PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria de Ensino Gilberto G. Pires,Maria Ap. Pires e Fernanda Cristina Vieira. Residencial São JoséCampinas - Oeste Título do PlanoData A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE /11/2014 Público Alvo Aluno do 9º ano do ensino Fundamental e 3º ano do médio
2 Resumo do Plano Ações Acompanhamento e Avaliação PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR
Resumo do Plano 2. Objetivo(s) Identificar as razões e interesses que motivaram a revolução de 32, pelas quais os paulistas encamparam uma guerra contra o Governo Provisório de Getúlio Vargas; Compreender a função da propaganda política nos anos 30; Desenvolver Habilidades de Comunicação, Habilidades Colaborativas e Interpessoais, Identificação de Problema, Formulação e Solução; Pensamento Crítico e Sistemas de Pensamento Justificativa Levar os alunos a uma compreensão sobre: Participação de Campinas, na Revolução Constitucional de 1932, fornecendo combatentes e coragem para a construção de um Estado/país melhor e longe dos governos ditatoriais. Despertar o interesse pela a história, esquecida pelo população. “Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la”. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR 1. Público-Alvo Alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Resumo do Plano 4 PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR 4. Referencial teórico (não é obrigatório) As aulas serão planejadas, levando em consideração os recursos disponíveis na UE, 2 aulas para o vídeo, 2 aulas para apresentação de PowerPoint e 2 aulas para produção do mural e apresentação dos trabalhos.
5. Quadro de ações e títulos Ação 123 Título: Conhecendo a Revolução. 2 aula Documentário Revolução Constitucionalista de 1932 A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALI STA DE Produção de um mural expondo as informação coletadas Recursos necessários Lousa, giz, data show, mídias gravadas para apresentações em Power Point, cartolinas, réguas, canetas etc Resumo do Plano PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR > Tempo de duração total das ações do plano6 aulas
7. Objeto(s) digital(is) de aprendizagem utilizado(s) nesse Plano (listar todos os objetos utilizados) – NÃO OBRIGATÓRIO Tìtulo do objeto (conforme consta na ficha técnica deste objeto no Currículo+) Link da ficha técnica deste objeto no Currículo+ Link de acesso do objeto digital de aprendizagem (fonte original) A participação de Campinas na Revolução Constitucionalista de participao-de-campinas-na-revoluo- constitucionalista-de 57bzFq49c 6 Resumo do Plano PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR
7 Resumo do Plano Ações Acompanhamento e Avaliação PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR
Ação 1: [Revolução constitucionalista de 1932.] 8 A. Objetivos específicos da ação Verificar e descobrir novas informações; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica; B. Orientações práticas de aplicação da ação Organizar a turma para assistirem o vídeo. Preparar a turma para os detalhes das imagens e das informações narradas para a compreensão do tema. A partir do Documentário R evolução Constitucionalista de 1932, levar os alunos a reflexão critica do assunto. Registros dos pontos relevantes apontados pelos alunos D. Tempo de duração da ação 2 aulas E. Organização do espaço/sala Organizar de forma a facilitar a visualização da projeção. C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa ação O professor deve fazer uma breve introdução a respeito do vídeo “Documentário R evolução Constitucionalista de 1932”, motivando os alunos para as informações apresentadas. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR
Ação 2: [A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.] 9 A. Objetivos específicos da ação Desenvolver Habilidades de Comunicação, Habilidades Colaborativas e Interpessoais, Identificação de Problema, Formulação e Solução; Pensamento Crítico e Sistemas de Pensamento. B. Orientações práticas de aplicação da ação O professor deve motivar os alunos aos aspectos históricos sobre a participação da Cidade de Campinas na Revolução Constitucionalista de 1932, associando aos elementos preservados e esquecidos pela sociedade campineira. Utilizado os recursos midiáticos, apresentar, A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE D. Tempo de duração da ação 2 aulas E. Organização do espaço/sala Organizar de forma a facilitar a visualização da projeção. C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa ação O professor deve ter em mão o arquivo em ppt apresentação em Power Point, A participação de Campinas na Revolução Constitucionalista de PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR
Ação 3: [Exposição e apresentação] 10 A. Objetivos específicos da ação Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica; Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar; B. Orientações práticas de aplicação da ação Nesta aula o professor organizará a turma em grupos de 4 alunos, onde eles produzirão um painel expositivo sobre as informações coletadas, os alunos pode trazer imagens para colagem. D. Tempo de duração da ação 2 aulas E. Organização do espaço/sala Organizar a sala em grupo de até 4 alunos. C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa ação Nesta aula os alunos poderão coletar imagens usando recursos mediáticos como câmeras fotográficas e celulares, para registro das atividades. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR
11 Resumo do Plano Ações Acompanhamento e Avaliação PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR
Acompanhamento 12 A. Levando em conta os “objetivos do plano”, como o público alvo é acompanhado? O professor acompanhará o desenvolvimento dos alunos, observando a interação dos mesmos com o assunto, a participação e exposição das informações expostas. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR
Avaliação 13 A. Levando em conta os “objetivos do plano”, como são avaliados os resultados? A avaliação é formativa e continuada. O professor observará todo o percurso da atividade, sempre mediando e direcionado para que os alunos possam atingir as habilidades e competências desejadas. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR