalo e Luzia...  Nasce Licurgo Cambará  Eles vão a Porto Alegre...  Coronel Amaral decreta quarenta no Sobrado.

 A Guerra do Paraguai. Duração: 1869 –  Anos finais de Luiza e guerra contra Bibiana  Luzia doente  Luzia perde: Licurgo continua em Santa Fé

 Licurgo e Toríbio (jornalista)) – proclamação da República  Planejamento do casamento de Licurgo com Alice (prima)  Aparece Ismália – China  Envolvimento de Licurgo  Bibiana afasta os pretendentes de Luzia

 O surgimento da oposição republicana e abolicionista. (PRR – Partido Republicano Rio-grandense). Duração:  Santa Fé é cidade  Os Amarais x Licurgo (república)

 Licurgo casa-se com Alice  Maria Valéria  Prende-se sexualmente – Ismália  Licurgo torna-se abolicionista e republicano  Morre Luzia

 Símbolo do prestígio social e poder político (Licurgo)  Toda a ação transcorre em três dias de junho de 1895, nos estertores da Guerra Civil entre republicanos (“chimangos”) e federalistas (“maragatos”).

 Licurgo não para com a Guerra, nem no nascimento da filha  O resultado...  Florêncio morre  As tropas abandonam o sobrado  Jogo entre a vida e a morte  Consciência humanista  Maria Valéria