PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
O Espaço Cotidiano dos Sólidos Geométricos
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Aluna: Márcia Gomes da Silva
Projeto Jornal Mural Professores
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
do Professor Coordenador Pedagógico (PC)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
Trabalhando em sala de aula
Sugestão de Atividade:
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PLANO DE AULA DIGITAL Título do Plano Data Autor(es) Escola
Equipe responsável pela produção
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Atividade complementar 04 e 05
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Etapas de uma sequência didática
do Professor Coordenador Pedagógico (PC)
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Elementos do plano de aula
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) AutorEscolaDiretoria de Ensino Título do PlanoData.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria de Ensino Gilberto G. Pires,Maria Ap. Pires e Fernanda Cristina Vieira. Residencial São JoséCampinas - Oeste Título do PlanoData A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE /11/2014 Público Alvo Aluno do 9º ano do ensino Fundamental e 3º ano do médio

2 Resumo do Plano Ações Acompanhamento e Avaliação PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

Resumo do Plano 2. Objetivo(s) Identificar as razões e interesses que motivaram a revolução de 32, pelas quais os paulistas encamparam uma guerra contra o Governo Provisório de Getúlio Vargas; Compreender a função da propaganda política nos anos 30; Desenvolver Habilidades de Comunicação, Habilidades Colaborativas e Interpessoais, Identificação de Problema, Formulação e Solução; Pensamento Crítico e Sistemas de Pensamento Justificativa Levar os alunos a uma compreensão sobre: Participação de Campinas, na Revolução Constitucional de 1932, fornecendo combatentes e coragem para a construção de um Estado/país melhor e longe dos governos ditatoriais. Despertar o interesse pela a história, esquecida pelo população. “Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la”. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR 1. Público-Alvo Alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Resumo do Plano 4 PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR 4. Referencial teórico (não é obrigatório) As aulas serão planejadas, levando em consideração os recursos disponíveis na UE, 2 aulas para o vídeo, 2 aulas para apresentação de PowerPoint e 2 aulas para produção do mural e apresentação dos trabalhos.

5. Quadro de ações e títulos Ação 123 Título: Conhecendo a Revolução. 2 aula Documentário Revolução Constitucionalista de 1932 A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALI STA DE Produção de um mural expondo as informação coletadas Recursos necessários Lousa, giz, data show, mídias gravadas para apresentações em Power Point, cartolinas, réguas, canetas etc Resumo do Plano PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR > Tempo de duração total das ações do plano6 aulas

7. Objeto(s) digital(is) de aprendizagem utilizado(s) nesse Plano (listar todos os objetos utilizados) – NÃO OBRIGATÓRIO Tìtulo do objeto (conforme consta na ficha técnica deste objeto no Currículo+) Link da ficha técnica deste objeto no Currículo+ Link de acesso do objeto digital de aprendizagem (fonte original) A participação de Campinas na Revolução Constitucionalista de participao-de-campinas-na-revoluo- constitucionalista-de 57bzFq49c 6 Resumo do Plano PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

7 Resumo do Plano Ações Acompanhamento e Avaliação PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

Ação 1: [Revolução constitucionalista de 1932.] 8 A. Objetivos específicos da ação Verificar e descobrir novas informações; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica; B. Orientações práticas de aplicação da ação Organizar a turma para assistirem o vídeo. Preparar a turma para os detalhes das imagens e das informações narradas para a compreensão do tema. A partir do Documentário R evolução Constitucionalista de 1932, levar os alunos a reflexão critica do assunto. Registros dos pontos relevantes apontados pelos alunos D. Tempo de duração da ação 2 aulas E. Organização do espaço/sala Organizar de forma a facilitar a visualização da projeção. C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa ação O professor deve fazer uma breve introdução a respeito do vídeo “Documentário R evolução Constitucionalista de 1932”, motivando os alunos para as informações apresentadas. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

Ação 2: [A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.] 9 A. Objetivos específicos da ação Desenvolver Habilidades de Comunicação, Habilidades Colaborativas e Interpessoais, Identificação de Problema, Formulação e Solução; Pensamento Crítico e Sistemas de Pensamento. B. Orientações práticas de aplicação da ação O professor deve motivar os alunos aos aspectos históricos sobre a participação da Cidade de Campinas na Revolução Constitucionalista de 1932, associando aos elementos preservados e esquecidos pela sociedade campineira. Utilizado os recursos midiáticos, apresentar, A PARTICIPAÇÃO DE CAMPINAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE D. Tempo de duração da ação 2 aulas E. Organização do espaço/sala Organizar de forma a facilitar a visualização da projeção. C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa ação O professor deve ter em mão o arquivo em ppt apresentação em Power Point, A participação de Campinas na Revolução Constitucionalista de PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

Ação 3: [Exposição e apresentação] 10 A. Objetivos específicos da ação Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica; Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar; B. Orientações práticas de aplicação da ação Nesta aula o professor organizará a turma em grupos de 4 alunos, onde eles produzirão um painel expositivo sobre as informações coletadas, os alunos pode trazer imagens para colagem. D. Tempo de duração da ação 2 aulas E. Organização do espaço/sala Organizar a sala em grupo de até 4 alunos. C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa ação Nesta aula os alunos poderão coletar imagens usando recursos mediáticos como câmeras fotográficas e celulares, para registro das atividades. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

11 Resumo do Plano Ações Acompanhamento e Avaliação PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

Acompanhamento 12 A. Levando em conta os “objetivos do plano”, como o público alvo é acompanhado? O professor acompanhará o desenvolvimento dos alunos, observando a interação dos mesmos com o assunto, a participação e exposição das informações expostas. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

Avaliação 13 A. Levando em conta os “objetivos do plano”, como são avaliados os resultados? A avaliação é formativa e continuada. O professor observará todo o percurso da atividade, sempre mediando e direcionado para que os alunos possam atingir as habilidades e competências desejadas. PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR