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Transcrição da apresentação:

Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software é a “concordância com os requisitos funcionais e de desempenho claramente colocados”. Mas uma das dificuldades no processo de desenvolvimento de software é prever os requisitos antecipadamente e saber quais serão modificados. O feedback e participação do cliente é essencial para guiar esse processo de adaptação e modificação de requisitos. Esse atendimento Os modelos ágeis são naturalmente iterativos, incrementais e acrescentam uma boa participação do usuário no processo. Alguns exemplos são o XP, Scrum, e o ICONIX. Após a pesquisa bibliográfica, começamos a aplicar as técnicas de design centrado no usuário (jogo de cartas, brainstorming e prototipação A gerência de projetos nos processos de desenvolvimento de software: tecnologias e ferramentas para empresas de pequeno porte e a sua interação com os modelos ágeis Ciências Exatas e da Terra – Ciência da Computação Problema de pesquisa: Promover o desenvolvimento de software de qualidade através da pesquisa, divulgação e utilização das técnicas de design centrado no usuário em associação com os modelos ágeis de desenvolvimento de software. Objetivo: Pesquisar técnicas de desenvolvimento centrado no usuário e metodologias ágeis para auxiliar no desenvolvimento num protótipo, melhorando assim a qualidade de software. Metodologia Pesquisa bibliográfica sobre modelos ágeis e técnicas de design centrado no usuário Escolha do modelo ágil e das técnicas de design centrado no usuário a serem usados. Workshop dos assuntos referentes a pesquisa bibliográfica. Desenvolvimento de um protótipo usando as técnicas de design centrado no usuário e alguma metodologia ágil. Adequação da proposta e relato dos resultados Resultados O modelos ágeis pesquisados foram o Iconix, XP e Scrum. Figura 1: Processo ICONIX Figura 2: Processo SCRUM Conclusões A utilização de métodos ágeis juntamente com as técnicas de design centrado no usuário garantem uma participação ativa do usuário no processo de desenvolvimento de software. Cada um dos modelos ágeis, tem seus pontos positivos, e todos eles incentivam a participação do usuário. Neste projeto utilizamos algumas das práticas do Scrum (desenvolvimento e reuniões com clientes em forma de sprints) e algumas do XP. Utilizamos também, algumas das técnicas de design centrado no usuário, como o jogo de cartas, brainstorming e as maquetes – protótipos em papel. Pela aceitação dos usuários percebeu-se a importância de aplicar as técnicas que consideram as preferências dos usuários e os auxiliam a definir e priorizar os requisitos do sistema, além de contemplar seu ambiente de trabalho, gostos e forma de realizar as suas atividades no sistema a ser desenvolvido. Figura 4:Exemplo de jogo de cartas Após a aplicação de técnicas de design centrado no usuário, foi feita uma enquete pra definir qual seria o logotipo da aplicação, o modelo de layout e as cores. A seguir, os modelos escolhidos e o protótipo final, que foi desenvolvido usando a metodologia SCRUM.. Apoio Financeiro: FAPESC/PMUC Figura 5: Técnica de Brainstorming. Ciência da Computação Figura 6: Layout escolhido Figura 8: Logo escolhido Figura 9: Protótipo Final Figura 3: Processo XP Figura 7 – Logos considerados