PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Planaltina - DF (Distrito: Planaltina Central) APLAC

Influência e Construção de Relacionamentos 01 Etapa Sessão 01 Foco no cliente Análise dos Ambientes 2

PLANALTINA - DF Localização: 45 km de Brasília, sentido norte (BR 020) População: 180 mil habitantes 1/3 vivem na área rural 20 Igrejas/grupos 3 distritos pastorais

ANÁLISE DO MACRO AMBIENTE POLÍTICO-ECONOMICO Variáveis políticas e econômicas significativas Comércio Pólo Horti-fruticultor Funcionalismo Público Desenvolvimento da Cidade Administração da Cidade

ANÁLISE DO MACRO AMBIENTE DEMOGRÁFICO Variáveis populacionais significativas: Maior número de moradores em casas Alto índice de violência (drogas) Grande número de jovens estudantes Grande número de profissionais liberais, chacareiros e pequenos empresários

Membros (Central): 560 Capacidade (nova Igreja): 750

Distrito: 6 Igrejas 830 membros Batismos: 80 (média)

ANÁLISE DOS ASPECTOS INTERNOS Pontos Fortes: Aspectos físicos: Boa localização, estacionamento amplo, boa estrutura Aspectos internos: Muitos jovens, Clube de Desbravadores forte, bom relacionamento entre os membros, igreja missionária Aspectos sociais: Conhecida e Relevante na Comunidade (Escola Adventista, Curso Como Deixar de Fumar, etc)

ANÁLISE DOS ASPECTOS INTERNOS Pontos Fracos:       Falta de comprometimento de alguns líderes, Falta de Organização (cultos e projetos), Unidade (integração dos ministérios), Falta de uma meta bem definida.

Análise Swot Forças Fraquezas Ameaças Oportunidades (Organização) 1. Boa Localização 2. Amplo Estacionamento 4. Clube de Desbravadores 5. Missionária 6. Curso Deixar de Fumar 7. Escola Adventista Fraquezas 1 . Falta de comprometimento 2. Organização 3. Unidade e Integração dos ministérios 4. Meta bem definida 5. Cultos Oportunidades 1. Moradores em casa 2. Profissionais autônomos 3. Funcionalismo Público 4. Problemas sociais 5. Grande nº de Evangélicos Ameaças 1. Violência (Drogas) 2. Falta de emprego (Comércio) 3. Desenvolvimento lento da cidade 4. Politica 5. Catolicismo tradicional (Semana Santa, Cavalgada, etc) (Organização) Interna (Ambiente) Externa

Influência e Construção de Relacionamentos 02 Etapa Sessão 01 Foco no cliente Questões básicas da intenção estratética 11

Missão e Visão (Integrada com o campo) MISSÃO: Fazer discípulos VISÃO: Ser uma Igreja que Cresce Saudável

Metas Crucialmente Importantes (AplaC): Enfases: Reavivamento e Reforma; Discipulado / Pequenos Grupos; Família; Evangelismo; Planejamento Estratégico. 

Intenção e Objetivo Central Intenção estratégica: Preparar um povo para a Volta de Jesus, anunciando o Evangelho Eterno. Objetivo chave: Ser uma Igreja Espiritual (Eu e Deus), Relacional (Eu e o Próximo) e Relevante (Eu e o Perdido).

Alvos Específicos: Batismo: crescimento de 10% (50 para 55) Duplas Missionárias: crescimento de 20 % (60 para 72) Pequenos Grupos: levar 40% da Igreja a estar em PG Discipulado: discipular a liderança da Igreja (36 líderes); discipular os recém-batizados

Influência e Construção de Relacionamentos 03 Influência e Construção de Relacionamentos Etapa Sessão 01 Foco no cliente Levantamento de Informações 16

O que elas esperam para seu futuro VISÃO DA LIDERANÇA Pessoas relevantes O que elas esperam para seu futuro Lusivaldo vida espiritual dos jovens Eliazar igreja saudável Jael maior número de estudos bíblicos Nelson uma igreja mais organizada Umazy uma igreja receptiva Niuza ministérios mais integrados Rivelino um compromisso maior no evangelismo Paulo César uma liderança mais comprometida Rute Rocha jovens mais atuantes

Influência e Construção de Relacionamentos 04 Influência e Construção de Relacionamentos Etapa Sessão 01 Foco no cliente Implementação da Estratégia 18

Estratégias para Reduzir os Pontos Fracos e Aproveitar os Pontos Fortes (Ações) 1 - Discipular e criar uma classe de discipulado (liderança) 2 - Organizar e dinamizar os cultos da Igreja 3 - Estabelecer uma meta bem definida e bem estabelecida 4 - Integrar os projetos dos ministérios com os demais e com a meta estabelecida

Estratégias para Reduzir os Pontos Fracos e Aproveitar os Pontos Fortes (Ações) 5 - Fortalecer o trabalho com jovens e adolescentes 6 - Organizar e fortalecer ações sociais relevantes na comunidade 7 - Intensificar o trabalho missionário da Igreja através das Duplas Missionárias 8 - Intensificar o relacionamento entre os membros através dos Pequenos Grupos

Ações Específicas X SMART: (exemplo) AÇÃO 1: DISCIPULAR OS LÍDERES SMART Descrição: Ter um relacionamento mais íntimo com a liderança, implementando os conceitos S - Líderes Barreiras a superar: Tempo (do pastor e do líder) M – Relacionamento e comprometimento Responsável principal: Pastor A – Priorizar e motivar Co-responsáveis: Anciãos R – Esforço e dedicação Recursos necessários: pastor e líderes, R$200,00 (mensais) para refeições T – Outubro/2013

Influência e Construção de Relacionamentos 05 Etapa Sessão 01 Foco no cliente Processo de Controle 22

Controle Estratégico Discipulado Semanal Conselho de Anciãos (mensal) Avaliações e ajustes mensais (Comissão da Igreja) Análise das metas fundamentais (Comissão da Igreja) Comitê de Planejamento Estratégico

Comitê de Planejamento Estratégico Lusivaldo Eliazar Jael Nelson Umazy Niuza Rivelino Paulo César Rute Rocha

CRONOGRAMA Mês ATIVIDADE Discipular Líderes Implementação Execução   ATIVIDADE Discipular Líderes Mês 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Implementação Execução Avaliação (Conselho de Anciãos)