B RASIL 2035 Dimensão Econômica - Bioeconomia Tendências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Todos buscamos o desenvolvimento.
Advertisements

TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Resumo dos Workshops anteriores
A Política Nacional sobre Mudança do Clima e seus Instrumentos
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Fim das Concessões: Renovar ou Privatizar o Setor Elétrico
ENERGIA & SUSTENTABILIDADE.
1º Encontro Técnico: Reúso da Água Newton Lima de Azevedo
FONTES DE FINANC IAMENTO PARA AS AÇÕES AMBIENTAIS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO BANCO DO NORDESTE PARA O MEIO AMBIENTE.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
A Cadeia Produtiva do Etanol
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
Pesquisa , Desenvolvimento e Inovação no Setor Energético
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Química e qualidade de vida
Panorama da Saúde no Brasil
Perspectivas Globais da energia solar
Lucia Melo João Pessoa, 19 de junho de 2013
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
O solo como meio de produção de alimentos e energia
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Treinamento do SINERCOM
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS.
A Revolução Energética
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
VII Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA Marco Institucional, Políticas e Agenda de Pesquisa em Saúde Antonia Angulo Ministério de Saúde.
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
Novos Modelos de Empresa
Constituição em 29 de janeiro de 2014 cooperativas.
Biomassa vegetal como fonte de energia e novos materiais
Biotecnologia ambiental
Novos Modelos de Empresa
Estratégias para a Amazônia
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Aula 2. Exemplos de utilização de Biotecnologia Ambiental
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Desafios e Benefícios de um
SIA Sul Qd.04 C Lt.56 Lj.03. Térreo. Edf. SIA CENTER I. CEP: Brasília-DF Telefone:
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE AGROCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL, BASE DO IMPÉRIO DAS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE.
Plataforma Mineira de Bioquerosene “Farm to Fly” Value Chain.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Coordenação Geral de Mudanças Globais de.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS DE CANA-DE-AÇUCAR
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
1 Um novo paradigma na geopolítica energética das Américas Rio de Janeiro, 16 de Outubro, 2007 Uma apresentação para o GT de Bioenergia do CDES Annette.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Segunda Geração como Vetor para o Desenvolvimento Nacional baseado em Inovação sobre a Biomassa Gonçalo A. G. Pereira UNICAMP.
Transcrição da apresentação:

B RASIL 2035 Dimensão Econômica - Bioeconomia Tendências

Bioeconomia - Conceito Considerada como a produção sustentável de recursos biológicos renováveis e sua conversão em alimento, ração, bioenergia e produtos elaborados a partir de material biológico (Comissão Europeia, 2010) Biomassa renovável: inclui qualquer material biológico que pode ser usado como matéria-prima. Instrumento para enfrentar grandes problemas globais: aumento da população e da demanda por alimentos; metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável; e contribuir para mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Bioeconomia Fonte: CNI (2013).

Aumento da pressão de vários setores por maior regulamentação, inclusive por certificação para garantir a sustentabilidade, sob influência internacional Aumento nos certificados emitidos por ano para ISO 14001

Aumento dos investimentos em reciclagem, multimatérias primas e resíduos e multiprodutos. Evolução da oferta de bioeletricicidade e evolução da participação da bioeletricidade na geração total do Brasil Fonte: EPE (2016). Política Nacional de Resíduos Sólidos Reaproveitamento de resíduos agrícolas (vinhaça da cana → biofertilizante; palha de arroz → brickets; bagaço de cana → bioeletricidade)

Permanência do peso da petroquímica influenciando os investimentos na bioindústria A petroquímica corresponde aproximadamente a 50% da produção de petróleo; dessa forma a sua evolução seguiu a mesma tendência de expansão do petróleo. Produção mundial de petróleo, (1.000 barris/dia) Fonte: BP Statistical Review of World Energy 2015 Uma comparação entre o refino de petróleo e as atividades/produtos das biorefinarias indica que o elemento custo, seja ele da matéria prima e/ou dos investimentos industriais, favorece sobremaneira a petroquímica.

