II Conferência RELOP Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa AES SUL - Concessionária de Distribuição de Energia.

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Transcrição da apresentação:

II Conferência RELOP Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa AES SUL - Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica da Região Sul do Brasil Estratégias Empresariais: Investimentos em Infra-Estrutura Cabo Verde - 6 a 8 de julho de 2009

AES no Brasil

6 milhões de clientes 6 mil colaboradores Investimento US$ 5,5 Bilhões Distribuição: GWh/ano Instalada: MW Rede: km Rede: km Distribuição: GWh/ano Clientes: 1,1MM Colaboradores: 865 Comercialização: GWh/ano Instalada: 640 MW 3

Distribuição no Brasil

64 distribuidoras de energia elétrica; 45 Distribuidoras Privadas; 19 Distribuidoras Estatais; 47 milhões de unidades consumidoras atendidas; A tarifa não é equalizada Menor tarifa do Brasil U$98,64 (MWh) Maior Tarifa do Brasil U$209,26 (MWh) Tarifa AES Sul U$150,05 (MWh) Distribuição no Brasil

AES Sul Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica da Região Sul do Brasil

Contrato de Concessão nº 12/97, de 6/11/1997 Prazo de Outorga de 30 anos Região Centro-Oeste do Estado do RS Concessão dos Serviços Deveres da Concessionária Distribuir energia elétrica com a qualidade exigida pelo regulador Cumprir as regras emanadas pelo Regulador e Poder Concedente Direitos da Concessionária Garantia do Equilíbrio Econômico-Financeiro do Contrato de Concessão Preservação integral do contrato de concessão

Área de Concessão: Km 2 Municípios:118 Redes de Distribuição: Km Linhas de Transmissão:1.758 Km Subestações:50 Potência Instalada:1.787 MVA Número de Clientes: Funcionários:865 Força de Trabalho: 1600 EVOLUÇÃO DE DADOS FÍSICOS % Subestações Transformadores de Potência (=> 69KV ) Potência Instalada (MVA) Km Redes de Distribuição Transformadores de Distribuição Área de Concessão

A AES Sul atende clientes Clientes ClasseUnidadesPart. % (R$ x MWh) (U$ x MWh) Residencial ,2%259,6129,82 Normal ,6%272,5136,26 Baixa Renda ,6%162,381,145 Industrial8.1890,7%191,795,87 Comercial ,3%251,7125,87 Rural ,1%123,661,79 Atividades ,8%190,795,335 Irrigantes2.6160,2%12361,51 Cooperativas360,0%70,2735,135 Outros8.6770,7%186,593,25 Total ,0%206,2103,09

Estabelecida pela ANEEL Garantia do equilíbrio Econômico-Financeiro Revisões Tarifárias Periódicas a cada 5 anos Revisão Extraordinária Ano 0Ano 1 Ano 2Ano 3Ano 4 Reajuste AnualRevisão PeriódicaConcessão Mecanismo de Estabelecimento de Tarifas Ano 5

Geradoras Compra de energia Leilões Regulados Transmissoras Acesso à Rede de Transmissão AES Sul Consumidores cativos Consumidores livres Cooperativas Entrega de Energia Tarifa regulada Acesso à Rede de Distribuição Entrega de Energia Tarifa regulada Regulador Federal Regulador Estadual Regulamentos Mediação Monitoramento Fiscalização Mediação Fiscalização Relações

Desafios Mercado Sazonal Universalização; Atendimento ao Cliente; Gestão da Receita; Confiabilidade; Qualidade do Serviço; Perdas; Meio Ambiente;

Carga Sazonal ( Clima e Irrigação); Agro-negócio; Desafios Mercado Sazonal

Universalização Programa do Governo Federal para universalização dos serviços de energia; Área Urbana da AES Sul 100% universalizada; Programa Luz para Todos Recursos provenientes do Governo Federal e contrapartida da empresa; Meta inicial da AES Sul ligações; Total de ligações realizadas (até maio/09); Demanda projetada: AnoAES SulMeta ANEEL ligações ligações ligações1.700 ligações Desafios

Condições Gerais de Fornecimento e definição das regras para relação entre a Distribuidora e Consumidores; Obrigatoriedade de manter Central de Tele atendimento, observando: Gratuidade para o Cliente; Atendimento da chamada até o segundo toque; Atendimento humano em até 60 segundos; Acesso em toda a Área Disponibilidade 24 horas por dia Atendimento ao Cliente Desafios

Atendimento ao Cliente – Canais de Relacionamento Presencial Lojas de Atendimento; Ponto AES; Imobiliárias; Lotéricos Gerente de Conta para clientes coorporativos; Eletrônico Web Torpedo Ura Call Center; atendimentos/mês atendimentos/dia 100 posições de atendimento 180 atendentes AES Sul

Atendimento a Clientes – Volume por canal (%) - Estratégia Adotada: Migração gradativa do atendimento telefônico para: Internet, “Ponto AES” e “AES Sul Torpedo”.

Gestão de Receita Desafios 3,00 2,37 2,06 2,00

Confiabilidade – Continuidade do Serviço Indicadores Coletivos: DEC - Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora; FEC - Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora; Definição de Metas Anuais Decrescentes definidas a cada 5 anos; Penalidades – Multas aplicadas pelo Regulador Indicadores Individuais: DIC - Duração de Interrupção Individual por Unidade Consumidora; FIC - Freqüência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora; DMIC - Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora; Penalidade - Compensações individuais aos Consumidores afetados Desafios

Confiabilidade – Continuidade do Serviço: Sistema radial; Menor capacidade de remanejamento de carga; Postes de madeira; As contingências afetam maior número de clientes.

Confiabilidade – DEC e FEC

Qualidade (RNT) Dados de Reclamações de Clientes Reclamações (RNT) Procedentes Regularização com Ação Operacional Regularização com Obra Desafios

Perdas (Meta ANEEL) Desafios

Perdas de Energia - Estratégia de Sustentabilidade Definição com tecnologia de rede de distribuição mais segura e protegida Canal de relacionamento com o poder público e a comunidade Estabelecimento de políticas comerciais específicas Retenção de clientes Implementação de trabalhos de responsabilidade social Combate a Ligações Ilegais 1Q09: 738 regularizações 2007/2008: regularizações Expectativa 2009: regularizações Desafios Furto de Energia

Gestão da Arborização Licenciamento ambiental; Manejo de vegetação para manutenção e ampliação de redes; Atuação preventiva para minimizar custos e melhorar indicadores de desempenho; Conscientização da população sobre importância dos processos; Relacionamento com órgãos ambientais; Gestão Interna A AES Sul implementou o Sistema de Gestão Ambiental, com base na norma ISO ; A meta para 2009 é consolidação do sistema, como preparação para certificação externa em Rastreabilidade e Controle de PCB Centro de triagem de transformadores; Integração do programa com o SAP, através do registro das análises no módulo PM. Meio ambiente Desafios

2008 Reconhecimento

Tel.: Fax: Tel.: Fax: Contatos