Democracia Direta. Definição Qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competências e interligação
Advertisements

UNIJUI – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno: Eder Luciano.
Componente Curricular:Políticas Públicas I
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Guido Icaro Fritsch.
Os Grego e a Democracia Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreensão da Política, no seu sentido mais amplo, como o fizeram.
TRABALHO DE HISTÓRIA.
DEMOCRACIA Origem histórica Democracia Antiga X Democracia Moderna
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
Democracia Contemporânea
Democracia Eletrônica no Brasil: Democracia Eletrônica no Brasil:
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA, DEMOCRACIA E AUTORITARISMO
Voto e cidadania.
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
Participação direta e indireta
Colégio dos Santos Anjos– 5º ano
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Democracia Direta e Participativa: Referendos, Plebiscitos, Iniciativa Popular e Conselhos Xixo/Maurício Piragino Escola de Governo de São Paulo São Paulo.
Uma instancia de participação popular que delega à população a eleição das obras e ações prioritárias a serem executadas pela Prefeitura Municipal. A.
Organização Política e Administrativa de Portugal
Curso Direito à Memória e à Verdade
Como o segundo reinado estabilizou o país?
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
O que é o Estado? Capítulo 16.
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
ESTADO E GOVERNO.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
A Constituição da República Federativa do Brasil
Título de Eleitor.
OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Como funciona? Quem decide?
TÍTULO DE ELEITOR ANA PAULA CÁSSIA JULIANA JOCELEI JYLLIANE RAQUEL.
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
Escola de Conselhos do Pará Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense DEMOCRACIA 2ª parte.
Construindo Cidadania Jovi Barboza O MOMENTO DO CIDADÃO RTV Maringá-PR Apresentação: CF. Art. 6.° - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho,
Democracia Brasileira
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Violência e seu enfrentamento
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Sistema Representativo
Grécia Antiga.
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
História da Antiguidade Clássica e Roma
DIREITO ELEITORAL.
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
A origem do conceito Política:
Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo 2015.
PARTIDOS POLÍTICOS. Participação política  Essência da democracia é pautada em dois princípios: 1. Participação política 2. Liberdade de escolha  Desse.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
CONSTITUIÇÕES DO BRASIL Maurício S. Gravina UCS 2015.
Partidos Políticos e Eleições Partidos Políticos - Associação política baseada em um programa de ação voltado para a disputa pelo poder do Estado e na.
Unidade VIII – Direitos Politicos Profa. Daniele Gomes.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
Cidades- estados gregas
A Democracia Ateniense
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Democracia Direta.
Transcrição da apresentação:

Democracia Direta

Definição Qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisão.

Origem  Primeiras democracias da Antiguidade.  Principal exemplo: Atenas e outras cidades gregas.  O povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas.  “Povo”: composto por pessoas com título de cidadão ateniense.  Mulheres, escravos e mestiços não tinham direito a esse título.

Mundo atual  Suíça é o país que mais se aproxima dos ideais da democracia direta.  Democracia semidireta: além da existência de representantes eleitos que tomam a maior parte das decisões em nome dos cidadãos, estes também têm a oportunidade de influenciá-las através de iniciativas populares, plebiscitos e referendos.

Suiça  Se considera oficialmente uma democracia semidireta.  Somente no cantão de Glarus e no semicantão Appenzell Innerrhoden a democracia é praticamente direta.  Mais da metade dos referendos realizados entre 1990 e 1993 tiveram lugar na Suíça (52%).

Suiça  Pelo menos quatro vezes por ano os cidadãos suíços recebem um envelope da Confederação Suíça, de seu Cantão ou de sua Comarca e são convocados a opinar sobre assuntos específicos.  Grande maioria das votações se faz de forma secreta utilizando urnas, ou enviando envelopes fechados pelo correio.  Nos dois cantões citados anteriormente ainda se utiliza o sistema de assembleia popular, onde os cidadãos votam em praça pública, erguendo suas mãos.

9 de fevereiro de 2014  59,3% dos suíços votaram pela redução/controle da imigração.  2013: imigraram para a Suiça pessoas.  23,6% da população é estrangeira. Na Alemanha 8%.

Exemplos de uso de democracia direta - Brasil  Plebiscito sobre a forma e o sistema de governo  Referendo do desarmamento  Implantação em Porto Alegre do Orçamento Participativo, em que a democracia direta conviveu com a representativa na deliberação sobre os recursos públicos. Assembleia de bairro com participação limitada a representantes de associações, cabos eleitorais e cidadãos mais ativos  Orçamento Participativo digital de BH, onde uma pequena parte do orçamento é colocada em votação direta via Internet por região da cidade, onde o cidadão pode escolher entre um grupo de obras pré-determinadas pela prefeitura.

Forma e sistema de governo  21 de abril de 1993  Republicano ou monarquista  Controlado por um sistema presidencialista ou parlamentarista  Regime republicano e sistema presidencialista

Referendo sobre o desarmamento  Referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo de munições, ocorrido em 23 de outubro de 2005, não permitiu que o artigo 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei de 22 de dezembro de 2003) entrasse em vigor. Tal artigo apresentava a seguinte redação: "art É proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6º desta Lei". Corporações militares e policiais, empresas de segurança, desportistas, caçadores e pessoas autorizadas apenas pela Polícia Federal.  Pergunta: O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?  Não (63,94%), Sim (36,06%)  Zezé di Camargo Não; Luciano Sim

To Não ,94 Sim ,06 Brancos ,09 Nulos ,68 Abstenção ,85 Votos válidos ,92 Votos apurados

 O "não" venceu em todos os Estados, com destaque para Rio Grande do Sul, Acre e Roraima, onde a opção recebeu cerca de 87% dos votos. O melhor desempenho do "sim" foi em Pernambuco e no Ceará, com pouco mais de 45% dos votos.