O problema e formas de mensuração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DERIVADAS E DIFERENCIAIS
Advertisements

MEDIDAS DE CONCENTRAÇÃO E DESIGUALDADE
FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU OU FUNÇÃO QUADRÁTICA
N ORTE X S UL: N ORTE X S UL: A QUESTÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO.
Prof. Ilydio Pereira de Sá UERJ - USS
Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição
Introdução a Questão Social
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Aplicações para Conceitos de Lógica Lógica Difusa (Fuzzy Logic)
Calculo II Prof Me Carlos Bifi
Sólido Geométrico Esfera
Cálculo Apresentação de Limite Elano Diniz.
Distribuição Normal de Probabilidade
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Funções Prof. Márcio.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/15 Síntese do Tema 2 – Necessidades Ilimitadas Identificadas como necessidades coletivas e necessidades.
Matemática MDC e MMC.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
HEP 175 – Bioestatística Prof a Dra. Denise Pimentel Bergamaschi Aula 4 Medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão ou de variabilidade.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
1.5 - Efeito Substituição e Efeito Renda
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
MODELOS DE PROBABILIDADES BINOMIAIS E NORMAIS Probabilidade é usada por qualquer indivíduo que toma decisões em situações de incerteza. São várias situações.
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Matemática Financeira. JUROS SIMPLES Juro e Consumo Existe juro porque os recursos são escassos. As pessoas têm preferência temporal: preferem consumir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
Capitalista Socialista Misto
Conceitos básicos da teoria da informação e as medidas de desigualdade de Theil Cap. 4 – Distribuição de renda – Medidas de desigualdade e Pobreza – Rodolfo.
Áreas entre 850 e m de altitude Áreas entre e m de altitude Áreas acima de m de altitude Estado de Santa Catarina Proposta do Ministério.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
Exercícios. Exercício 1 Uma população é formada por sete pessoas cujas rendas são: 1, 1, 2, 4, 6, 10 e 18. Admita que a linha de pobreza seja z= 5. Determine:
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
Grandezas Vetoriais e as Leis de Newton Imagine um carro à 80 km/h? Quais as cenas que vieram à sua cabeça?
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Como representar graficamente uma distribuição de rendimentos Existem inúmeras maneiras de se representar graficamente uma distribuição de rendimentos...
Áreas de Figuras Planas. SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 3 Wikinger from en.wiki / GNU Free Documentation License.
Finanças Corporativas EPGE/FGV Notas de Aula Prof. Aldo Ferreira.
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
Revisão de conceitos de Estatística Psicometria Dr. Ricardo Primi, Universidade São Francisco.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
VOLUME POR FATIAMENTO E MÉTODO DA ARRUELA
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Conceitos básicos da teoria da informação e as medidas de desigualdade de Theil (1967) Cap. 4 – Distribuição de renda – Medidas de desigualdade e Pobreza.
Escola do bem-estar Profa. Dra Eliana Tadeu Terci.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
The Meaning and Measurement of Income Mobility. Introdução Um agente pode experimentar uma mudança na sua posição socioeconômica devido à mudanças macroeconômicas.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Roda viva Amartya Sen 22/1/2001- Não é a falta de alimentos a causa da fome, mas a insuficiência de renda para comprar comida, diz o economista.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Propriedades desejadas para índices de desigualdade de renda.
Medidas de pobreza que tem como base a abordagem ‘monetária’ para definir pobreza Aula com base no capítulo 9 de “Distribuição de Renda – Medidas de Desigualdade.
MOMENTO ESTÁTICO BORJA.
Frações 1/2 1/8 1/3 6/8 3/4.
Transcrição da apresentação:

O problema e formas de mensuração Desigualdade de renda O problema e formas de mensuração

Desigualdade de renda Tópico está relacionado à forma como a renda se distribui na sociedade Brasil: país de renda média relativamente alta mas com muitos pobres  problema: má distribuição da renda Causas da má distribuição de renda: contexto de desenvolvimento econômico; hoje: papel bastante grande da má distribuição do capital humano e da alta remuneração deste capital humano

Medidas Curva de lorenz e o índice de gini Curva de lorenz Vamos ordenar as pessoas de acordo com o valor de suas rendas, da menor renda para a maior renda Vamos ‘quebrar’ a distribuição em pedaços, por exemplo, em 5 partes (20% estará no 1º quintil de renda, os 20% seguintes no 2º quintil e, assim, sucessivamente...