Aumento dos investimentos na produção de fertilizantes orgânicos e biominerais Fonte: Coordenação de Agroecologia – MAPA (2016). Utilizando como “proxy” a produção de orgânicos Aumento de 52% no número de produtores orgânicos, no período Aumento na área total de produção orgânica no Brasil. Dados indicam que a área, o número de produtores orgânicos e, consequentemente, a produção doméstica de biofertilizantes seguiram tendência de crescimento no passado recente. Não significa tendência de substituição de fertilizantes químicos por orgânicos

Aumento dos investimentos em bioindústria para produção de bioprodutos (biocombustíveis, química renovável, fertilizantes, nutrição e saúde e produtos biotecnológicos) Alguns exemplos no nº de empresas do setor de Biociências de investimentos da indústria de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. investimentos de empresas de etanol e biodiesel. Bioindústria de medicamentos Fonte: BNDES (2014)

Aumento das parcerias entre o setor público e o setor privado nos investimentos em C&T no campo da bioeconomia 2014: 84% das empresas com atividades biotecnológicas utilizam recursos federais ou estaduais para suas atividades de P&D (FREIRE, 2014) Programas: Programa de apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia Fundos Setoriais Programa Nacional de Biotecnologia Política de Desenvolvimento de Biotecnologia dentro do PDP Profarma PAISS PAISS2 Inova Saúde Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (Manguinhos)

Aumento do investimento das organizações privadas em C&T no campo da bioeconomia no nº de empresas do setor de Biociências de investimentos da indústria de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. de investimentos de empresas de etanol e biodiesel. Bioindústria de medicamentos A Embrapa atualmente está trabalhando nas áreas de: agentes de controle biológico (bioinseticidas e biofungicidas); biocombustíveis; semioquímicos (feromônimos utilizados para armadilhas para insetos- praga); biofertilizantes; biogás/biodigestores; plantas medicinais e essências aromáticas; recuperação de áreas degradas com leguminosas; biorremediação, entre outros. Capacidade instalada projetada para bioprodutos no Brasil e em outros países Fonte: BNDES (2014)

Permanência de Insuficiência de investimentos em infraestrutura : O governo apresentou uma percentagem de execução de investimentos equivalente a 61%. CAMPOS NETO (2014) A meta de se chegar a investimentos equivalentes a 0,96% do PIB, em 2016, é insuficiente para superar a carência do setor CAMPOS NETO (2014) : incremento nos investimentos públicos e privados, no entanto, o nível de investimentos de 0,6% do PIB é considerado baixo.

Aumento do uso de tecnologias de produção que otimizem o uso da terra, água e energia Aumento da produtividade da terra, resultado do aumento dos gastos com pesquisa Uso de tecnologias de irrigação que otimizam utilização da água: pivôs centrais, irrigação por gotejo. Reaproveitamento (água e produção de energia): o caso da produção de etanol que reutiliza água e utiliza o bagaço da cana para produzir sua própria energia. Fonte: GASQUES et al. (2014)

Aumento na Remediação ambiental dos resíduos e efluentes Fonte: BERGER et al. (2012) Aumento no tratamento de resíduos industriais Resíduos industriais por Tecnologia de Tratamento Aumento da rede coletora de esgotos (30% entre ) Agropecuária: crescente uso de biodigestores

Aumento da pressão nacional e internacional pelo uso de recursos brasileiros * Os colegas do ipea irão apresentar essa tendência na parte territorial.

Crescimento do mercado de produtos da bioeconomia Produção de Etanol Fonte: UNICA (2016) Aumento na produção de: bioplásticos (polietileno, PET); enzimas, que podem ser utilizadas desde bebidas e panificação até produtos de limpeza; sementes transgênicas; alimentos biofortificados; intensificação ecológica como plantio direto na palha, fixação biológica de nitrogênio; cosméticos; biomedicamentos. Produção de Biodiesel Fonte: ANP (2016)

Mudança de paradigma de produtos fósseis por renováveis A participação da bioenergia sustentável na matriz energética brasileira passou de 13,8%, em 2005, para 16,5%, em MME (2015). Proporção de Fósseis na Matriz Energética Brasileira Mais de 40 países promovendo a bioeconomia para enfrentar os grandes desafios mundiais de aumento da população, o crescimento da demanda por alimentos e por biomassa, e a necessidade de diminuir o uso de combustíveis fósseis. GERMAN BIOECONOMY COUNCIL (2015).

Instituições Participantes da oficina de Bioeconomia: Anvisa Banco do Brasil BNDES Caixa Econômica Federal CGEE CNI CTBE Escola Superior de Guerra EME Granbio/UNICAMP Ministério da Defesa Ministério do Meio Ambiente Unidades da Embrapa: Agroenergia Cerrados Mandioca e Fruticultura Produtos e Mercados Recursos Genéticos e Biotecnologia Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional Secretaria de Inteligência e Macroestratégia Secretaria de Relações Internacionais Soja Novozymes Petrobras Ubrabio UFRJ UNB

Obrigada!