Aula III – MAK0132 Modernismo, Bidimensionalidade, Vanguarda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Advertisements

Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 1.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
M OVIE M AKER : P RODUÇÃO DE FILMES. PRODUZIR FILMES COM O WINDOWS LIVE MOVIE MAKER  Contextualização  Windows Live Movie Maker – características gerais.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
RESUMO Busco nesta pesquisa explorar os sentidos da palavra parrhesia, que aparece sete vezes no Evangelho de João, investigando se seus significados são.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
A poesia de Mário de Andrade
CUBISMO.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
NATUREZA-MORTA.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Bernard Berenson (Butremanz, 1865-Settignano, 1959) Crítico e historiador de arte norte-americano de origem lituana. Formou-se em Boston e Harvard, na.
Figuras de retórica e tropos Definição Características/ Exemplificação.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
EMPRESARIAL III Aula 10- Nota Promissória. DIREITO EMPRESARIAL AULA 10 NOTA PROMISSÓRIA – AULA 10 EMPRESARIAL III CORRE, GENTE... VAI COMEÇAR A AULA DE.
A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA DIRECTORIA DO NORTE DA POLÍCIA JUDICIÁRIA.
Sociologia das Organizações CCT/Udesc Prof.ª Kênia Gaedtke.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Surrealismo.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
PROPRIEDADE. NOÇÕES HISTÓRICAS Até a época romana: inexistia a propriedade privada – apenas propriedade coletiva. Até a época romana: inexistia a propriedade.
Ambiente do Retorno à Ordem, Classicismo, Realismo Aula VI – MAK 0142.
Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Projeto: Vanguardas Europeias
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
Difração: propriedade que a onda possui de contornar obstáculos.
Projeção cartografica
MENSURAÇÃO E ESCALA. Objetivos Apresentar o papel dos conceitos na pesquisa em administração Noção de mensuração Tipos de escalas de mensuração.
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
HISTÓRIA DA ARTE, ARQ. E URB. III CIDADES BARROCAS séculos XVI e XVII Mestranda: Anne E. R. Soto Professora: Gladys Neves da Silva Semestre: 2008/1.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
CUBISMO.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
Tópicos em Arquitetura Contemporânea – Vanguardas anos 1960/1970 e Deconstrutivismo FAU MACKENZIE História da Arquitetura IV – 1.o semestre 2016.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Administração do Tempo e Leitura Otimizada Cleber José Aló de Moraes 2016.
REVISÃO MAK
Arte Moderna Período em questão: 1863 a 1962, aproximadamente
Moderno, Modernidade, Modernismo
A divisão da história geral
Transcrição da apresentação:

Aula III – MAK0132 Modernismo, Bidimensionalidade, Vanguarda

Raymond Williams (1989) sobre “Moderno” e “Modernismo” Termo “Moderno” – Usado, pela primeira vez, no final do século XVI como um equivalente de “agora” ↓ No início do século XVII, em Roma, o termo reaparece no contexto da querela dos Antigos vs. os Modernos – No século XVIII, aparece como um equivalente de atualização e aperfeiçoamento – Ruskin, 1846: o termo aparece em Modern Painters para designar uma atualização artística, mas que fosse fiel à natureza (Realismo) – considerar também um contemporâneo do autor inglês: Baudelaire, 1863, em O pintor da vida moderna ↓ Rapidamente passa a significar o presente/contemporâneo

'Modernismo', como título de um momento e um movimento cultural inteiro, tem sido retrospectivo como um termo geral desde os anos 1950, assim fazendo fracassar a versão dominante de 'moderno' ou mesmo 'absolutamente moderno' entre, digamos, 1890 e Raymond Williams

(…) Alguma coisa decisiva aconteceu na história da arte mais ou menos à época de Manet que determinou outro curso para a pintura e outras artes. Talvez esta transformação pode ser descrita como um tipo de ceticismo, ou pelo menos incerteza, sobre a natureza da representação na arte. (…) Em geral, os termos do modernismo não podem ser concebidos separadamente de alguns projetos específicos – tentativas específicas de significado – através dos quais são definidos. Um exemplo deste clichê seria a notória história do modernismo preocupada com a 'bidimensionalidade' [flatness]. T. J. Clark

T.J. Clark – 'flatness' [Bidimensionalidade] Entre 1860 e 1918 (para Clark): momento em que a habilidade da vanguarda foi muito rica em atribuir valores complexos e compatíveis à bidimensionalidade 'FLATNESS': – análogo a “popular”; ideia de que a pintura é um trabalho manual honesto – modernidade; duas dimensões de pôsteres, etiquetas, gravuras de moda, fotografias – Uma não-ruptura da superfície (Cézanne); uniformidade do olhar ele mesmo; forma de nosso conhecimento das coisas