Medidas Para cada uma destas parcelas da população, vamos calcular qual é a porcentagem da renda total que este grupo detêm. A partir destas informações podemos calcular a porcentagem acumulada de pessoas e da renda e plotar essas informações... Essa é a curva de lorenz.

Proporção do estrato x Proporção acumulada   Proporção no estrato Proporção acumulada da pop da renda até o 20o 0,2 0,04 20o ao 40o 0,06 0,4 0,1 40o ao 60o 0,6 60o ao 80o 0,18 0,8 0,38 80o ao 90o 0,16 0,9 0,54 90o ao 95o 0,05 0,15 0,95 0,69 acima do 95o 0,31 1

Perfeita igualdade e curva de Lorenz pi

Curva de perfeita (des)igualdade Se todas as pessoas tivessem a mesma renda, a proporção acumulada da renda seria sempre igual a proporção acumulada de pessoas  esta é a curva da perfeita igualdade (reta vermelha) Se apenas uma pessoa tivesse toda renda  curva de lorenz seria a linha verde

Perfeita igualdade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Renda total 100 Cada estrato 20   Proporção no estrato Proporção acumulada da pop da renda até o 20o 0,2 20o ao 40o 0,4 40o ao 60o 0,6 60o ao 80o 0,8 80o até 100 1

Perfeita (des)igualdade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 0 0 0 0 0 0 0 0 0 100 Renda total 100   Proporção no estrato Proporção acumulada da pop da renda até o 20o 0,2 20o ao 40o 0,4 40o ao 60o 0,6 60o ao 80o 0,8 80o até 100 1

Curva de lorenz Nem a curva vermelha, nem a curva verde... Curva de lorenz estará sempre entre esses dois extremos Quanto mais afastada ela estiver da curva de perfeita igualdade, mais desigual será a distribuição de renda  = área de desigualdade

Perfeita igualdade e curva de Lorenz  pi

A curva de lorenz para uma distribuição discreta Considere uma população com n valores da variável xi – renda da i-ésima pessoa em uma população com n pessoas; admita que esses valores estejam ordenados: x1  x2  x3  x4 ....  xn pi = i / n  proporção acumulada de pessoas até a i-ésima pessoa

A curva de lorenz para uma distribuição discreta  proporção acumulada da renda vamos definir também p0 = 0 e 0 = 0; Os pares de valores pi e i (com i = 0, 1, ..., n) correspondem a n+1 pontos que formam a curva de lorenz

O índice de Gini  = área de desigualdade Índice de gini (G) = quociente entre a área de desigualdade  e o valor máximo possível desta desigualdade max = triângulo verde = lim max quando n  = 0,5 G =  / 0,5 = 2 

O Índice de Gini 0  G  1 Índice de Gini  é uma das principais medidas de desigualdade, tendo sido proposto por Corrado Gini em 1914

Fórmulas que permitem calcular o índice de Gini a partir dos valores de xi Vamos chamar de  a área compreendida entre a curva de lorenz e o eixo das abscissas (eixo x) i +=0,5   pi

i Base menor = i-1 Base maior = i Si pi Notem que a área  é formada por uma soma de áreas de trapézios retângulos (Si). Altura = pi – pi-1

G =  / 0,5 = 2   +  = 0,5 G = 2*(0,5-  ) G = (1- 2 )

Exemplo Suponha uma população com 10 pessoas. Suas rendas são: Calcule o Índice de Gini para esta população.